Análise Samsung Galaxy Tab S9 Ultra – O potencial que um tablet pode ter

O mercado dos tablets tem sido muito inconstante, no entanto, existem equipamentos destes que se acabam por conseguir destacar entre toda a oferta disponível.

Um dos casos é o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra, um equipamento de grandes dimensões para alguns, mas com o tamanho certo para outros, uma vez que oferece capacidades semelhantes a um computador (dentro das suas limitações).

Tratando-se de um tablet com algumas características diferentes, o público é, também ele, muito específico, podendo não se tratar do equipamento ideal para todo o tipo de utilizadores.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra
Publicidade

O interior do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Tratando-se de um equipamento, sem sombra de dúvidas, com um tamanho grande para um tablet norma, o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra conta com um ecrã Dynamic AMOLED 2X de 14.6 polegadas que pode chegar aos 120Hz de taxa de atualização.

O corpo que alberga este ecrã que, podemos já adiantar, é fantástico e um prazer para os olhos, tem também umas dimensões mais semelhantes a um computador portátil que a um tablet convencional. Trata-se de um equipamento com 326.4 x 208.6 x 5.5 mm, um peso total de 732g, construído em alumínio e com linhas elegantes e bastante cómodas de segurar.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

A nível de processador encontramos o Snapdragon 8 Gen 2 que, como já é normal, consegue aguentar as tarefas mais complexas e puxadas sem problemas, seja em modo tablet ou modo DeX. É ainda acompanhado por 12GB ou 16GB de memória RAM, consoante a versão escolhida, e pode ter 256GB, 512GB ou 1TB de memória interna.

A manter tudo ligado encontramos uma bateria de 11200 mAh que oferece uma boa autonomia ao Samsung Galaxy Tab S9 Ultra para todos os trabalhos a que o submetemos durante o período de testes.

O equipamento conta ainda com uma resistência IP68 para que possa ser utilizados em qualquer circunstância sem preocupações com a água ou pequenas poeiras. Conta com quatro altifalantes, uma entrada USB-C para a ligação de periféricos e para o carregamento do tablet e poderá ser utilizada para carregar outros equipamentos, como o smartphone por exemplo. Debaixo do ecrã encontramos ainda o leitor de impressões digitais.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Na traseira encontramos duas câmaras: o sensor principal de 13MP e um segundo sensor ultra grande angular de 8MP para poder fotografar qualquer documento, paisagem ou pessoa sem grandes problemas. Na parte frontal encontramos uma câmara dupla para chamadas de vídeo de qualidade e onde pode caber uma pessoa ou um grupo inteiro sem preocupações.

O Samsung Galaxy Tab S9 Ultra é compatível com a famosa S Pen da Samsung que, neste caso, vem incluída na caixa para que o tablet possa ser utilizado para desenhar ou tirar notas logo de início. A S Pen fica presa por imanes na traseira do equipamento onde também fica, automaticamente, a carregar.

Na parte inferior do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra, quando na horizontal, encontramos a ligação magnética para o teclado da Capa Teclado que se vende separadamente e que permite transformar este tablet num computador portátil.

Um tablet feito para o conteúdo multimédia

Sem sombra de dúvidas que o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra foi desenhado com o conteúdo multimédia em mente. O ecrã é agradável à vista, com cores muito acertadas e um brilho incrível em qualquer cenário em que se encontre.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Seja para ver um vídeo no YouTube, uma série numa plataforma de streaming ou mesmo para fazer desenhos detalhados, o ecrã do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra está desenhado para estar à altura de qualquer desafio.

A leitura de longos textos é também confortável de se fazer neste ecrã que, além do conforto para a vista, é ainda bastante imersivo pelo seu tamanho acima do normal num tablet convencional.

O ecrã aliado aos quatro altifalantes tornam o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra um equipamento completamente imersivo no que diz respeito ao campo da multimédia.

Bateria para todo o dia

Com um tamanho tão grande, a bateria teria de ser capaz de acompanhar estas dimensões e alimentar todo o poder que está dentro do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra sem problemas, afinal de conta estamos a pagar um preço ligeiramente elevado para que não pudéssemos estar à vontade para usar o tablet sem preocupações.

A Samsung teve este aspeto em consideração e, além de incorporar uma bateria bastante grande, ainda consegue oferece uma boa gestão de recursos para que esta aguente utilizações prolongadas sem problemas.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Com um uso esporádico, o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra aguentou três dia de uso sem problemas. Com um pouco mais de esforço, e muito uso no modo DeX com a Capa Teclado a ser também alimentada pela bateria do tablet, um dia de uso foi o máximo que conseguimos obter até termos de ligar o equipamento à ficha.

Mesmo assim, consideramos que é uma excelente autonomia para tudo aquilo que conseguimos ter dentro do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra.

S Pen num ecrã de 14,6 polegadas

Há muito que somos fãs da S Pen da Samsung, uma das melhores soluções do mercado para quem quer aliar o tradicional ao digital e que consegue oferecer um experiência quase igual à de escrever numa folha de papel com todas as vantagens que o digital pode oferecer a esta experiência.

Apesar de nos smartphones já sermos fãs, nos tablets sempre existiu uma mistura de sentimentos. Não é que a S Pen para os tablets funcione mal, pelo contrário, a experiência quase perfeita está lá na mesma e o tamanho maior da caneta torna-a ainda mais confortável para uma utilização prolongada.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

O problema é que a Samsung continua a não arranjar uma forma de colocar a caneta dentro do tablet como acontece com os smartphones. Mesmo no Samsung Galaxy Tab S9 Ultra, que tem um tamanho bastante considerável, a S Pen vem à parte e conta com um encaixe magnético na traseira para ser transportada e carregada. É uma solução agradável, mas que não se mostra muito segura quando não temos alguma tipo de capa que proteja a caneta de sair do sítio quando levamos o tablet na mochila.

A nível de experiência do utilizador, no Samsung Galaxy Tab S9 Ultra, podemos dizer que a caneta é extremamente responsiva e que permite um controlo de pressão muito bom, que irá agradar a qualquer artista que queira trabalhar de forma mais digital os seus desenhos.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Para tirar notas é também uma experiência muito confortável, com um ótimo reconhecimento e tempo de resposta que oferece a capacidade de utilizar o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra como se fosse um caderno normal de papel de tamanho A4.

De tablet a computador com um simples toque

A Samsung há muito que trabalha o modo DeX nos seus equipamentos. Este modo permite utilizar os equipamentos da marca num modo em tudo semelhante ao de um computador tradicional, permitindo assim dar conta de várias necessidades que, por norma, apenas um computador consegue tratar.

Neste modo conseguimos correr várias aplicações em simultâneo, com janelas abertas em diversos tamanhos, organizar o ambiente de trabalho da mesma forma que fazemos num PC normal, aceder a conteúdo online pensado e desenvolvido para computador, etc.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Tudo isto, claro, tendo sempre em conta que o sistema Android tem as suas limitações e que não permite correr programas pensados e desenvolvidos especificamente para computadores, apenas as aplicações disponíveis para tablets Android.

No caso do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra temos a vantagem de poder adquirir a Capa Teclado em separado e, além da proteção extra que oferece, contamos então com a possibilidade de ter sempre um computador portátil connosco.

A stand traseira permite nivelar o ecrã em diversos graus para que possa acomodar todos os gostos de diferentes utilizadores enquanto oferece um proteção à S Pen que fica guardada debaixo da capa com um fácil acesso.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

O teclado é encaixado nos pins colocados na parte inferior, no modo horizontal, de forma magnética e é automaticamente reconhecido pelo tablet. Conta com retroiluminação para que possamos usar o aparelho em ambientes menos iluminados sem problemas.

Ao ativar o modo DeX ficamos então com um computador portátil autêntico, pois a capa conta também um trackpad que se mostrou bastante responsivo na utilização. Com este conjunto podemos garantir que foi possível passarmos a deixar o portátil em casa para a grande maioria dos trabalhos, pois o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra conseguia dar conta do recado e era mais confortável de transportar, além da comodidade que oferecia em poder ser utilizado como um tablet nos momentos em que o portátil não dava tanto jeito.

Câmara que servem, mas não vão ter muito uso

A fotografia nunca foi um campo que preocupasse a Samsung, pelo menos nos anos mais recentes, tratando-se de uma marca de referência para a fotografia mobile nos tempos atuais.

Como tal, as câmaras do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra contam com uma qualidade muito boa, digna de um topo de gama, e que permitem fotografar documentos para enviar, tirar fotos a locais, enfim, tudo o que é normal utilizar uma câmara fotográfica.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

No entanto, devido às grandes dimensões do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra, é algo que pouco ou nunca vai acontecer. Simplesmente não é confortável ou prático recorrer a um tablet destas dimensões para fotografar alguma coisa.

Além disso, com a sincronização do ecossistema Samsung, mais facilmente pegamos no smartphone para fotografar algo que no tablet, podendo depois aceder facilmente à foto.

As câmaras frontais sim fazem diferença pois têm uma qualidade superior à maioria das webcams dos computadores portáteis, oferecendo uma qualidade diferente às videochamadas.

Conclusão

Não existe qualquer dúvida de que estamos perante um equipamento topo de gama quando falamos do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra.

Ele oferece um ecrã incrivelmente bem conseguido, com um sistema de som envolvente, aliado a uma autonomia muito bom e uma capacidade de processamento capaz de aguentar funcionar como um computador sem problemas, mesmo tendo várias aplicações abertas ao mesmo tempo e com vários processos a correr em simultâneo.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

O Samsung Galaxy Tab S9 Ultra está desenhado de forma a ser fácil de transportar apesar das suas dimensões ligeiramente grandes para um tablet convencional.

Para assistir a conteúdo multimédia mostrou-se um equipamento extremamente capaz e envolvente, assim como para ser a tela onde se utiliza a S Pen. A experiência é muito agradável e muito semelhante ao uso de papel e caneta tradicional, o que oferece uma grande vantagem para artistas que queiram digitalizar a sua arte.

A possibilidade de acrescentar um acessório como a Capa Teclado oferece ao Samsung Galaxy Tab S9 Ultra capacidades ainda maiores. Claro que podemos simplesmente recorrer a um adaptador USB-C e ligar um teclado e um rato normal para criar o mesmo efeito de computador, mas é apenas mais prático recorrer ao acessório oficial que foi pensado para transformar o tablet num computador portátil.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

O modo DeX faz todo o sentido no Samsung Galaxy Tab S9 Ultra que tem capacidades e tamanho suficiente para, sozinho, conseguir tratar de trabalho que normalmente apenas um computador seria capaz de o fazer de forma rápida e confortável.

Com tanta potência num único equipamento a autonomia precisava de conseguir estar à altura e assim foi. Com um uso moderado o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra aguentou-se cerca de 3 dias sem ser carregado, passando a aguentar “apenas” um dia sempre que era utilizado de forma constante e mais intensiva, fosse em modo tablet ou modo computador, gastando sempre mais bateria todas as vezes que estava em modo DeX com a Capa Teclado que também lhe retira alguma energia para alimentar o teclado.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

De fora geral, estamos perante um tablet de topo que consegue tratar de todo e qualquer trabalho que não necessite de programa específicos de um computador, pois continua a estar limitado ao sistema Android e ao que este permite instalar e correr.

É um equipamento imersivo e com grandes capacidades, mas que também vai sempre chamar a atenção de toda a gente em redor em qualquer sítio que utilizemos o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra como se fosse um tablet normal devido às suas dimensões.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

O Samsung Galaxy Tab S9 Ultra pode ser adquirido a partir de um PVPR de 1299.90€.

Agradecemos à Samsung por nos ter cedido o equipamento para testes.

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

1299.90€
9

Ecrã

10.0/10

Design

9.5/10

Autonomia

9.0/10

Preço

7.5/10

Som

9.0/10

Pros

  • S Pen incluída na emblagem
  • Som muito bom e bastante envolvente
  • Possibilidade de substituir um pc portátil com alguma facilidade

Contras

  • Tamanho grande para tablet normal
  • S Pen sem sítio para ser guardada em segurança
  • Preço
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory