Google apresentou o Gemini, a versão mais avançada da sua IA

Depois de adiar o seu lançamento, a Google apresentou hoje a nove versão da sua inteligência artificial.

Fique a conhecer o novo Google Gemini.

Google já anunciou a nova versão da sua IA, a Gemini

A Google tinha anunciado recentemente o adiamento do lançamento das novidades reservadas para a sua inteligência artificial. No entanto, afinal, o anúncio desta novidade foi já realizado.

Falamos do Gemini, um novo modelo de linguagem (LLM) que a Google afirma ser a IA mais avançada até ao momento e que se torna a sua arma contra o Chat GPT.

google gemini servidores
Publicidade

Segundo a empresa americana, este é o modelo mais flexível até ao momento e permite interpretar dados de várias fontes como texto, imagens, vídeo, áudio ou código.

Tendo sido construído do zero, a Google revela que é extremamente hábil a extrair conhecimentos difíceis entre grandes quantidades de dados, conseguindo relacionar objetos e interpretar em tempo real desenhos ou sugerir músicas.

No entanto, em vez de 1 novidade, a Google anunciou na verdade 3: o Gemini Ultra, Pro e Nano.

gemini google

Na versão Ultra, que apenas deverá chegar no início de 2024, esta IA conseguiu a melhor pontuação em 30 dos 32 testes académicos, superando os resultados obtidos pelo GPT-4.

Na MMLU (compreensão massiva de linguagem multiárea) o Gemini Ultra conquistou 90.04% um valor que supera a IA da OpenAI, que obteve apenas 86.4%, e ultrapassa também a inteligência humana.

Em termos de eficiência, a Google revela também o grande salto do Gemini que consome uma quantidade reduzida de energia na operação.

Quanto à disponibilidade, será lançado numa versão intermédia, a Gemini Pro, no Google Bard para mais de 180 países em inglês. Para a Europa, chega nos próximos meses.

google gemini bard

A partir de 2024, será também lançado o Bard Advanced, uma nova versão com integração do Gemini Ultra que está ainda a ser testado para garantir toda a confiança e segurança na sua utilização.

O Gemini será também integrado na web, sendo implementado no Ads, pesquisa, Chrome e Duet AI.

No Pixel 8 Pro, irá também chegar o Gemini Nano, uma versão mais simples desta IA onde será possível tirar proveito de várias novidades de forma mais ligeira.

Com esta novidade, a Google pretende voltar a destacar-se no mercado da inteligência artificial e voltar a conquistar um lugar na ribalta que tem sido roubado pela OpenAI.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory