Análise Huawei Matebook D16 – Pensado para maximizar a produtividade

A Huawei tem realizado uma grande aposta no segmentos dos PCs de forma a tentar conquistar uma parte relevante deste segmento.

Com várias gamas e vários tamanhos, a marca chinesa pretende oferecer as melhores soluções para qualquer carteira.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar o Huawei Matebook D16, um computador com um ecrã de grandes dimensões e que é um excelente aliado para quem procura uma solução de produtividade para o dia a dia.

Conheça a nossa análise e opinião do Huawei Matebook D16 e fique a conhecer todos os aspetos positivos e negativos deste computador portátil.

huawei matebook d16
Publicidade

Huawei Matebook D16 Review – Ecrã grande para facilitar maior produtividade

Embora a tendência do mercado caminhe para os ultrabooks de pequenas dimensões, a verdade é que ainda há espaço para ecrãs maiores.

Quer seja para quem mexe com tabelas de Excel, documentos extenso ou pretende jogar ou navegar sem que o ecrã limite, esta poderá ser uma excelente opção, reduzindo a necessidade de utilizar um monitor externo.

Nas últimas semanas a nossa companhia de dia a dia foi o Huawei Matebook D16, um computador portátil desenhado para produtividade e que se mostrou bastante competente durante toda a utilização.

huawei matebook d16

Neste computador encontramos uma carcaça de alumínio, sendo apenas a moldura do ecrã em plástico.

Com 16″, o ecrã IPS apresenta uma resolução FullHD e uma proporção de 16:10. As molduras são pequenas, com o ecrã a ocupar 90% do espaço e oferece 300 nits de brilho.

O processador integrado no modelo em testes é o Intel® Core™ i7-12700H, embora possa também ser adquirido com Intel® Core™ i5-12450H. Já na parte gráfica, o Huawei Matebook D16 utiliza a Intel Iris® Xᵉ, uma placa gráfica integrada.

Ao nível da RAM, traz 16 GB LPDDR5 juntamente com um armazenamento interno SSD PCIe NVMe de 512 GB.

huawei matebook d16

A bateria incluída no Huawei Matebook D16 é de 60 Wh e carrega com um carregador de 65W. Este carregador surpreende pelo seu tamanho, uma vez que aparenta ser um tradicional carregador de smartphone (o que também é pois permite carregar os smartphones Huawei com SuperCharge).

Em termos de conectividade, suporta WiFi IEEE 802.11a/b/g/n/ac/ax, MIMO 2 × 2 e WPA / WPA2 / WPA3. Traz também Bluetooth 5.1.

Ao nível das portas, o Huawei Matebook D16 vem também bem recheado. Encontramos 2 portas USB-C (uma com DisplayPort), 2 portas USB-A (1 USB 3.2 e outra USB 2.0), 1 porta HDMI e 1 jack 3.5mm para microfone e auriculares.

O teclado é retroiluminado e conta com a parte numérica na lateral. No botão de ligar/desligar, encontramos também um sensor de impressões digitais.

huawei matebook d16

A câmara foi colocada, neste modelo, por cima do ecrã e oferece uma resolução 1080p. Conta também com 4 microfones e 2 colunas colocadas na parte de baixo.

Ao nível de software, encontramos o Windows 11 e o HUAWEI PC Manager que permite utilizar o Huawei Share e uma integração bastante completa caso tenha um smartphone da marca chinesa.

Na caixa

  • HUAWEI MateBook D16
  • Adaptador de corrente USB-C de 65 W
  • Cabo de carregamento USB-C 
  • Guia de início rápido
  • Cartão de garantia
huawei matebook d16

Ecrã de grandes dimensões aliado a uma boa qualidade de construção

Quando falamos da linha Matebook D, falamos de computadores desenhados para apresentarem um bom design, qualidade de construção e desempenho a um preço não muito elevado.

Se esta é a proposta da marca para este modelo, então foi realmente uma proposta acertada.

Embora o Huawei Matebook D16 não seja o computador mais impressionante do mercado, apresenta um design simples e minimalista que não compromete.

huawei matebook d16

Na parte traseira encontramos o logo da Huawei em grande destaque, sendo o único elemento neste local, posicionado numa estrutura de alumínio.

Na parte de baixo encontramos algumas saídas de ar para ajudar na refrigeração e as duas colunas para som stereo.

huawei matebook d16

Na frente, junto ao pequeno suporte de plástico para abrir o computador, encontramos os 4 pequenos buracos alinhados para os microfones.

huawei matebook d16

Ao abrir o computador, encontramos um ecrã que ocupa 90% do espaço com uma moldura de plástico e uma câmara posicionada na parte superior (deixou de estar no teclado como em modelos anteriores).

huawei matebook d16

Na parte de baixo, encontramos um teclado completo com parte numérica e algumas teclas de atalho e um touchpad ligeiramente posicionado para a esquerda.

huawei matebook d16

Existe ainda um botão de ligar/desligar que incorpora o sensor de impressões digitais.

huawei matebook d16

Na lateral esquerda estão posicionadas as 2 portas USB-C, a porta HDMI e o jack 3,5mm, enquanto na parte direita estão as duas portas USB-A. Infelizmente, não há leitor de cartões.

Na parte de trás podemos ainda encontrar, de forma escondida, algumas saídas de ar para a refrigeração do computador.

huawei matebook d16

Em termos de construção, encontramos uma carcaça de alumínio que, embora ao carregar se note que vai ligeiramente para dentro, apresenta uma sensação de elevada robustez e de qualidade.

Quanto ao ecrã, encontramos um plástico cinzento na moldura, na peça de apoio à abertura do ecrã e nas dobradiças. Ao pressionar o plástico junto ao ecrã, nota-se a pressão no painel.

huawei matebook d16

Dimensões – Um ecrã grande, mas compacto o suficiente para mobilidade

No Huawei Matebook D16 encontramos um computador com um ecrã generoso de 16″. No entanto, o tamanho do ecrã não condiciona assim tanto o tamanho do computador.

Com 35.7 cm de largura, 24.9 cm de profundidade e 1.84 cm de altura este é um computador que se transporta com relativa facilidade. Embora pese 1.7 kg, facilmente se consegue pegar com uma mão e levar para outro sítio qualquer.

Neste ponto a Huawei conseguiu garantir a facilidade de mobilidade deste equipamento, não se tornando um grande peso pesado na mão ou mochila.

huawei matebook d16

Teclado e touchpad

A primeira vez que utilizei este teclado estranhei o feedback que oferecia. No entanto, a adaptação foi bastante rápida e este demonstrou-se bastante confortável e simples de utilizar.

As teclas são lisas com 1.5mm e não é necessário fazer muita força para escrever, ideal para longas jornadas de trabalho.

huawei matebook d16

A presença do teclado numérico é um ponto positivo, uma vez que dá imenso jeito para certos tipos de trabalho, especialmente quando trabalhamos com Excel ou outros documentos que obriguem à introdução frequente de números.

huawei matebook d16

O teclado é retroiluminado com duas intensidades de luz, o suficiente para permitir escrever sem luz ambiente.

Na parte superior do teclado, encontramos diversas teclas de atalho que permitem controlar a luz do teclado, ligar/desligar o microfone, WiFi e câmara, teclas rápidas para a calculadora, pesquisa AI e minimização de janelas e, por fim, o acesso ao Huawei PC Manager.

huawei matebook d16

Quanto ao touchpad multi-touch, apresenta uma boa sensibilidade e o tamanho (12 cm x 7.3 cm) penso que está bem adaptado ao tamanho do computador. No entanto, esta área mostrou-se um íman de gordura, sendo necessário limpar com alguma frequência.

huawei matebook d16

Ecrã

O Huawei Matebook D16 apresenta um ecrã IPS generoso de 16″ com rácio 16:10 e que ocupa 90% do espaço dedicado a este componente, ou seja, apresenta uma moldura relativamente pequena.

Embora não seja o melhor ecrã do mercado, tendo em conta que se insere num segmento mais económico apresenta uma boa qualidade e bons ângulos de visão, muito devido a ser mate e não brilho.

huawei matebook d16

Apresenta uma resolução FullHD (1920×1200 px), 300 nits de brilho, relação de contraste 1.200:1, gama de cores 100% sRGB e um ângulo de visão de 178º.

Infelizmente, estamos perante um ecrã tradicional e não um ecrã sensível ao toque.

huawei matebook d16

Sensor de impressões digitais

Inserido no botão de ligar/desligar, o Huawei Matebook D16 oferece um sensor de impressões digitais.

Não existindo uma câmara com infravermelhos, este é o método mais simples e rápido para desbloquear o computador em segurança.

Quanto ao funcionamento do sensor, este é repreensível. Ao colocar o dedo em cima, este reconhece muito rapidamente e, quase de forma instantânea, temos o computador desbloqueado e pronto a usar.

huawei matebook d16

Som Stereo

O Huawei Matebook D16 inclui duas colunas que permitem obter um som stereo.

Embora estejam colocadas na parte inferior, o que acaba por abafar sempre algum som, apresenta um volume e qualidade suficiente para ouvir música, ver filmes e séries, embora não substituam uns bons altifalantes.

No entanto, no Huawei PC Manager conseguimos encontrar algumas funcionalidades que permitem melhorar o som máximo e os graves, onde se nota uma melhoria significativa.

controlo audio

Câmara

A acompanhar este equipamento temos uma câmara 1080p colocada por cima do ecrã. Esta câmara não apresenta infravermelhos de forma a ser utilizada no Windows Hello, mas oferece uma funcionalidade de inteligência artificial para ajudar em videochamadas.

Basicamente, a câmara do Huawei Matebook D16 consegue manter sempre o utilizador no meio, uma vez que utiliza uma funcionalidade de seguimento que aplica zoom e crop para que a pessoa esteja sempre destacada.

funcionalidade camara Huawei Matebook D16

Existe ainda uma funcionalidade que permite melhorar o contacto ocular, para que pareça que está sempre a olhar para a câmara em vez de parecer estar a olhar para o ecrã.

A nível de fotografia, permite captar imagens com 2.1 MP e vídeos em 1080p com 30 fps.

huawei matebook d16

Software Huawei – Integração completa com smartphones da marca

O Huawei Matebook D16 traz de origem a última versão do sistema da Microsoft, o Windows 11.

Além disso, integra ainda uma aplicação específica da Huawei que permite personalizar a experiência de utilização do computador e integrar com os smartphones Huawei.

Em termos específicos do computador, o Huawei PC Manager permite otimizar o desempenho com a escolha entre dois modos (desempenho e equilibrado), permite fazer um diagnóstico do computador, verificar atualizações para os controladores e aceder a algumas funcionalidades de assistência e resolução de problemas.

huawei matebook d16

Se tiver um smartphone Huawei, poderá então criar um ecossistema completo entre os dois equipamentos. Será possível transferir ficheiros entre ambos os dispositivos por Huawei Share ou mesmo controlar o ecrã do smartphone diretamente no computador, além de permitir gerir notificações.

huawei matebook d16

Testámos esta funcionalidade com um Huawei P40 Pro e tudo funcionou de forma muito simples, passando o smartphone a ser controlado pelo PC sempre que estou a trabalhar.

Smartphone a ser controlado através do Huawei Matebook D16

Desempenho

Na versão em testes, o Huawei Matebook D16 trazia um processador Intel® Core™ i7-12700H, embora esteja disponível também com um Intel® Core™ i5-12450H.

Ao nível da RAM encontramos uma única solução de 16 GB LPDDR5 e, no armazenamento interno, também uma única opção de 512 GB SSD PCIe NVMe.

Já quanto à placa gráfica, temos uma solução integrada Intel Iris® Xᵉ.

huawei matebook d16

Em termos práticos, o Huawei Matebook D16 mostrou sempre uma boa disponibilidade para executar a grande maioria das tarefas.

Tanto em navegação na internet como a editar documentos foi sempre irrepreensível, não existindo nenhuma quebra, comportamento que se verificou também com a edição de imagens com o Adobe Photoshop.

huawei matebook d16

No entanto, a editar alguns vídeos no Premiere, notou-se ligeiras travagens, embora nada que impossibilitasse a execução do projeto.

Tendo uma placa gráfica integrada este era um comportamento esperado, uma vez que não deverá ter um desempenho preparado para os jogos mais exigentes ou edições que mexam muito com parte gráfica e renderizações mais pesadas.

Trust Yvi+ analise

No entanto, se a utilização do Huawei Matebook D16 for uma utilização normal de casa, escolha ou trabalho, onde incluímos navegação na internet, edição de documentos office, ver filmes, fazer edições simples e jogar alguns jogos menos exigentes, então esta é sem dúvida uma grande opção.

Em termos de benchmark, registámos os seguintes resultados:

Cine bench

Autonomia

Em termos de autonomia, o Huawei Matebook D16 também não desilude. Com uma utilização normal, sem grandes tarefas pesadas, conseguimos umas 6/7 horas de utilização, o que permite completar praticamente uma jornada de trabalho.

Se utilizar aplicações um pouco mais pesadas, então teremos cerca de 5 horas de autonomia, mediante claro o tipo de esforço aplicado.

huawei matebook d16

Já uma das grandes surpresas deste computador é, sem dúvida, o carregador. Com 65 W, aparenta ser um carregador de smartphones pelas reduzidas dimensões que apresenta.

Na verdade, este até é mesmo um carregador de smartphone, uma vez que pode utilizá-lo para carregar um smartphone Huawei com SuperCharge, podendo ter assim um único carregador para todos os equipamentos.

O carregamento do Huawei Matebook D16 é realizado através de USB-C.

huawei matebook d16

Em resumo…

Com a queda do mercado dos smartphones, a Huawei tem apostado fortemente em destacar-se no mercado dos computadores.

De entre as várias propostas que tem no mercado, a linha Matebook D promete aliar um design elegante com boa qualidade de materiais e um bom desempenho.

huawei matebook d16

E olhando para o Huawei Matebook D16 é precisamente o que aqui temos. Uma construção em alumínio na carcaça e plástico na moldura do ecrã, ambos com uma boa sensação ao toque e uma boa rigidez.

O ecrã, embora não sendo o melhor do segmento, não desilude e oferece boas cores e bons ângulos de visão. Infelizmente, não é touch.

huawei matebook d16

Com 16″, o Huawei Matebook D16 permite ter todo o conteúdo na imagem, ideal para quem trabalha com Excel ou outros tipos de ficheiros com muitos dados. Torna-se assim ideal para produtividade e evita o uso, em certos casos, de um monitor externo.

Embora não inclua uma câmara com infravermelhos para desbloquear o equipamento com Windows Hello, podemos contar com um competente sensor de impressões digitais que desbloqueia o computador de forma quase instantânea.

huawei matebook d16

O teclado e o touchpad são também muito simples de usar e confortáveis para longas jornadas de trabalho.

Quanto ao software, contamos com Windows 11 e o Huawei PC Manager que, além de personalizar algumas definições de som, desempenho e imagem (a câmara oferece uma funcionalidade por inteligência artificial que o mantém sempre centrado na imagem), permite ainda uma total integração caso tenha um smartphone da Huawei.

huawei matebook d16

Em termos de autonomia, permite praticamente uma jornada de trabalho e vem com um surpreendente carregador do tamanho de um carregador de smartphone que facilita a sua arrumação. Na verdade, permite também carregar smartphones Huawei com SuperCharge.

Em termos de preço, o Huawei Matebook D16 pode ser adquirido a partir de 849€ para a versão i5, enquanto a versão em testes com i7 tem um custo de 999€.

O Techbit agradece à Huawei a cedência do Huawei Matebook D16.

Huawei Matebook D16

A partir de 849€
8.5

Qualidade de construção

8.5/10

Performance

8.5/10

Autonomia

9.0/10

Design

8.0/10

Som

8.5/10

Pros

  • Sensor de impressões digitais preciso e rápido
  • Boa integração se tiver smartphone Huawei
  • Boa mobilidade e dimensões para PC de 16"

Contras

  • Falta de infravermelhos na câmara para Windows Hello
  • Poderia ter opção de 1 Tb de armazenamento
  • Falta de slot para leitor de cartões de memória
nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory