Google apresentou o Gemini, a versão mais avançada da sua IA

Depois de adiar o seu lançamento, a Google apresentou hoje a nove versão da sua inteligência artificial.

Fique a conhecer o novo Google Gemini.

Google já anunciou a nova versão da sua IA, a Gemini

A Google tinha anunciado recentemente o adiamento do lançamento das novidades reservadas para a sua inteligência artificial. No entanto, afinal, o anúncio desta novidade foi já realizado.

Falamos do Gemini, um novo modelo de linguagem (LLM) que a Google afirma ser a IA mais avançada até ao momento e que se torna a sua arma contra o Chat GPT.

google gemini servidores
Publicidade

Segundo a empresa americana, este é o modelo mais flexível até ao momento e permite interpretar dados de várias fontes como texto, imagens, vídeo, áudio ou código.

Tendo sido construído do zero, a Google revela que é extremamente hábil a extrair conhecimentos difíceis entre grandes quantidades de dados, conseguindo relacionar objetos e interpretar em tempo real desenhos ou sugerir músicas.

No entanto, em vez de 1 novidade, a Google anunciou na verdade 3: o Gemini Ultra, Pro e Nano.

gemini google

Na versão Ultra, que apenas deverá chegar no início de 2024, esta IA conseguiu a melhor pontuação em 30 dos 32 testes académicos, superando os resultados obtidos pelo GPT-4.

Na MMLU (compreensão massiva de linguagem multiárea) o Gemini Ultra conquistou 90.04% um valor que supera a IA da OpenAI, que obteve apenas 86.4%, e ultrapassa também a inteligência humana.

Em termos de eficiência, a Google revela também o grande salto do Gemini que consome uma quantidade reduzida de energia na operação.

Quanto à disponibilidade, será lançado numa versão intermédia, a Gemini Pro, no Google Bard para mais de 180 países em inglês. Para a Europa, chega nos próximos meses.

google gemini bard

A partir de 2024, será também lançado o Bard Advanced, uma nova versão com integração do Gemini Ultra que está ainda a ser testado para garantir toda a confiança e segurança na sua utilização.

O Gemini será também integrado na web, sendo implementado no Ads, pesquisa, Chrome e Duet AI.

No Pixel 8 Pro, irá também chegar o Gemini Nano, uma versão mais simples desta IA onde será possível tirar proveito de várias novidades de forma mais ligeira.

Com esta novidade, a Google pretende voltar a destacar-se no mercado da inteligência artificial e voltar a conquistar um lugar na ribalta que tem sido roubado pela OpenAI.

Participe no sorteio:
sorteio impressora canon

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X