Análise HP Omen 16-XF0001NP – um portátil gaming que pode passar despercebido

O mercado gaming é um segmento onde a HP tem o nome bem marcado. Com diversos equipamentos pensados para os jogos mais exigentes, a empresa conta com um vasto portifólio que pretende agradar a todos os utilizadores.

Como nem sempre procuramos um computador única e exclusivamente para jogar, por vezes é necessário algo mais discreto e que não salta tanto à vista como é habitual nos computadores gaming. Assim sendo, o HP Omen 16-XF0001NP é esse equipamento discreto.

pc portatil gaming HP Omen 16-XF0001NP
Publicidade

Com o HP Omen 16-XF0001NP podemos encontrar um equipamento bem equipado, mas que pode passar despercebido num ambiente mais formal, permitindo assim ao utilizador ter o melhor dos dois mundos num único equipamento.

Características gerais do HP Omen 16-XF0001NP

O HP Omen 16-XF0001NP conta com um corpo elegante, em preto com um acabamento mate, como a HP já tem feito em outros equipamentos do mesmo segmento. Isto confere-lhe a elegância de um portátil convencional com as capacidades de um computador gaming sem prejudicar nenhum ponto.

Contamos com um ecrã QHD de 16.1 polegadas e tecnologia IPS. Tem um taxa de atualização de até 240 Hz e um tempo de resposta de 3 ms. O ecrã do computador conta ainda com uma moldura de dimensões reduzidas, aproveitando ao máximo o corpo do computador, e tem um acabamento antirreflexo para evitar distrações nos momentos mais cruciais.

Com um brilho máximo de 300 nits, tanto no interior como no exterior, o HP Omen 16-XF0001NP consegue ser utilizado sem problemas para ver o que quer que esteja a passar no ecrã.

pc portatil gaming HP Omen 16-XF0001NP

No interior do computador encontramos um processador AMD Ryzen 9 7940HS (até 5,2 GHz de frequência máxima de relógio, 16 MB de cache L3, 8 núcleos, 16 threads) acompanhado por um placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 4070 e uma GPU com 8GB de memória GDDR6 dedicada.

No que diz respeito à memória RAM, o HP Omen 16-XF0001NP conta com uma DDR5-5600 MHz de 32GB (2 x 16GB) e um armazenamento interno SSD M.2 PCIe Gen4 NVMe TLC de 1TB.

Apesar de se tratar de um portátil, continua a ser um equipamento ligeiramente grande para o que muitos necessitam. No caso, falamos de umas dimensões de 36.9 x 25.94 x 2.35 cm, portanto ligeiramente fino, com um peso total de 2,41 kg, o que poderá não ser o mais confortável para acartar por longos períodos de tempo às costas.

pc portatil gaming HP Omen 16-XF0001NP

O HP Omen 16-XF0001NP conta ainda com uma bateria de 6 células de polímero de lítio de 83 Wh que, segundo a empresa, consegue oferecer uma autonomia de até 7 horas e 15 minutos (garantidamente que não é a jogar). Com 30 minutos o utilizador consegue rapidamente atingir os 50% de carga, podendo assim estender um pouco mais a autonomia do equipamento, em pouco tempo, para os dias mais longos.

No que diz respeito a portas presentes no equipamento, as principais encontram-se na traseira do computador, um local que nós gostamos muito de ver ser aproveitado para as ligações uma vez que oferece maior versatilidade e um cenário mais limpo em todo o redor do equipamento. No entanto, as laterais têm também algumas entradas.

pc portatil gaming HP Omen 16-XF0001NP

Assim sendo, podemos contar com 1 porta USB Type-A de 5 Gbps; 1 porta USB Type-A de 5 Gbps (HP Sleep and Charge); 2 portas USB Type-C® de 10 Gbps (USB Power Delivery, DisplayPort™ 1.4a, HP Sleep and Charge); 1 porta HDMI 2.1; 1 porta RJ-45; 1 entrada para alimentação de CA (conector Smart Pin) e 1 tomada combinada para auscultadores/microfone.

Elegante, discreto, potente e pesado

O HP Omen 16-XF0001NP foi desenhado com um aspeto mais discreto que os habituais computadores gaming. Esta tem sido uma tendência da empresa de forma a oferecer um equipamento que possa ser utilizado em diferentes situações sem se destacar em demasia.

Se o aspeto exterior transmite uma certa ideia de leveza, essa ideia desaparece quando pegamos no computador e quando passamos algum tempo com o mesmo na mochila. Apesar de não ser o mais pesado do mercado, tem um peso considerável.

pc portatil gaming HP Omen 16-XF0001NP

Tratando-se de um computador portátil com um ecrã de 16 polegadas e com todas as capacidades que possui, não é um fator que nos deixe admirados, mas recomendamos alguma atenção a este ponto caso a ideia seja andar constantemente a transportar o HP Omen 16-XF0001NP.

Autonomia controlada

Um dos pontos que estranhamos mais no HP Omen 16-XF0001NP foi a autonomia que o portátil promete, a que entrega e a oscilação enorme que existe nos resultados.

Se por um lado o computador se consegue aguentar muito bem em tarefas simples e mais comuns do dia a dia, por outro a autonomia sofre uma grande quebra apenas com algumas definições mais elevadas (como o brilho do ecrã ou as luzes do teclado), passando de um dia inteiro de trabalho para meio dia sem grandes razões para que tal aconteça.

pc portatil gaming HP Omen 16-XF0001NP

Quando começamos a jogar sem termos o HP Omen 16-XF0001NP ligado à corrente, a bateria consegue aguentar entre 2 horas e pouco a 3 horas e pouco, dependendo um pouco do tipo de jogo e das configurações utilizadas.

A promessa da empresa de que consegue entregar mais de 7 horas com uma só carga, parece estar muito limitada no que diz respeito a definições simples, algo que não costuma ser comum com a HP que, de forma geral, consegue manter uma boa autonomia nos equipamentos quando utilizados para trabalhos mais comuns do dia a dia.

Apesar destes pequenos pontos, de forma geral, ficámos contentes com a autonomia apresentada pelo HP Omen 16-XF0001NP, desde que saibamos controlar o gasto de energia.

Performance sem aquecimento

Um fator que gostámos de ver no HP Omen 16-XF0001NP foi o sistema de arrefecimento do equipamento.

Mesmo durante períodos mais longos a jogar, ou em situações de utilização em cima das pernas, o computador conseguiu manter-se com uma temperatura constante.

pc portatil gaming HP Omen 16-XF0001NP

Além disso, a ventoinha em momento algum se mostrou ruidosa ao ponto de notarmos que a mesma tinha disparado. Desta forma, a ventoinha só se fez sentir quando levado mais ao extremo e que se viu obrigado a disparar a ventoinha na velocidade máxima.

Mesmo assim, como o HP Omen 16-XF0001NP é bastante bem arejado, em poucos minutos a ventoinha reduziu a velocidade e o equipamento voltou o ponto estável e normal.

Portas mais que suficientes e som que preenche a sala

O HP Omen 16-XF0001NP conta com um bom conjunto de portas, permitindo assim ao utilizador ligar todos os periféricos necessários sem precisar de recorrer a acessórios extra.

Um ponto que nos agradou bastante na distribuição das entradas no equipamento, é que muitas delas foram colocadas na traseira do equipamento. Assim, as laterais ficam mais livres e sem cabos, oferecendo um ar mais limpo a todo o setup.

pc portatil gaming HP Omen 16-XF0001NP

Mantendo a parceria com a Bang & Olufsen, estamos perante um equipamento com umas boas colunas. Conseguimos bons graves e bons agudos, com os tons médios notáveis e com capacidade para preencher a sala sem problemas ou distorções.

Conclusões

A linha Omen da HP chegou a um ponto em que fica difícil desiludir qualquer utilizador. É uma linha de computadores gaming que já conquistou uma boa posição no mercado e que tem capacidades para oferecer uma grande variedade de equipamentos bastante capazes de dar conta de qualquer tarefa a que sejam submetidos.

No caso concreto do HP Omen 16-XF0001NP falamos de um equipamento que oferece design, performance e um arrefecimento muito bem conseguido.

O teclado reto iluminado RGB é já parte do ADN destes equipamentos, e consegue oferecer um bom conforto entre a utilização no dia a dia e a utilização intensiva em plena maratona de jogo.

pc portatil gaming HP Omen 16-XF0001NP

A autonomia precisa de ser algo controlado ao detalhe pelo utilizador, pois uma pequena mudança nas definições pode afetar de forma drástica a autonomia final. Estando tudo em conformidade, o HP Omen 16-XF0001NP consegue manter-se ligado por um dia inteiro de trabalho, sem problemas, ou por cerca de três horas em jogos mais puxados.

Caso a bateria não seja suficiente, podemos sempre contar com 50% da carga total em apenas 30 minutos ligado à corrente, o que se torna uma grande ajuda a esticar a autonomia.

pc portatil gaming HP Omen 16-XF0001NP

O som, como não podia deixar de ser, em parceria com a B&O consegue encher a sala sem distorções se com todos os tons no lugar certo, não sendo necessário qualquer equipamento externo para ficarmos satisfeitos.

No que diz respeito à performance em jogos, dentro dos testes que fizemos, não houve problemas em correr nenhum dos títulos nas definições máximas, sendo sempre uma experiência bastante agradável.

O HP Omen 16-XF0001NP está disponível por um PVPR de 2299.99€.

compra recomendada techbit

Agradecemos à HP por nos terem disponibilizado o equipamento para testes.

HP Omen 16-XF0001NP

2299.99€
9

Performance

10.0/10

Design

9.5/10

Autonomia

7.5/10

Preço

8.5/10

Construção

9.5/10

Pros

  • Sistema de arrefecimento muito capaz
  • Som
  • Design elegante e discreto
  • Performance

Contras

  • Autonomia muito controlada
  • Preço
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory