Consumo na Black Friday aumenta 12% face a 2022

O Black Friday continua a ser uma altura intensa de compras, com os utilizadores a aproveitarem os muitos descontos que surgem nesta altura.

Segundo a SIBS, o consumo em 2023 aumentou 12% face ao ano anterior.

black friday sale smartphone descontos shopping compras
Publicidade

Consumidores gastaram mais 12% esta Black Friday quando comparado com o ano anterior

O comércio online e os pagamentos MB WAY continuam a ganhar peso no comércio em Portugal.

Nas compras de Black Friday em 2023 foi registado um aumento de 12% (vs a Black Friday de 2022) e 14% na Black Week (vs a Black Week de 2022).

Na Black Friday de 2023, mais de um quinto (24%) do valor gasto pelos portugueses foi em compras online. Um peso que supera em 2 pontos percentuais o valor de compras online registado no ano passado.

Em linha com este crescimento do comércio online, o MB WAY continua a ganhar destaque e a assumir-se cada vez mais como um dos métodos de pagamento preferidos em Portugal. Na Black Friday deste ano, registou-se um crescimento de 63% face a 2022.

Também no que diz respeito às compras físicas, registou-se um crescimento de 68% na utilização do MB WAY como método de pagamento, face ao último ano. A utilização do MB WAY mantém assim a tendência de crescimento pela sua conveniência, simplicidade e segurança.

valor de compras black friday sibs

No que diz respeito ao valor médio das compras, verifica-se uma diminuição de 4% face ao período homólogo, passando de 40,4 euros (em 2022) para 39 euros (em 2023).

Apesar da diminuição do ticket médio de compra, continua a verificar-se um aumento do valor gasto neste período face ao restante mês de novembro de 2023 (+14%).

valor de compras black friday sibs

Nos últimos anos, os consumidores têm vindo a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week (entre 20 e 25 de novembro), acompanhando as campanhas comerciais relacionadas com este período.

Neste contexto, durante a Black Week, verificou-se um aumento de 14% no valor de compras totais face a 2022. Em linha com esta evolução, a variação em euros do total de compras na Black Friday também registou um aumento de 12% face a 2022.

valor de compras black friday sibs

Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos continuam a verificar-se nas categorias de “Moda e Acessórios” (+167% face à média diária do mês de novembro), “Beleza Cosméticos e Perfumes” (+143%), “Material Desportivo e Recreativo” (+85%).

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory