Veja o Windows 98 e o Quake a correr na Xbox Series X

A Xbox Series X, embora seja uma consola de jogos, pode ser também vista como um computador bastante avançado e moderno.

Partindo desta ideia, uma equipa de developers decidiu tentar correr o Windows 98 e vários jogos nesta consola. Veja como correu este teste.

xbox series x
Publicidade

Xbox Series X corre Windows 98 e jogos através de emulador

A Xbox Series X, embora seja uma consola, apresenta-se como um computador de elevado desempenho cujo sistema está fechado e exclusivamente personalizado para a experiência de jogo.

Desta forma, vários developers tem procurado forma de explorar este sistema de forma a tentar correr outros sistemas neste equipamento.

Partindo desta ideia, a equipa do Digital Foundry decidiu explorar a Xbox Series X para tentar correr uma cópia do Windows 98 diretamente na consola.

Para isso, assinou o Microsoft Partner Program para poder aceder ao modo de programador da consola e instalou o DOSBox Pure, uma fork do DOSBox desenhado para RetroArch destinada a instalar versões antigas do sistema, que usaram para correr o Windows 98.

Como o rato não funcionou em condições devido a limitações do emulador, foi utilizado o comando da consola em substituição, tendo sido combinado com um teclado convencional.

Depois, criaram uma imagem ISO dos clássicos Turok, Command & Conquer, Quake 2 ou Half-Life e copiaram para o disco rígido de forma a instalar no novo sistema da consola.

Desta forma, foi possível utilizar a Xbox Series X para correr jogos clássicos num sistema operativo antigo, mostrando que é possível explorar esta consola para correr outro tipo de aplicações e sistemas.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory