IRIS2 será o concorrente europeu da Starlink e deverá estar pronto em 2030

Depois do lançamento do Starlink, a União Europeia colocou mãos à obra para desenvolver a sua própria constelação de satélites.

A IRIS2 foi adjudicada à empresa espanhola SpaceRise e deverá estar pronta a operar em 2030.

funcionalidade SOS satelite apple iphone 14 - 4
Publicidade

União Europeia começou a construir a IRIS2, a sua alternativa à Starlink

Adiciona o Techbit ao Google:

Depois do lançamento e popularização do Starlink da SpaceX, a União Europeia procurou colocar mãos à obra para desenvolver a sua própria constelação de satélites de 290 satélites para criar um sistema de comunicações via satélite.

Nasceu assim o projeto IRIS2 cujo desenvolvimento deu agora um passo importante ao ser adjudicada a sua construção à empresa espanhola SpaceRice, um consórcio das empresas SES, Eutelsat e Hispasat.

E esta empresa irão somar-se também uma lista de outras empresas que irão também contribuir para este projeto: Thales Alenia Space, OHB, Airbus Defence and Space, Telespazio, Deutsche Telekom, Orange, Hisdesat e Thales SIX.

Aproveite a campanha:

worten black friday

Este desenvolvimento irá representar um investimento de 6 mil milhões de euros, 60% pagos pela Comissão Europeia e 40% por privados, e que deverá estar em operação a partir de 2030. No entanto, os analistas apontam para uma derrapagem para os 10 mil milhões de euros no final do projeto.

Leia também  Sony LYTIA 720 pode levar vídeo 4K a 60fps a telemóveis mais baratos

A construção desta mega constelação de satélites servirá como alternativa à Starlink (como o Galileo é alternativa ao GPS) e permitirá entregar um serviço de comunicações seguro e resiliente para os utilizadores europeus.

iris2

No caso do IRIS2 irá contar com uma mistura de satélites de órbita baixa (LEO), órbita média (MEO) e órbita geoestacionária GEO para garantir uma cobertura integral com menos satélites, embora tenha uma maior latência que as soluções que apostam só numa órbita baixa.

O número de satélites será também muito inferior à concorrência já que o Starlink conta com 30 000 de órbita baixa, o Guowang , projeto chinês, com 13 000 e o Kuiper da Amazon tem permissão para lançar 3200 satélites.

Sobre o autor

Aproveite a campanha:

worten black friday

Deixe um comentário

Blogarama - Blog Directory

Já nos segues no Google News?

Close Welcome Bar