HarmonyOS Next – Huawei vai lançar sistema 100% independente do Android

Depois de ter apostado no desenvolvimento do seu sistema operativo, a HarmonyOS, a Huawei pretende cortar por completo as amarras do Android.

Para isso, deverá estar a desenvolver o HarmonyOS Next, uma nova versão do sistema sem utilização de qualquer linha de código do Android AOSP e sem suporte às aplicações do Android.

harmonyOS 2.0 Huawei
Publicidade

Huawei prepara o HarmonyOS Next, uma versão do seu sistema operativo totalmente independente do Android

Diversas fontes chinesas têm apontado de que a Huawei está a preparar-se para cortar por completo a ligação ao Android, eliminando por completo o AOSP do código do seu sistema operativo.

Depois da HarmonyOS ter nascido como uma modificação do Android com código próprio, mas sem os serviços da Google e com suporte a ficheiros APK.

Agora, a Huawei poderá querer dar o próximo passo e lançar uma versão “pura” da HarmonyOS sem inclusão de qualquer biblioteca do Android.

Irá assim nascer a HarmonyOS Next, uma versão que irá substituir as atuais e que utiliza como base o núcleo Hongmeng e aplicações do sistema Hongmeng com formato .hap.

Huawei mate 50 pro analise

O suporte para os ficheiros APK terminou e não poderão ser mais utilizadas aplicações do Android. Em vez disso, serão desenvolvidas novas para este novo ecossistema.

A primeira preview deste sistema deverá chegar no primeiro trimestre de 2024, sendo posteriormente disponibilizado para os equipamentos com HarmonyOS.

Além da Huawei, também a Xiaomi está a procurar realizar este percurso, tendo já lançado o seu sistema operativo HyperOS e estando também a remover aos poucos as ligações ao Android.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory