Se está habituado a ver vídeos em máxima qualidade no YouTube, poderá ter de começar a pagar uma mensalidade para o fazer.
Ao que tudo indica, a Google poderá introduzir alterações na sua plataforma de vídeo, passando a limitar o 4K a subscrições Premium ativas.
Ver vídeos em 4K no YouTube pode passar a ser uma funcionalidade paga
O YouTube é hoje uma das maiores plataformas de vídeo, sendo utilizada por milhões de utilizadores a nível mundial.
Nesta plataforma é possível encontrar todo o tipo de conteúdos e vê-los, dependendo da forma como foram carregados, numa resolução até 4K. No entanto, isto poderá estar para mudar.
Numa tentativa de tirar proveito da crescente quantidade de dispositivos a reproduzir em 4K (como é o caso das SmartTV) e para encaminhar mais utilizadores para o pacote Premium, poderão ser impostos, brevemente, limitações ao modelo gratuito.
Segundo os rumores, a Google tem já em testes a integração da reprodução a 4K no seu pacote pago, limitando a visualização do plano gratuito a “apenas” 2K (1440p).
Desta forma, quem subscrever o Youtube Premium, lançado em 2018, além de estar livre de publicidades ao ver conteúdo, passa também a ter a exclusividade da reprodução em 4K.
No caso dos clientes do plano gratuito, embora os 2K seja mais que suficiente para ver todo o conteúdo com total qualidade, perdem assim acesso à reprodução com máxima qualidade dos conteúdos.
Não se sabe ao momento se a Google sempre vai avançar com esta limitação ou quando será implementada, mas é algo que se espera que seja aplicada nos próximos tempos.