Ao que parece, a Google está em fase de testes da próxima mudança na plataforma de streaming, o YouTube. Ao que tudo aponta, a empresa irá introduzir jogos online diretamente na plataforma.
Depois de anunciar que iria terminar com o serviço Stadia, esta poderá ser a forma da Google manter algum mercado ligado aos jogos, inserindo-os dentro do YouTube e apelidando-os de Playables.
Playables vão estar disponíveis em Android, iOS e Web através do YouTube
Não é a primeira vez que vemos uma plataforma de streaming a receber jogos online para, de certa forma, levar os utilizadores a permanecerem mais tempo dentro destes serviços.
A plataforma de streaming será utilizada para albergar os Playables em todas as versões disponíveis: na aplicação para Android, iOS e mesmo diretamente no site.
A ideia da empresa é criar uma nova forma de os gamers poderem estar conectados e poderem interagir uns com os outros de forma mais direta recorrendo ao potencial da plataforma.
Neste preciso momento os Playables ainda se encontram numa fase de testes internos e apenas os funcionários da Google foram convidados a testar os jogos da plataforma YouTube. Até ao momento, ainda só existe um jogo disponível: Stack Bounce.
Trata-se de um arcade em que o objetivo é partir blocos horizontais com uma bola saltitante enquanto nos deslocamos na vertical pelo cenário abaixo.
Esta é uma estratégia adotada pelo YouTube para que, com alguma sorte, possa levar as pessoas a passarem mais tempo dentro da plataforma de streaming, levando assim à exploração de uma nova área de possíveis crescimentos financeiros dentro do YouTube.
Com os Playables, a estratégia no mundo gaming da Google altera-se um pouco e deixa de tentar competir com plataformas como a Xbox ou a PlayStation, que dominam o mercado dos jogos, e passa a entrar numa experiência diferente e focada naquilo que a plataforma YouTube poderá trazer para a empresa.
Com mais de dois mil milhões de utilizadores ativos todos os meses, o YouTube é a plataforma de streaming de vídeo com o maior número de pessoas atualmente. Com a adição dos Playables, este número poderá aumentar ainda mais e cada utilizador pode começar a passar mais tempo dentro da plataforma.
Esta poderá ser a alteração na plataforma YouTube que levará a empresa a ter a maior plataforma de entretenimento na Internet.