Análise iRobot Roomba i3 – A solução para uma casa sempre aspirada

A aspiração da casa é uma das lides domésticas que muitas vezes é adiada vezes sem conta, quer por falta de tempo ou por ser uma tarefa indesejada por muitos.

No entanto, como o pó se acumula diariamente, é importante que esta seja uma tarefa realizada com regularidade.

Se procura uma forma simples e rápida de ter a sua casa sempre aspirada, conheça a nossa análise do robot de aspiração iRobot Roomba i3 e descubra uma ferramenta fantástica para as suas lides domésticas.

analise irobot roomba i3
Publicidade

iRobot Roomba i3 – A solução para uma aspiração regular da sua casa

Com a vida cada vez mais agitada que levamos, o tempo que utilizamos para as lides domésticas pode não ser muitas vezes o desejado.

De forma a simplificar a limpeza da sua casa, os robot de aspiração podem ser uma solução para manter a casa sempre limpa e reduzir o tempo perdido a aspirar cada divisão com um aspirador tradicional.

analise irobot roomba i3

No mercado existem vários modelos disponíveis, sendo a iRobot uma das principais marcas deste tipo de equipamento.

Nas últimas semanas, tivemos a oportunidade de testar o iRobot Roomba i3, um robot de entrada de gama, mas que responde de forma exímia aquilo para que foi construído, manter a casa limpa.

Características gerais

O iRobot Roomba i3 é um robot de aspiração de entrada de gama que permite aspirar a casa de forma autónoma sempre que o utilizador pretender, através de agendamentos regulares ou de automatismos (ex. começar a aspirar quando o utilizador sai de casa).

Na versão que testámos, na caixa vem incluído o robot de aspiração e a base de carga. No entanto, pode ser adquirida a versão iRobot Roomba i3+ que acrescenta uma base de descarga do lixo para que não tenha de se preocupar em estar constantemente a descarregar o depósito.

O iRobot Roomba i3 tem um peso de 3,18 Kg, 34,2 cm de diâmetro e 9,25 cm de altura. Já a sua base tem 31 cm de largura, 38,35 cm de profundidade e 48,26 cm de altura.

analise irobot roomba i3

Com suporte para WiFi, permite a integração com a aplicação da marca, de forma a controlar a operação de aspiração, além de permitir a integração com Google Assistant (através do Google Home) e com a Amazon Alexa.

Ao nível da autonomia, promete 90 minutos de aspiração e um tempo de carregamento de 2 horas.

O iRobot Roomba i3 pode ser adquirido no site oficial ou numa loja da especialidade, tendo um preço recomendado de 449,99€. Já a versão iRobot Roomba i3+ tem um custo de 699,99€.

analise irobot roomba i3

Aspeto e funcionalidades

Embora seja um robot de entrada de gama, o iRobot Roomba i3 apresenta um aspeto elegante e cuidado que encaixa bem na decoração da casa.

As laterais são em plástico cinza escuro e na frente encontramos um plástico brilhante, a imitar vidro, onde se encontra o sensor de choque para detetar obstáculos.

analise irobot roomba i3

Na parte superior, encontramos uma zona de tecido que circunda uma zona de plástico cinza claro onde se encontram os botões de controlo e o logo da marca. É também nesta zona que se encontra o sensor RCON que serve para detetar a posição da base.

No botão de ligar/desligar, existe um LED a circundar o botão que indica o estado do iRobot Roomba i3 com os seguintes comportamentos:

  • Luz branca a piscar – A carregar
  • Luz branca fixa – Carregado
  • Luz vermelha a piscar – Pouca bateria
  • Luz azul a piscar – Zona de sujidade detetada
  • Luz azul fixa – A voltar à base
analise irobot roomba i3

Na parte inferior, encontram-se a zona de aspiração, uma escova rotativa e as borrachas centrais (ideias para quem tem animais de estimação), assim como quatro sensores de desnível para detetar escadas e um sensor ótico de chão responsável pela orientação e que otimiza a trajetória em linhas. É neste local que encontramos também o depósito de 0,4L para o lixo.

A base é bastante simples, e conta apenas com um sensor RCON para comunicar a sua posição com o robot.

analise irobot roomba i3

Aplicação iRobot Home e configuração inicial

A operação do robot pode ser controlada através dos botões físicos presentes na parte superior. No entanto, para retirar o máximo de vantagens das suas funcionalidades, é importante integrá-lo com a recém-lançada aplicação iRobot Home disponível para Android e iOS.

Para configurar o iRobot Roomba i3, basta tirá-lo da caixa, ligar a base onde pretende deixar o robot em repouso e descarregar a aplicação oficial.

analise irobot roomba i3 - irobot home

Depois, basta seguir as indicações presentes na aplicação de forma a conectar o robot ao seu smartphone ou tablet e à sua rede WiFi. Neste passo, chamamos à atenção que deverá conectar o robot a uma rede 2.4 GHz, uma vez que não são suportadas as redes de 5GHz.

Após a configuração, terá então acesso ao irobot na aplicação, podendo controlar a limpeza através de qualquer ponto do mundo, desde que a sua ligação WiFi de casa se encontre sempre ativa.

Quanto à aplicação, esta é partilhada por toda a família iRobot, fazendo com que algumas opções não se encontrem ativas neste robot.

analise irobot roomba i3 - irobot home

Como este equipamento não dispõe de câmara nem opção navegação inteligente, não será possível configurar a limpeza de uma divisão específica da sua casa, tendo de ativar sempre a limpeza da casa completa.

A aplicação é bastante simples e intuitiva, permitindo controlar facilmente toda a operação e ver o historial de limpezas.

analise irobot roomba i3 - irobot home

Ao abrir a aplicação, surge logo uma imagem do iRobot na parte superior, assim como o nível de carga e o estado de operação. Logo abaixo, encontra um botão para iniciar a limpeza, permitindo uma forma fácil e rápida de iniciar a limpeza.

Navegando para baixo, encontra uma opção de programação das limpezas, onde pode agendar dias e horas para a aspiração automática.

Na zona de historial, irá encontrar todos os registos das aspirações, onde pode ver o tempo de operação, o tempo de pausa/carregamento, as zonas de sujidade elevada encontradas e um mapa com as zonas de aspiração. Infelizmente não há forma de guardar este mapa, sendo criado um novo sempre que se inicia a aspiração.

analise irobot roomba i3 - irobot home

Por fim, nas configurações, é possível alterar as definições de WiFi, alterar o idioma e personalizar algumas definições do robot, como por exemplo, decidir se continua a aspirar ou se regressa à base quando o depósito está cheio ou se pretende que o aspirador faça 1 ou 2 passagens em cada aspiração.

Integração do iRobot Roomba i3 com o Google Assistant e Google Home

Se pretender, poderá integrar o seu iRobot Roomba i3 com o assistente da Google. No entanto, esta não é uma opção que irá encontrar na aplicação iRobot Home.

Para realizar esta conexão, necessita de utilizar a aplicação Google Home e fazer a configuração através dessa aplicação da Google. Para isso, basta seguir os passos seguintes:

  • Instalar e abrir o Google Home
  • Caso ainda não o tenha feito, crie a sua casa
  • Carregue, no canto superior esquerdo, no +
  • Escolha a opção Configurar dispositivo
  • Selecione Funciona com o Google
  • Na lista, procure iRobot Smart Home e carregue em Link
  • Ao abrir a aplicação iRobot, carregue em Concordar e associar
analise irobot roomba i3

Funcionamento e Limpeza

Chegamos agora à parte mais importante, a da capacidade de limpeza do iRobot Roomba i3.

Antes de avançarmos neste tópico, é importante relembrar que este aspirador não irá substituir por completo um aspirador tradicional, embora permita garantir um nível de aspiração que permite reduzir, e muito, a quantidade de vezes que necessitará de aspirar.

Modo de aspiração

Ao iniciar a aspiração, este robot irá realizar um percurso em retas paralelas, ao longo de toda a casa, garantindo que cobre todas as divisões e todos os espaços onde consegue passar.

Ao encontrar uma zona com obstáculos (parede, pernas de cadeiras, portas, etc) o iRobot Roomba i3 irá embater, utilizando o sensor de choque para perceber que não poderá passar, fazendo com que tente contornar o objeto ou que volte para trás para continuar a sua movimentação em retas paralelas.

analise irobot roomba i3

Ao longo da aspiração, o robot irá registar que existe ali um obstáculo e irá começar a travar antes de embater (esta memória é só valida durante a aspiração em curso. Sempre que iniciar uma nova operação, volta a mapear do zero).

Na sua movimentação, se encontrar um obstáculo baixo, como um tapete ou uma ligeira elevação, o iRobot Roomba i3 tem capacidade de o ultrapassar. Durante os nossos testes, o robot conseguiu passar por grande parte destes obstáculos, embora tenha tido dificuldades com a perna de um estendal. Esta elevação foi considerada transponível pelo robot, embora tenha ficado preso 1 ou 2 vezes, obrigando a uma interação manual para o ajudar a pousar totalmente no chão.

analise irobot roomba i3

De forma limpar o chão, conta com um sistema triplo de limpeza, composto por umas escovas de borracha multissuperfície, de uma escova de limpeza rotativa de cantos e rodapés e de uma zona de aspiração que a marca publicita ser 10x mais potente que o Roomba Série 600.

Conta ainda com uma tecnologia de Dirt Detect, que deteta zonas mais sujas e concentra uma maior ação de limpeza naquele local.

analise irobot roomba i3 - irobot home

Ao nível de barulho a aspirar, é menor que um aspirador convencional, mas é facilmente audível por quem estiver na divisão. No entanto, é uma aspiração “amiga dos animais de estimação”. O meu gato foge sempre do aspirador convencional, mas andava ao lado deste sem qualquer problema.

Qualidade de limpeza

Durante os nossos testes, o iRobot Roomba i3 testámos a aspiração em várias superfícies e com diferentes tipos de sujidade.

Com uma passagem por toda a casa, este robot foi capaz de retirar grande parte da sujidade das várias divisões, apresentando uma capacidade de sucção bastante satisfatória. Quando falamos de sujidade, referimo-nos a pó, pelos de gato, sílica ou outro tipo de lixo que poderia estar no chão, não havendo grande resistência do robot em aspirar.

analise irobot roomba i3

Se este já seria um resultado mais ao menos esperado, a grande dúvida residia na capacidade de aspirar um tapete, muitas vezes cheio de pelos de gato, onde mesmo com o aspirador normal por vezes se tornava uma tarefa demorada.

Para grande surpresa, o tapete ficou bem aspirado, com praticamente todos os pelos removidos, muito graças à escova de borracha que se encontra debaixo do iRobot. Nesta zona, notava-se um abrandamento do robot, dando para perceber que estava a condensar um maior esforço de limpeza, embora não fosse depois identificado pelo Dirt Detect como um ponto de acumulação de sujidade.

analise irobot roomba i3

No geral, o iRobot Roomba i3 tornou-se uma grande ajuda, passando a ser uma peça fundamental nas lides domésticas. Estava configurado para aspirar todo o dia, mantendo assim a casa constantemente livre de sujidade e de pelos de gato.

Para melhores resultados, aconselhamos que ativem a opção de fazer duas passagens por cada aspiração, de forma a garantir que tudo fica corretamente limpo.

analise irobot roomba i3

Limitações do iRobot Roomba i3

No entanto, foram identificados alguns pontos menos bons durante a aspiração. Como a navegação é realizada em linhas paralelas, existiam vários pontos, como a mesa de jantar e as respetiva cadeiras, onde o embate com as pernas fazia com que a passagem não fosse tão exímia, podendo deixar algum resto de lixo, embora em pouca quantidade.

Além disso, como apenas dispõe de uma escova rotativa de um dos lados, por vezes acabava por apanhar lixo antes deste chegar à zona de aspiração, projetando para fora do raio de ação do aspirador. Nestes casos, o lixo poderia ser atirado para zonas onde já foi feita a passagem, fazendo com que ficassem alguns restos de lixo indesejados.

Ainda nesta escova rotativa, e como seria de esperar, ao apanhar cabelos compridos no chão, estes acabavam por ficar presos, sendo necessário estar a retirar posteriormente. Além dos cabelos, haviam pelos da própria escova que se soltavam e se prendiam nesta zona, obrigando assim a uma manutenção regular.

analise irobot roomba i3

O depósito foi, no início, suficiente para aspirar a casa toda, mas, com a utilização, e devido à grande quantidade de pelo, era comum o sensor de depósito cheio ficar sujo, fazendo com que o robot considerasse que estava sem mais capacidade no depósito e regressasse à base para ser esvaziado.

Por último, tendo em conta que o sistema de navegação é simples, é importante que este nunca seja removido do seu trajeto de forma manual sob pena de se perder e não conseguir voltar a encontrar a base. Se precisar de colocar em pausa ou enviar para casa, use sempre os botões ou a aplicação.

analise irobot roomba i3

Manutenção do iRobot Roomba i3

Tratando-se de um aspirador, é importante ter em atenção a sua manutenção para garantir um correto funcionamento. Além de esvaziar o depósito depois de cada aspiração, é importante assegurar o bom estado de limpeza dos sensores, das escovas e do filtro.

Segundo a marca, esta deve ser a frequência de manutenção dos vários componentes:

  • Depósito – Sempre que necessário
  • Filtro – Uma vez por semana (duas se tiver animais de estimação)
  • Escova lateral – Todos os meses
  • Sensor de depósito cheio – A cada duas semanas
  • Escova multissuperfície – Uma vez por mês (duas se tiver animais de estimação)
  • Sensores e contactos de carga – Todos os meses
analise irobot roomba i3

Autonomia

A marca anuncia para o iRobot Roomba i3 uma autonomia de 90 minutos e um tempo de carregamento de 2 horas.

Na nossa experiência, os valores apresentados são verdadeiros. Com uma área de 65 metros quadrados para aspirar, o aspirador conseguiu fazer duas passagens (cerca de 60 minutos) acabado ainda com alguma bateria.

Caso tenha um espaço maior, não tem de ficar preocupado, uma vez que o iRobot Roomba i3 tem um sistema que permite voltar à base automaticamente para carregar, retomando a aspiração mal tenha a bateria completa.

analise irobot roomba i3

A nossa opinião do iRobot Roomba i3

As lides domésticas começam a ser cada vez mais simples e os robot de aspiração são, sem sobre de dúvida, um grande aliado para tratar da parte da aspiração.

Neste segmento, o iRobot Roomba i3 apresenta-se como um modelo de entrada de gama, apresentando um número reduzido de tecnologias como a câmara ou outros sensores úteis durante o processo de aspiração e de orientação.

analise irobot roomba i3

No entanto, mesmo com algumas limitações, este aspirador cumpre com o que promete e mantém a casa limpa de forma simples e rápida.

Nos nossos testes, apresentou uma excelente capacidade de sucção, sendo capaz de aspirar quase tudo e até de retirar todos os pelos de um tapete, algo que por vezes até para um aspirador convencional é um desafio.

Toda a integração com a aplicação iRobot Home, com o Google Home e com o Google Assistant foi executada com sucesso, permitindo gerir a operação do robot com grande facilidade através de qualquer sítio.

analise irobot roomba i3

Com um preço de 449,99€, e podendo ser encontrado muitas vezes mais barato em promoção, esta poderá ser uma opção para quem quer uma aposta segura, com um nível de aspiração que não irá desiludir e com integração com o assistente, mantendo toda a casa limpa com regularidade.

Se olharmos à concorrência, a Xiaomi deverá ser uma das principais alternativas, apresentando opções que incluem uma mopa para complementar a limpeza por um preço similar.

O Techbit agradece à iRobot a cedênca do iRobot Roomba i3 para análise.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade