SPC Care – A primeira app de assistência remota para pessoas idosas com telemóveis tradicionais

A SPC pretende continuar a empenhar-se em ajudar a população mais sénior a ter uma melhor qualidade de vida mantendo-se em contacto com as pessoas mais chegadas, sem que tenham de estar, obrigatoriamente, 100% dependentes de alguém para aceder às novas tecnologias.

Como tal, a empresa tecnológica europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, apresentou a SPC Care, a primeira aplicação de ajuda que permite a gestão integral, à distância, dos telefones básicos que, normalmente, são utilizados pelos mais idosos.

spc care
Publicidade

SPC Care pretende ajudar os mais idosos a manterem-se em contacto e sempre seguros

A SPC sempre teve um grande foco no desenvolvimento de equipamentos pensados para o público mais idosos que, por norma, tem maior dificuldade em manter-se a par da evolução tecnológica, mas que continua a ter a curiosidade querer saber.

Apesar de tudo, a população mais idosa tem uma preferência no que diz respeito aos equipamentos móveis, e esta mantém-se centrada nos telemóveis convencionais, de teclas e sem aplicações ou sistemas operativos complexos.

A pensar nestes utilizadores que, por norma, necessitam sempre de uma atenção redobrada e não percebem muito bem como funcionam as tecnologias, a empresa lançou a aplicação SPC Care.

A SPC Care é uma aplicação de ajuda pioneira que permite a gestão integral, à distância, dos telemóveis básicos (não inteligentes) dos idosos. Desta forma, a SPC pretende continuar a promover o envelhecimento saudável, ajudar a proteger a segurança virtual deste público em questão e a combater a exclusão digital que é muitas vezes sentida nesta faixa etária.

A SPC Care permite fazer algo que, até agora, ainda não era possível. A aplicação compromete-se a atuar sobre telefones sem qualquer tipo de inteligência sem que nada tenha de mudar para os mais idosos. O que acontece é que os familiares podem, agora, ficar mais descansados e podem providenciar alguma ajuda mesmo estando distantes.

A aplicação permite ajustar, à distância, as definições iniciais do telemóvel, como o brilho de ecrã ou o tamanho da letra, assim como permite ainda gerir a lista de números bloqueados ou os SMS recebidos para evitar chamadas ou mensagens indesejadas e fraudulentas.

A SPC Care permite ainda saber se o telemóvel está ativo, a localização do mesmo e a atividade e movimentos das pessoas idosas. Permite ainda definir um perímetro de segurança e avisa os familiares caso a pessoa saia do perímetro estipulado. A aplicação consegue ainda oferecer a possibilidade de configurar lembretes importantes para que o utilizador sénior não se esqueça de nenhum evento.

A aplicação pode ser instalada em diversos equipamentos (iOS ou Android) para que a partilha de responsabilidade possa ocorrer, à distância, entre diversos cuidadores. É ainda possível ter acesso a mais que um telemóvel SPC podendo, assim, o utilizador mais apto ajudar nas configurações dos diferentes telemóveis, saber como se encontra a pessoa idosa assim como receber um alerta automático caso o idoso esteja sem qualquer tipo de interação por longos períodos de tempo.

É ainda possível configurar remotamente o botão SOS dos telemóveis SPC de forma a que os idosos possam ter acesso a ajuda imediata em caso de emergência, com um simples clique num botão.

SPC CARE HOME EN 1 spc care

A aplicação SPC Care permite ainda fazer a partilha do controlo do telemóvel do idoso em dois níveis: a partilha da informação básica com qualquer cuidador para que estes possam estar sempre a par de alguma emergência, e manter uma outra parte privada, que apenas o ajudante principal poderá aceder, protegendo assim a privacidade do utilizador sénio.

SPC Polaris, o primeiro telemóvel integrado no SPC Care

Com a apresentação da SPC Care, a empresa avançou ainda com a apresentação do primeiro telemóvel que está integrado no serviço.

Tratando-se de um serviço muito específico, este não está disponível em qualquer equipamento “não inteligente”. Para tal, é necessário que o idoso tenha um telemóvel SPC compatível com a aplicação que, para já, será apenas o SPC Polaris.

Este é um telemóvel 4G com GPS pensado para o público sénior. Conta com teclas grandes, ecrã de grandes dimensões, design em concha e base de carregamento, entre outras características chave dos equipamentos para idosos que a marca já tem lançado para o mercado em anos anteriores.

spc polaris

A ideia da SPC é manter a proximidade e a familiaridade com os idosos, oferecendo alguma ajuda e tranquilidade aos cuidadores e aos familiares que podem, agora, manter um olho nos entes queridos de forma remota sem invadir totalmente a privacidade dos mesmos.

Todos os futuros equipamentos lançados com compatibilidade para a SPC Care, assim como o Polaris, necessitam apenas de uma ligação 4G para que tudo funcione sem problemas, sem qualquer sistema operativo do tipo KaiOS.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory