Foi durante o Mobile World Congress 2023 (MWC 2023), em Barcelona, Espanha, que a Xiaomi apresentou uma das suas mais recentes conquistas no mundo tecnológico, os Xiaomi Wireless AR Smart Glass Discovery Edition.
Os Xiaomi Wireless AR Smart Glass são os primeiros óculos AR sem fios da empresa que utilizam computação distribuída de forma a oferecerem ao utilizador um visor adaptável ao nível da retina e que se consegue ajustar em função do nível de iluminação do ambiente em que o mesmo se encontra.
Xiaomi Wireless AR Smart Glass Discovery Edition – experiência em baixa latência e sem fios
Os Xiaomi Wireless AR Smart Glass Discovery Edition são uma passo em grande para a empresa no mundo tecnológico, pois contam com muitas novidades associadas a um design sem fios e, de certa forma, elegante.
Os Xiaomi Wireless AR Smart Glass Discovery Edition permitem uma conectividade melhorada a um smartphone preparado para Snapdragon Spaces, permitindo um acompanhamento manual inovador e refinado. Os AR Smart Glass contam ainda com suporte para uma vasta gama de aplicações para ecrãs maiores.
Os Xiaomi Wireless AR Smart Glass Discovery Edition foram concebidos tendo em mente a experiência individual de cada utilizador. Em vez de estarem dependentes de uma ligação com fios a um dispositivo principal, estes óculos foram desenhados com apenas 126g de forma a tornarem-se leves o suficiente para serem confortáveis de ter na cara.
Contam ainda com canais de interconexão de alta velocidade desenvolvidos pela Xiaomi para que consigam uma ligação de dados de alta velocidade entre o smartphone e os óculos AR.
Os Xiaomi Wireless AR Smart Glass Discovery Edition foram construídos sobre a Plataform Snapdragon XR2 Gen 1 e apresentam uma ligação de comunicação de baixa latência patenteada da Xiaomi.
Estes óculos preparados para a Snapdragon Spaces XR Developer Platform oferecem uma latência sem fios tão baixa como 3ms1 entre o smartphone e os óculos, e uma ligação sem fios com latência de ligação total tão baixa como 50ms2 que é comparável soluções com fios.
Os óculos contam com uma gama de materiais leves, como a liga de magnésio-lítio, peças de fibra de carbono e uma bateria de ânodo de silício-oxigénio autodesenvolvida.
Através da análise de dezenas de milhares de amostras de dados de movimentos de cabeça, os óculos foram calibrados com precisão, tendo em conta detalhes como o centro de gravidade, espaçamento entre hastes, ângulo, descanso nasal, e outros fatores que contribuem para uma experiência superior.
Visor ao “nível de retina” para os óculos de realidade aumentada
Na Xiaomi, os engenheiros acreditam que para alcançar integração perfeita do mundo digital e real é necessário que os utilizadores percebam os objetos virtuais de forma viva e clara como objetos físicos. Para satisfazer esta necessidade, o dispositivo deve oferecer uma qualidade de exibição do mais alto calibre.
Os óculos Xiaomi Wireless AR Glasses estão entre os primeiros da indústria a obter uma visualização de “nível de retina”. Tal como com os conceitos de visualização de alto nível, existe um limiar de qualidade de “valor crítico” para os óculos de AR.
Quando a resolução angular ou PPD (pixels por grau) se aproxima dos 60, o olho humano não consegue distinguir a granularidade. O PPD dos óculos RA Xiaomi Wireless é de 58, sendo o líder da indústria mais próximo de cumprir esta especificação de qualidade.
Com um módulo ótico que compreende um par de ecrãs MicroOLED, os Xiaomi Wireless AR Glass chegam com prismas condutores de luz com forma livre para obter uma apresentação de imagem clara. Estes prismas são capazes de realizar uma refração de luz complexa num volume limitado. O conteúdo exibido no ecrã é refletido por três superfícies dentro dos prismas condutores de luz, resultando numa apresentação final diante dos olhos do utilizador.
O desenho do módulo ótico dos óculos inteligentes minimiza a perda de luz e produz imagens claras com um brilho de até 1200nit, proporcionando uma base forte para aplicações AR. Além disso, os óculos inteligentes vêm equipados com lentes electrocrómicas que se podem adaptar a diferentes condições de iluminação. Estas lentes permitem um modo de blackout que oferece uma experiência imersiva ao visualizar conteúdos, enquanto o modo transparente produz uma experiência AR mais viva que mistura realidade e elementos virtuais.
Xiaomi AR Gesture Control
Os Xiaomi Wireless AR Smart Glass apresentam uma interação de micro gestos que permite uma interação de gestos puros com uma só mão e altamente precisos.
A Xiaomi utiliza as articulações dos dedos internos do utilizador como uma área de reconhecimento de gestos para os Xiaomi Wireless AR Glasses. A direção é orientada a partir da segunda articulação do dedo médio, sendo que a segunda articulação do dedo indicador representa a direção ascendente. Quando combinado com as áreas circundantes, isto forma uma chave direcional de quatro vias para operações básicas de movimento.
Além disso, os 12 nós dos dedos funcionam de forma semelhante ao teclado chinês de nove teclas, permitindo a entrada de texto através de um toque do polegar na área do dedo. O polegar que desliza no dedo indicador é utilizado para entrar e sair das aplicações. Para o futuro, a Xiaomi espera permitir operações de deslizamento e batimento através do movimento aleatório do polegar na palma da mão.
Os micro gestos nos Xiaomi Wireless AR Smart Glass permitem aos utilizadores realizar operações diárias de utilização de aplicações, tais como selecionar e abrir aplicações, percorrer páginas, sair de aplicações para voltar à página inicial, tudo isto sem utilizar um smartphone para gerir os controlos.
Os Xiaomi Wireless AR Smart Glass incorporam uma câmara AON de baixo consumo de energia que permite uma interação por gestos prolongada e facilita as funcionalidades. Além disso, os utilizadores podem também optar por controlos convencionais de smartphones, que podem ser emparelhados e utilizados como um gesto ou controlo de touchpad.
Uma experiência nova e mais ligada aos óculos AR
Os Xiaomi Wireless AR Smart Glass suportam uma variedade de aplicações disponíveis em todo o ecossistema, possibilitado pela capacidade de streaming de aplicações como a Mi Share.
Aplicações populares como o TikTok e o YouTube podem otimizar a utilização da área de visualização dos óculos, transformando-os essencialmente num grande ecrã portátil. Além disso, a capacidade de AR permite aos utilizadores colocar aplicações em qualquer parte do espaço de visualização e ajustar o tamanho da sua interface através de gestos espaciais, aumentando assim a eficiência e a experiência global do acesso à informação.
Sendo a maior plataforma doméstica inteligente do mundo, a Xiaomi integrou o AR para oferecer uma experiência única aos utilizadores. Por exemplo, o Xiaomi Wireless AR Smart Glass permite aos utilizadores “agarrar” o ecrã a partir de um típico screencast de televisão, e depois continuar a vê-lo nos óculos. Além disso, a Xiaomi extraiu operações comuns de dispositivos inteligentes, permitindo aos utilizadores operar dispositivos através de cenas de AR. Por exemplo, ao olhar para uma lâmpada, os utilizadores podem usar gestos espaciais para clicar num botão virtual para ligar ou desligar essa lâmpada. A Xiaomi também integrou uma experiência áudio espacial, permitindo a ligação de altifalantes virtuais com o ambiente real.
Os Xiaomi Wireless AR Smart Glasses Discovery Edition requerem o emparelhamento com um Xiaomi 13 ou outro dispositivo preparado com Snapdragon Spaces.
Os óculos estão disponíveis com um design colorido de titânio e suportam três tamanhos de apoios de nariz. Os utilizadores míopes podem usar um clipe miópico fixável. Em termos de suporte de software, os óculos são compatíveis com a estrutura de desenvolvimento da Qualcomm Snapdragon Spaces, OpenXR, e Microsoft MRTK. A Xiaomi pretende trabalhar em estreita colaboração com os programadores para acelerar a chegada de AR.