Amazon premeia o TWIZ, o sistema de conversação de equipa do Departamento de Informática da FCT NOVA

A primeira edição da competição ‘Alexa TaskBot Challenge’, que procura os melhores sistemas de conversação com respostas multimodais, selecionou o sistema ‘TWIZ’ de uma equipa do Departamento de Informática / NOVA LINCS.

O ‘TWIZ’ diferenciou-se pela introdução de factos curiosos no sistema de conversação, melhorando a experiência de conversa, e aumentando o envolvimento e empatia com o utilizador.

amazon alexa
Publicidade

TWIZ do Departamento de Informática da FCT NOVA premiado pela Amazon

A multinacional Amazon anunciou os vencedores do ‘Alexa TaskBot Challenge’, a primeira competição de sistemas de conversação com soluções multimodais, isto é, sistemas de conversação que utilizam Inteligência Artificial (IA) para apresentar diversos modelos de resposta, desde áudio a visual.

Entre os vencedores está uma equipa do Departamento de Informática / NOVA LINCS da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

A competição da Amazon foi lançada em março de 2021, com uma seleção final de dez faculdades de todo o mundo a concurso, sendo que a FCT NOVA foi a única contemplada da Península Ibérica.

No total, estiveram em concurso seis faculdades dos EUA, três da Europa, e uma da Ásia. O desafio consistiu na criação de soluções multimodais para o sistema de conversação da Alexa, o assistente virtual da Amazon, mais especificamente para sistemas de conversação manuais que envolvam diversos passos, como por exemplo, acompanhar uma receita culinária de um bolo ou como pintar um móvel. Este novo nível de sofisticação exige métodos de IA, planeamento, e conhecimento do mundo largamente inexplorados.

twiz FCT Nova

TWIZ – Um sistema de conversação para guiar os utilizadores em conversas multimodais

O Task Wizard (TWIZ), desenvolvido poe uma equipa de estudantes do Departamento de Informática / NOVA LINCS, ficou em segundo lugar da competição ‘Alexa TaskBot Challenge’, sendo apenas superado pela Universidade de Glasgow.

O sistema de conversação TWIZ propõe uma experiência envolvente, onde os utilizadores são guiados através de conversas multimodais, para que a tarefa selecionada seja concluída com sucesso.

Este sistema diferenciou-se pela introdução de factos curiosos relacionados com a tarefa, melhorando a experiência de conversa com o sistema, e aumentando o envolvimento e empatia com o utilizador.

A equipa que desenvolveu o TWIZ foi orientada por João Magalhães, docente do Departamento de Informática da FCT NOVA e investigador do Multimodal Systems Group do NOVA LINCS, e composta por David Semedo (co-orientador), Rafael Ferreira (team lead), Diogo Tavares, Diogo Silva, Frederico Vicente, Mariana Bonito, Gustavo Gonçalves, Rui Margarido, Paula Figueiredo e Hélder Rodrigues.

amazon alexa

No início da competição, a equipa recebeu recursos da Amazon e 250 mil dólares para a investigação, 150 mil em recursos cloud, e com o segundo lugar na competição, arrecadaram mais 100 mil dólares como prémio para a equipa.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory