Suspeita que alguém pode estar a usar o Wi-Fi da sua casa? Quer evitar que alguém aceda indevidamente à sua rede de internet?
Veja aqui algumas dicas que deve seguir para assegurar a privacidade da sua ligação.
Como saber se estão a usar a sua rede Wi-Fi e evitar o uso indevido
Passamos grande parte do nosso dia na internet, seja entre obrigações de trabalho como em momentos de lazer.
E para quem é usuário assíduo, há poucas coisas que são mais frustrantes do que um serviço de internet lenta ou com erros constantes de ligação.
Por esse motivo, a Selectra elaborou um guia essencial para assegurar que a sua conexão de rede Wi-Fi funciona a 100% e para que ninguém consiga interferir na sua experiência de navegação.
Quais os sinais a que devo estar atento?
Existem diferentes maneiras de descobrir se alguém está a roubar a sua conexão à rede, mas os sinais mais comuns são estes dois:
- O Wi-Fi está a funcionar mais lentamente do que o habitual – Para que isto possa ser apontado como um motivo, tem de acontecer frequentemente e durante um longo período de tempo. Ou seja, não é suficiente que seja uma ocorrência pontual.
- A ligação é interrompida várias vezes durante o dia – Ainda assim, quando isto acontece, a primeira coisa a fazer é verificar se existe um problema técnico, para que se possa descartar essa opção.
- Se o seu router tiver app, utilize-a – Muitos routers, incluíndo os das operadoras, podem ser monitorizados através de uma aplicação onde pode ver que dispositivos estão conectados à sua rede.
Apps para descobrir se me estão a roubar o Wi-Fi
Uma vez analisado o estado da ligação e com a suspeita de que a raiz dos problemas possa estar no facto de outra pessoa estar a utilizar a rede, existem várias aplicações para descobrir se a rede Wi-Fi está a ser roubada:
FING
É uma das aplicações mais conhecidas neste campo e a sua função é informar-nos se existe um utilizador ligado à rede Wi-Fi sem o nosso consentimento. Mas não só!
Esta app também nos consegue dizer a partir de que dispositivo é que essa pessoa se está a conectar, fornecendo o endereço MAC, permitindo-nos assim bloqueá-lo.
É uma aplicação que funciona muito rápida e facilmente, acessível a todos os tipos de utilizadores.
IP TOOLS: WIFI ANALYZER
Esta opção é essencial para a análise e afinação da rede, isto porque nos ajuda a detetar rapidamente se existem quaisquer problemas na rede informática, para além de nos permitir melhorar o seu desempenho.
Entre outras funções, informa-nos também se existe algum utilizador ligado à rede mostrando-nos, à semelhança da app anterior, o seu endereço MAC se assim o desejarmos.
WHO´S ON MY WIFI
Por fim, surge uma app bem conhecida de todos os utilizadores de Android, dedicada a descobrir quantos “estranhos” estão a tirar partido da ligação de outras pessoas sem a sua permissão.
Funciona através do rastreio de dispositivos que utilizam a rede Wi-Fi, a fim de identificar quais são os utilizadores que estão autorizados ou não. É uma aplicação muito útil na detecção de intrusos já que, para além de nos mostrar o endereço MAC, como as duas aplicações anteriores, também nos mostra o endereço IP e o nome dos dispositivos desconhecidos.
Com esta aplicação não tem de se preocupar porque cada vez que um intruso se liga à rede, será alertado através de uma mensagem. Além disso, é muito simples de utilizar, sendo que tudo o tem de fazer é registar os seus dispositivos na categoria de “Conhecidos”. O resto aparecerá na opção “Desconhecido” para que não possam aceder.
Dicas para evitar que lhe roubem o sinal Wi-Fi
Para impedir que o seu Wi-Fi seja roubado, há algumas coisas que pode fazer:
Desative o WPS
A principal função do WPS é facilitar a ligação Wi-Fi, introduzindo apenas 8 dígitos invés da palavra-chave completa ou clicando diretamente no botão WPS no router.
Apesar deste truque ser bastante útil para aceder à rede rapidamente, a verdade é que também a torna mais insegura.
Assim, deve desativar esta opção, premindo o botão até que a luz indique que o serviço se encontra desligado.
Desligue o router quando se ausentar de casa
Quando se encontra em casa, é mais fácil ver se há algo de errado com a rede ou se ela está a funcionar mais lentamente do que o habitual. No entanto, quando está ausente, é normal não conseguir ter controlo sobre ela ou sobre quem a utiliza.
E como é sempre melhor prevenir do que remediar, desligue o router quando sair de casa, principalmente se o plano é ausentar-se durante vários dias.
Isto pode muitas vezes ser realizado na aplicação do router sem que perca acesso remoto, podendo ativá-lo sempre que pretender.