Análise Bose SoundLink Flex – Uma coluna desenhada para os espaços exteriores

A Bose lançou recentemente uma nova coluna Bluetooth destinada a enfrentar todas as aventuras e desafios.

A Bose SoundLink Flex promete uma elevada qualidade de som aliada a uma grande resistência para que nunca lhe falte música em nenhuma situação.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar esta coluna Bluetooth e partilhamos agora a nossa análise e opinião.

analise bose soundlink flex 36 Bose SoundLink Flex
Publicidade

Bose SoundLink Flex Review – Uma coluna Bluetooth com som de qualidade que pode usar em qualquer lugar

Lançada há pouco tempo, a Bose SoundLink Flex é uma coluna Bluetooth em formato de comprimido desenhada para ser utilizada em espaços exteriores ou ambientes mais adversos.

Com uma construção exterior em silicone e uma estrutura em aço, está preparada para aguentar pancadas e quedas, além de incluir certificação IP67 para resistir à água e poeiras.

Para facilitar o transporte, traz uma correia de tecido que pode também ser utilizada para a pendurar em algum lado enquanto executa outras tarefas.

Com cerca de 600 gramas e 9 cm (A) x 20,1 cm (L) x 5,2 cm (P), esta coluna apresenta um desenho ergonómico que a torna fácil de usar.

analise bose soundlink flex

Com tecnologia PositionIQ promete reconhecer automaticamente a orientação para otimizar a distribuição de som.

Em termos de conectividade, utiliza Bluetooth 4.2 para conectar ao smartphone e suporta o codec standard SBC.

Segundo a marca, oferece uma autonomia de 12 horas e pode ser carregado por USB-C.

Para obter maior controlo sob a coluna pode ser utilizada a app Bose Connect e pode ser criado um efeito Stereo usando o modo Party para conectar a outras colunas Bose.

Na caixa

  • Coluna Bose SoundLink Flex
  • Cabo de carregamento USB-C para USB-A (preto)
  • Guia rápido
  • Ficha de segurança
analise bose soundlink flex

Construção com materiais duráveis e design ergonómico

Na construção da Bose SoundLink Flex, a marca apostou na utilização de materiais resistentes e duráveis de forma a aguentarem os vários desafios dos espaços exteriores.

Se no interior da coluna encontramos uma construção em inox para aumentar a durabilidade dos componentes, no exterior temos uma construção em silicone que lhe oferece uma sensação de toque suave e confortável.

analise bose soundlink flex

Na frente encontramos o logo da Bose centrado e uma grelha pontilhada que protege os drivers.

analise bose soundlink flex

No topo, estão posicionados 5 botões que permitem controlar a coluna: Ligar/Desligar/Bateria, Diminuir volume, Colocar Play/Pausa, Aumentar volume e Bluetooth.

analise bose soundlink flex

Já do lado direito, encontramos uma pega de tecido que permite agarrar a coluna ou pendurá-la em algum lado.

analise bose soundlink flex

Por fim, à esquerda, foi colocado um conector USB-C que permite carregar a coluna e, por trás, encontramos uma saída de som do baixo.

Com IP67, esta coluna pode ser submersa até 30 minutos e apresenta proteção ao pó e poeiras. Além disso, está desenhada para resistir a choques e quedas, podendo ser usada nos ambientes mais exigentes.

Bose Connect – App de companhia para a coluna

Para complementar a utilização da Bose SoundLink Flex está disponível a aplicação Bose Connect para Android e iOS.

Através desta App consegue saber a bateria restante, ver a que dispositivo está conectada e qual o histórico de equipamentos conectados, definir um temporizador para desligar e controlar as músicas em reprodução.

analise bose soundlink flex

Além disso, pode ser configurado o modo festa que permite conectar outras colunas Bose para criar um efeito Stereo.

A aplicação é simples e fácil de utilizar, embora tenha sido necessário tentar várias vezes o emparelhamento com a coluna até conseguir configurar.

Infelizmente, não existe nenhum equalizador que possa ser utilizado para personalizar o som da coluna.

analise bose soundlink flex

Qualidade de som e chamadas da Bose SoundLink Flex

Tendo em conta que é uma coluna Bluetooth alimentada por bateria, a Bose SoundLink Flex oferece um bom som no segmento em que se insere.

Os drivers principais estão posicionados na frente da coluna, enquanto o baixo está virado para a ranhura posicionada na parte traseira.

analise bose soundlink flex

Embora não seja a melhor coluna que a Bose já produziu, consegue transmitir médios e agudos com boa qualidade e sonoridade e que permite distinguir a voz dos diversos instrumentos.

Já o baixo, embora se note a sua presença e ofereça um desempenho satisfatório, não tem o destaque que deveria ter para dar vida às músicas ou para dar uma abordagem mais cinematográfica aos filmes e séries.

analise bose soundlink flex

Infelizmente o som reproduzido não é 360º, sendo importante a forma como colocamos a coluna para extrair todo o potencial. No entanto, o volume máximo é alto, sem grandes distorções, sendo capaz de encher uma sala.

analise bose soundlink flex

Uma vez que pode ser utilizada em qualquer posição, inclui a tecnologia PositionIQ que permite otimizar o som consoante a orientação. Embora se perceba uma ligeira mudança do som, esta não é muito evidente.

analise bose soundlink flex

Microfone para realizar chamadas

A Bose SoundLink Flex oferece também um microfone que pode ser utilizado para fazer chamadas, sendo a qualidade de captação boa.

Conectividade

Em termos de conectividade, esta coluna oferece bluetooth 4.2 com codec de bluetooth standard SBC. Este é um dos pontos onde desilude, uma vez que se esperava uma versão superior e o suporte a outros codecs de melhor qualidade.

Esta coluna não permite a conexão ao WiFi, não existindo assim integração com Spotify nem com assistentes virtuais.

analise bose soundlink flex

Autonomia

Em termos de autonomia, a Bose SoundLink Flex registou cerca de 11:32 minutos de reprodução de áudio, um valor aproximado às 12 horas prometidas pela marca.

Além disso, o carregamento foi realizado em cerca de 4 horas através de USB-C, um valor que corresponde também aos valores anunciados.

analise bose soundlink flex

Em resumo…

Com a Bose SoundLink Flex, a marca americana procurou oferecer uma coluna desenhada para a mobilidade e para resistir às exigências dos espaços exteriores ou de utilizações em ambientes mais complexos.

Com uma construção de boa qualidade aliada a uma certificação IP67 e uma resistência a quedas, está preparada para qualquer ambiente.

analise bose soundlink flex

Ao nível da mobilidade, não é muito pesada e apresenta um design ergonómico, o que facilita o seu transporte e utilização em movimento.

Ao nível do som, oferece uma boa qualidade sonora, especialmente nos médios e agudos. Já os baixos são apenas satisfatórios, sabendo ligeiramente a pouco. Além disso, o som não é 360º, havendo diferenças consoante o ângulo em que se ouve.

analise bose soundlink flex

Quanto à autonomia, cumpre com os 12 horas anunciados pela marca e as 4 horas de carregamento.

Para complementar a utilização da coluna, pode ser utilizada a APP Bose Connect, embora não apresente grande utilidade no caso desta coluna.

analise bose soundlink flex

Em termos de conectividade, este é outro ponto menos positivo, uma vez que se limita apenas a Bluetooth 4.2 e ao codec standard de bluetooth SBC que também não permite extrair todo o potencial das músicas.

A Bose SoundLink Flex pode ser adquirida por um preço a começar nos 129,99€.

O Techbit agradece à Bose a cedência desta coluna para análise.

Bose SoundLink Flex

129,99€
8.5

Design

8.5/10

Funcionalidades

8.0/10

Qualidade de som

9.0/10

Autonomia

9.0/10

Conectividade

8.0/10

Pros

  • Boa qualidade de construção
  • Boa autonomia
  • Bons médios e agudos

Contras

  • Apenas Bluetooth 4.2 e codec SBC
  • Baixo pouco evidente
  • Integração com app limitada e falta de equalizador
nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory