Análise Tp-Link Tapo V30 Plus – um aspirador robô com mopa e base de descarga

A Tp-Link é bastante conhecida pelas soluções de rede que oferece assim como pelo equipamentos conectáveis que possui. No entanto, a empresa tem outros produtos ligados ao conforto da casa.

Fazendo parte desse conjunto de equipamentos, o Tp-Link Tapo V30 Plus é um robô aspirador muito completo com um preço simpático para as características que oferece.

Nas últimas semanas deixámos a limpeza nas mãos (ou melhor, nas rodas) do Tp-Link Tapo V30 Plus e, agora, deixamos a nossa opinião sobre este aspirador robô que conta com concorrentes muito fortes no mercado.

Tp-Link Tapo V30 Plus
Publicidade

Características gerais do Tp-Link Tapo V30 Plus

O Tp-Link Tapo V30 Plus é um robô aspirador bastante completo. Elegante, com diversas funcionalidades, uma aplicação que permite a integração com outros equipamentos, possibilidade de passar mopa, base de carregamento discreta e ainda descarga automática do depósito.

De forma geral, estamos perante um robô que, à primeira vista, poderá competir facilmente com a grande maioria dos concorrentes no mercado em questão.

Falando mais detalhadamente do Tp-Link Tapo V30 Plus, estamos a falar de um equipamento de dimensões normais para o que estamos habituados a ver: 342.6 × 342.2 × 95 mm. Já a doca de carregamento e descarga é mais pequena que algumas outras docas com funções semelhantes de marcas concorrentes, contando com as seguintes dimensões: 227 × 191.4 × 381.3 mm.

Tp-Link Tapo V30 Plus

Dentro da doca de descarga podemos (e devemos) colocar um saco com capacidade de 4L, sendo que dentro da caixa já traz dois sacos.

Tratando-se um aspirador capaz de “limpar” o chão, além do reservatório duplo, para o lixo e para a água, a caixa conta ainda com duas mopas, podendo assim utilizar uma enquanto a outra está a lavar.

O Tp-Link Tapo V30 Plus conta com um sistema de navegação LIDAR e Giroscópio, com os devidos sensores para evitar cair abaixo de alguma escada e para evitar danificar algum móvel com um embate mais forte.

A nível de potência de sucção, falamos aqui de 27000Pa na doca de descarga para que consiga retirar todo o lixo presente no reservatório do aspirador e de 4200Pa no próprio aspirador, contando com 4 níveis diferentes de ajuste de potência de sucção.

Tp-Link Tapo V30 Plus

O reservatório de lixo tem uma capacidade máxima de 350ml, senso um pouco mais pequeno que o esperado, mas muito por conta de partilhar o espaço dedicado ao reservatório com o de água que tem uma capacidade de 300ml. A quantidade de água dispensada pelo robô pode também ser controlada em três níveis através da aplicação.

O Tp-Link Tapo V30 Plus conta com um filtro HEPA H11, deteção de carpetes de forma a aumentar a potência sozinho, mantendo o silêncio durante a utilização. No modo normal o aspirador ronda os 60 dB, podendo reduzir ainda mais o barulho com o modo silencioso que trabalha a 55 dB.

A autonomia do robô é garantida pela bateria incorporada de 5000 mAh e, caso a bateria não seja suficiente para fazer a limpeza toda, o V30 tem o sistema de voltar para a base sozinho e retomar a limpeza onde havia parado quando tiver a bateria recarregada.

A aplicação para controlar o Tp-Link Tapo V30 Plus é a app oficial da Tapo onde é possível gerir e sincronizar o aspirador com outros equipamentos, sendo ainda compatível com diversos assistentes de voz, como o Google e a Alexa.

Tp-Link Tapo V30 Plus

Aspiração capaz e silenciosa

Um dos pontos que achamos curiosos na primeira utilização do Tp-Link Tapo V30 Plus foi o quão silencioso este aspirador consegue ser.

Comparando a outros modelos que nos passaram pelas mãos, de facto o aspirador da Tp-Link consegue trabalhar com um ruído muito mais baixo, o que dá até a sensação de que poderá não estar a aspirar como deve de ser.

Verdade seja dita, notámos que nalgumas situações com um maior nível de sujidade a potência standard não se mostrou suficientemente capaz, sendo necessário aumentar para o modo Turbo. Mesmo assim, o ruído permaneceu abaixo do esperado, o que nós agradecemos.

Tp-Link Tapo V30 Plus

De forma geral, o Tp-Link Tapo V30 Plus porta-se muito bem no campo da aspiração, cobrindo a área quase na totalidade (existem sempre alguns cantos mais complicados para este tipo de aspiradores) e apanhando a grande maioria do lixo.

Apesar de ser bastante capaz, o Tp-Link Tapo V30 Plus tem uma abertura um pouco pequena para a aspiração, o que leva a mopa a recolher uma maior quantidade de lixo quando passa pela primeira vez num determinado local. Isto leva a que a mopa fique mais suja que o necessário e com um maior acumular de lixo.

Aplicação muito completa

A aplicação Tapo, disponível para Android e iOS, é onde toda a configuração do aspirador acontece.

Como é habitual noutros equipamentos da marca, o Tp-Link Tapo V30 Plus aparece automaticamente na lista de equipamentos prontos a emparelhar, sendo necessário apenas configurar a rede Wi-Fi a que o vamos ligar e em poucos minutos fica pronto a funcionar.

O primeiro passo sugerido é deixar o Tp-Link Tapo V30 Plus fazer um reconhecimento de toda a casa, dando a indicação ao utilizador para desocupar ao máximo o chão de forma a que o robô possa navegar livremente pela casa e criar um mapa o mais detalhado possível.

No nosso caso, a casa tem cerca de 70 metros quadrados para serem aspirados, levando cerca de 40 minutos para o robô fazer todo o reconhecimento da zona, uma vez que ele vai a uma velocidade reduzida e faz questão de ter a certeza que passou por todos os cantos e mais alguns. A nível de aspiração e limpeza, segundo a aplicação, o aspirador leva cerca de 1 hora e meia a limpar toda a casa.

A aplicação permite uma gestão da limpeza muito detalhada, permitindo identificar cada divisão da casa, criar barreiras virtuais, dividir as zonas ao gosto do utilizador e criar diferentes tipos de limpezas pré-programadas.

Existe ainda a possibilidade de aceder ao menu de limpeza avançada onde podemos escolher em cada divisão como queremos que a limpeza seja feita e qual a ordem da mesma. Desta forma podemos ajustar o nível de água utilizado e a potência de aspiração consoante a divisão em questão, além de ser possível definir quantas vezes queremos que o robô passe em cada divisão de forma individual.

De forma geral, a aplicação é extremamente completa e intuitiva, oferecendo ao utilizador um grande controlo sobre a limpeza efetuada pelo Tp-Link Tapo V30 Plus.

Mopa básica

Se a aspiração é boa, a aplicação muito completa e o robô muito silencioso, a função de passar a mopa pela chão ficou-se pelo básico.

Na caixa do Tp-Link Tapo V30 Plus a empresa disponibiliza duas mopas que são facilmente trocadas e que podem (e devem) ser lavadas com alguma frequência.

Tp-Link Tapo V30 Plus

A nível de sistema de limpeza da mopa, o Tp-Link Tapo V30 Plus conta apenas com a dispensa de água na quantidade definida e o robô, à medida que vai andando, vai passando a mopa. Não existe nenhum sistema de pressão ou um sistema que faça a mopa esfregar o chão, tratando-se assim de um sistema mais simples.

É eficaz quando o chão não está muito sujo, permitindo um limpeza mais completa que apenas a aspiração, apenas não se mostra eficaz quando existe algum tipo de mancha no chão, mesmo que seja algo recente.

Como indicado anteriormente, a mopa acaba por apanhar mais lixo que o esperado devido à abertura pequena para aspiração, levando a que na primeira passagem a mopa apanhe muito lixo que deveria ser aspirado. No entanto, o importante é que o lixo é recolhido e não fica no chão da casa.

Tp-Link Tapo V30 Plus

No final da utilização, a mopa pode ser retirada facilmente, bastando para isso descolar a mesma da base e deslizar para o lado com a abertura.

No que diz respeito ao reservatório de água, os 300ml mostraram ser mais que suficientes para limpar toda a casa, com pelo menos duas divisões a usarem o nível máximo de água, e ainda sobrar um pouco de água no final da lavagem.

Base de descarga compacta, mas com algumas falhas

A base de descarga do Tp-Link Tapo V30 Plus é muito discreta quando comparada com alguns primeiros modelos deste sistema.

Tp-Link Tapo V30 Plus

Não é a mais pequena, mas tem um design elegante que nos agradou e que não chama demasiado a atenção. Conta com uma abertura na parte de cima para podermos trocar o saco do lixo que fica muito bem isolado, não tendo havido qualquer tipo de cheiro ou pó a sair da base durante os tempos de teste.

Como é normal, a base é um pouco ruidosa quando está a fazer a recolha de lixo do aspirador, mas este é também um processo rápido, então não irá ser um incómodo para ninguém.

O que nos deixou menos contentes com a base do Tp-Link Tapo V30 Plus foram as falhas constantes com a descarga automática do aspirador. Poucas foram as vezes em que a mesma funcionou corretamente à primeira tentativa, mostrando um erro de falhas no sistema de vácuo do aspirador.

Para resolver o problema era necessário insistir com esta função, manualmente, duas ou três vezes, levando o robô a ajustar a posição na base e a tentar novamente a descarga. Algumas vezes foi mesmo necessário encostar manualmente o robô ao sistema de vácuo para que este conseguisse iniciar a descarga automática.

Tp-Link Tapo V30 Plus

Autonomia que se estende por mais tempo

O Tp-Link Tapo V30 Plus conta com uma bateria que, segundo a marca, aguenta 5 horas de limpeza contínua. Claro está que este valor é para um uso muito básico do aspirador e que, quase de certeza, ninguém o irá utilizar assim.

Num cenário mais realista, com o espaço de limpeza de cerca de 70 metros quadrados, o robô consegue fazer uma limpeza normal, com mopa, sem dificuldades.

Ao aumentarmos a potência para o máximo dentro de algumas divisões e o uso de água, já começou a ser mais complicado fazer a limpeza completa com uma só carga, mesmo assim, aspirando e lavando a cozinha, a casa de banho e um dos quartos duas vezes, uma só carga foi suficiente para fazer o trabalho todo.

Tp-Link Tapo V30 Plus

Nalgumas situações em que quisemos testar como reagia o robô, se a bateria não fosse suficiente para terminar a limpeza, o Tp-Link Tapo V30 Plus volta à base de carga quando está com cerca de 20% de bateria restante, carrega até aos 100% e depois volta ao ponto onde havia terminado para concluir a limpeza.

Desta forma a empresa garante que o aspirador vai sempre concluir o trabalho independentemente do tamanho da casa.

Conclusões

Não é o mercado principal da Tp-Link, mas é um mercado onde a empresa conseguiu criar um produto muito bom e com um preço bastante competitivio.

O Tp-Link Tapo V30 Plus mostrou-se bastante capaz de efetuar uma limpeza completa à casa, cobrindo uma área maior que outros modelos já testados e chegando a alguns cantos com a escova rotativa lateral que outros não chegavam.

Tp-Link Tapo V30 Plus
O Tp-Link Tapo V30 Plus tem três botões para um controlo manual, podendo iniciar a limpeza, retomar à base ou limpar num determinado local

Tem uma boca ligeiramente pequena comparada com o tamanho da mopa, o que leva a mopa a recolher algum lixo que podia ser aspirado, originando uma maior quantidade de resíduos agarrados à mopa no final de cada lavagem.

O sistema de mopa do Tp-Link Tapo V30 Plus é básico mas funcional, desde que não haja manchas no chão o robô consegue oferecer um acabamento mais limpo e agradável sem deixar o chão muito molhado, mesmo quando está definido o nível máximo de água.

A aplicação Tapo é muito completa e oferece um controlo muito vasto do Tp-Link Tapo V30 Plus, permitindo escolher detalhadamente o tipo de limpeza que queremos em cada divisão e o número de vezes que queremos que o robô passe por lá. Além disso, podemos ainda criar diversas pré-configurações para que seja mais rápido iniciar a limpeza assim como criar paredes virtuais e dividir a casa de forma mais detalhada.

Tp-Link Tapo V30 Plus

Resumindo, o Tp-Link Tapo V30 Plus mostrou-se bastante capaz de cumprir com a função para a qual foi desenhado, aspirando bem a casa, passando um pano húmido e (quando funciona) descarregar o lixo para um saco sozinho.

O Tp-Link Tapo V30 Plus pode ser adquirido por um PVPR de 436.99€.

Agradecemos à Tp-Link por nos disponibilizar o Tp-Link Tapo V30 Plus para análise.

Tp-Link Tapo V30 Plus

436.99€
8.8

Design

9.0/10

Aspiração

8.5/10

Mopa

7.0/10

Ruido

9.5/10

Aplicação

10.0/10

Pros

  • Design geral elegante e compacto
  • Pouco ruído enquanto aspira
  • Boa cobertura de todo o espaço

Contras

  • Descarga automática falha muitas vezes
  • Boca de aspiração ligeiramente pequena
  • Mopa básica sem qualquer sistema de esfregar
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory