Depois de ter apostado no desenvolvimento do seu sistema operativo, a HarmonyOS, a Huawei pretende cortar por completo as amarras do Android.
Para isso, deverá estar a desenvolver o HarmonyOS Next, uma nova versão do sistema sem utilização de qualquer linha de código do Android AOSP e sem suporte às aplicações do Android.
Huawei prepara o HarmonyOS Next, uma versão do seu sistema operativo totalmente independente do Android
Diversas fontes chinesas têm apontado de que a Huawei está a preparar-se para cortar por completo a ligação ao Android, eliminando por completo o AOSP do código do seu sistema operativo.
Depois da HarmonyOS ter nascido como uma modificação do Android com código próprio, mas sem os serviços da Google e com suporte a ficheiros APK.
Agora, a Huawei poderá querer dar o próximo passo e lançar uma versão “pura” da HarmonyOS sem inclusão de qualquer biblioteca do Android.
Irá assim nascer a HarmonyOS Next, uma versão que irá substituir as atuais e que utiliza como base o núcleo Hongmeng e aplicações do sistema Hongmeng com formato .hap.
O suporte para os ficheiros APK terminou e não poderão ser mais utilizadas aplicações do Android. Em vez disso, serão desenvolvidas novas para este novo ecossistema.
A primeira preview deste sistema deverá chegar no primeiro trimestre de 2024, sendo posteriormente disponibilizado para os equipamentos com HarmonyOS.
Além da Huawei, também a Xiaomi está a procurar realizar este percurso, tendo já lançado o seu sistema operativo HyperOS e estando também a remover aos poucos as ligações ao Android.