Muitos se lembram certamente do Winamp, um dos clássicos leitores de música para Windows que era leve, completo e personalizável.
Depois de perder grande parte da sua relevância, foi agora lançado como plataforma de streaming na web.
Winamp regressa em versão web
O Winamp marcou uma geração que o utilizava no seu computador para reproduzir as músicas alojadas localmente.
Mais leve e simples que os concorrentes da altura, era ideal para equipamentos com pouco espaço disponível e permitia ainda uma grande personalização da interface.
Com o crescimento da internet e das plataformas de streaming, os utilizadores deixaram de armazenar localmente as suas músicas para passarem a utilizar o Spotify e outras plataformas idênticas levando o Winamp a ser muito menos utilizado.
Depois de passar de mãos em mãos, a marca é agora propriedade da Llama Group que relançou o popular software numa versão web, procurando explorar a grande base de 83 milhões de utilizadores que este software ainda detém.
Para isso, relançou-o como plataforma de streaming, ao estilo do Spotify, integrando música, áreas dedicadas a partilhar informação e notícias dos artistas e até uma secção dedicada a NFTs.
Infelizmente, por agora ainda não conseguiram captar muitos artistas, existindo apenas um pequeno número de alguns mais conhecidos e uma lista mais extensa de artistas mais desconhecidos.
Para quem pretender matar as saudades da antiga versão, por agora continua disponível para download a app para Windows.