Amazon consegue oferecer internet via satélite acima de 1 Gbps

A Amazon tem estado a desenvolver rapidamente o seu Project Kuiper dedicado a comunicações via satélite.

Segundo a empresa americana, terão conseguido agora atingir uma velocidade acima de 1 Gbps, superando a Starlink.

amazon projeto kuiper amazon
Publicidade
Adiciona o Techbit ao Google:

Já há vários anos que a Amazon começou a trabalhar no Project Kuiper, a iniciativa com a qual a empresa de Jeff Bezos pretende levar uma ligação de banda larga rápida e acessível através de uma constelação de milhares de satélites.

Estes satélites começaram a ser lançados este ano e a equipa por trás do Kuiper já tem vindo a testar as suas capacidades de transmissão de dados.

O diretor do projeto publicou um vídeo que mostra uma velocidade de download de nada menos que 1.289 Mbps, muito superior àquela que alcança o Starlink, a proposta de Elon Musk.

Aproveite a campanha:

worten black friday
amazon internet satelite

Até ao momento, a Amazon colocou em órbita mais de 100 satélites. O Project Kuiper começou a ser desenvolvido em 2018 e, em julho de 2020, a empresa obteve a autorização da FCC dos EUA para implementar e operar os satélites.

Em 2023, foram lançados os dois primeiros protótipos e, este ano, começou-se a desenhar uma constelação que contará com milhares de satélites em órbita terrestre baixa (LEO).

Dos 3.236 satélites que a Amazon pretende lançar, já tem em órbita mais de 100, a cerca de 630 km da Terra. Ainda não são suficientes para comercializar o serviço de internet, mas permitem testar as suas capacidades.

Leia também  Xiaomi Portugal confirma que a série Xiaomi 18 Pro chega em novembro

O diretor do Project Kuiper, Rajeev Badyal, publicou um vídeo no LinkedIn a mostrar uma velocidade de download superior a 1 Gbps. No vídeo, é possível ver um computador onde o teste de velocidade da Ookla mostra a ligação Kuiper a atingir 1.289 Mbps.

Badyal afirma que “é a primeira antena comercial de matriz em fase a oferecer mais de 1 Gbps a partir da órbita baixa”, e prometeu brevemente um vídeo a mostrar a velocidade de upload alcançada pelo Project Kuiper.

É importante esclarecer que esta velocidade foi atingida com o terminal empresarial do Kuiper, que suporta velocidades de 1 Gbps. A antena padrão promete velocidades máximas de descarga de 400 Mbps, semelhantes às antenas do Starlink.

Além disso, o sistema de internet via satélite da Amazon ainda não está disponível a nível comercial, pelo que os testes não foram realizados em condições reais, com múltiplos clientes a utilizar o serviço simultaneamente e a reduzir a capacidade.

De qualquer forma, estas primeiras experiências antecipam um futuro próximo em que várias empresas oferecerão ligações à internet de qualidade a preços acessíveis em zonas onde a fibra não chega.

Sobre o autor

Aproveite a campanha:

worten black friday

Deixe um comentário

Blogarama - Blog Directory

Já nos segues no Google News?

Close Welcome Bar