Com o inverno a aproximar-se, os dias e as noites começam a ficar cada vez mais frios e a pedir que se comece a aquecer as casas.
Para quem não tem uma lareira ou ar condicionado em casa, o aquecedor é muitas vezes a melhor solução.
Nos últimos dias tivemos a oportunidade de testar o Mi Smart Space Heater S, um aquecedor por convecção inteligente da Xiaomi.
Conheça a nossa opinião e análise deste aquecedor.
Mi Smart Space Heater S Review – Aqueça a sua casa rapidamente com este aquecedor da Xiaomi
Para quem necessita de aquecer a casa com um aquecedor, a Xiaomi tem uma excelente proposta que promete aquecer divisões em poucos minutos.
Falamos do Mi Smart Space Heater S, um aquecedor por convecção com potência de 2200W que emite calor bidirecional que aquecer as divisões de forma silenciosa e em minutos.
Integra 72 elementos de aquecimento no seu interior, sendo indicado para espaços até 46 m2, e traz certificação IP4X para permitir utilizar o aquecedor na casa de banho ou outros locais mais húmidos.
Tem incorporado um termostato regulável que permite saber sempre a temperatura do espaço ambiente e reduzir automaticamente a potência quando é atingida a temperatura ideal.
De forma a poder ser controlado remotamente, o Mi Smart Space Heater S integra conexão Wi-Fi que permite que o ligue e altere as configurações a partir de qualquer lugar.
Tem também integrado um suporte de secagem que permite colocar até 1.5 kg de roupa a secar ou a toalha de banho a aquecer.
O Mi Smart Space Heater S pode ser adquirido com preço a começar nos 95€.
Na caixa
- Aquecedor Elétrico Xiaomi Mi Smart Space Heater S
- Parafusus
- Chave de Fendas
- Bases
- Manual de Utilizador
Design e qualidade de construção
O Mi Smart Space Heater S apresenta um aspeto simples e minimalista que encaixa em qualquer decoração.
Em termos de dimensões, mede 526 x 780 x 216 mm e pesa apenas 5.7 kg.
Apresenta uma boa construção, sendo quase todo em alumínio, tirando os pés que são construídos em plástico.
Na frente, encontramos uma das grelhas por onde é lançado o calor, assim como um suporte de secagem onde se pode pendurar roupa.
No topo, encontramos outra das saídas de calor, enquanto na parte inferior encontramos a grelha por onde entra o ar frio.
Por fim, na lateral direita encontramos ainda o painel para controlo manual das várias configurações deste aquecedor.
Na construção notam-se alguns pormenores que fazem uma grande diferença. Os cantos são arredondado para serem mais seguros tanto para adultos como para crianças e as pernas são antiderrapantes.
Instalação e configuração
A montagem do Mi Smart Space Heater S é bastante simples. Este aquecedor já vem praticamente montado dentro da caixa, sendo apenas necessário aparafusar os pés que vêm desmontados.
Depois de tudo montado, ligue o aquecedor à tomada e instale no seu smartphone a app Mi Home onde deve adicionar o novo aquecedor.
Para isso, basta carregar no + no canto superior direito e seguir os passos indicados. É importante referir que o Mi Smart Space Heater S suporta apenas redes Wi-Fi 2.4 GHz.
Como inclui certificação IP4X, este aquecedor pode ser instalado numa casa de banho sem que tenha de se preocupar com a humidade característica do banho.
Funcionamento da app Mi Home
Para controlar o Mi Smart Space Heater S, a Xiaomi oferece a Mi Home, disponível para Android e iOS, uma app bastante intuitiva e simples de utilizar.
Ao entrar nas opções do Mi Smart Space Heater S, surge logo no topo um botão para ligar.
Depois de ligar, surge, no topo, uma indicação qualitativa da temperatura ambiente, se está confortável ou não, e desbloqueia as restantes opções.
Passa assim a ser possível definir a temperatura a que quer que aqueça (18 até 28º), agendar um desligar automático (1, 3, 6, 9 ou 12 horas) ou ligar/desligar as luzes de estado no aquecedor, ativar/desativar o som ou ativar o bloqueio de crianças.
Embora esteja escondido, é também possível encontrar a informação da temperatura a que está o espaço onde o aquecedor está inserido.
Para isso, deve carregar na temperatura que surge no topo da página inicial da app Mi Home, onde irá encontrar a temperatura que o Mi Smart Space Heater S está a registar.
É importante destacar que a temperatura na página inicial não se atualiza sozinha, sendo necessário abrir esta opção sempre que quiser saber os ºC em tempo real.
Como o Mi Smart Space Heater S utiliza uma conexão Wi-Fi ao router de sua casa, pode ser controlado a partir de qualquer lado. Ou seja, se está a sair do trabalho ou de outro sítio e quer colocar a casa a aquecer, pode fazê-lo através da app oficial.
Em termos de assistentes virtuais, não existe nenhuma skill da Amazon Alexa compatível com este aquecedor, sendo apenas possível utilizar o Google Assistente para este fim.
Desempenho no aquecimento dos espaços
Chegamos agora à parte mais importante, o desempenho real deste aquecedor.
Relembramos que este é um aquecedor de 2200W, ou seja, com uma potência elevada necessária para realizar o aquecimento rápido que a marca promete.
Este é um aquecedor por convecção, onde o ar frio entra nas grelhas de baixo e é lançado, já quente, pelas duas grelhas que se encontram na parte superior.
Este processo é totalmente silencioso, sem uso de ventoinha, sendo ideal para utilizar durante a noite. Como este aquecimento utiliza ar natural, e ao contrário do ar condicionado, não seca a garganta nem provoca secura nos olhos.
Na prática, este aquecedor é bastante rápido a aquecer, bastando uns seguros para que a temperatura eleve e fique confortável e estável.
Testámos este aquecedor numa casa de banho com 8 m2, tendo a temperatura subido de 20 ºC para cerca de 24/25 ºC em apenas 5 minutos.
Ao usar num espaço mais abrangente, o aumento de temperatura é mais lento e pode levar 10 a 20 minutos até a temperatura se começar a sentir e atingir uma temperatura confortável.
Estes valores irão, certamente, depender da área da divisão a aquecer e o isolamento aplicado, mas conseguirá certamente um bom desempenho de aquecimento.
Assim que o termostato deteta que o espaço alcançou a temperatura indicada, reduz a potência para mentar apenas a temperatura estável. O termostato presente já permite ter uma ideia da temperatura na divisão, mas notou-se que tem uma margem de erro para a temperatura real do espaço.
Em termos de consumo, registámos 2270 W no período de aquecimento intensivo e 940 W depois do Mi Smart Space Heater S detetar que atingiu a temperatura pretendida e reduzir a potência.
Para facilitar a secagem de roupa ou o aquecimento de uma toalha ou roupa, este aquecedor inclui um suporte de secagem que é muitas vezes considerada uma pega, algo que é preciso ter em atenção face às temperaturas que atinge.
Este suporte tanto pode ser utilizado para colocar roupa molhada ou toalhas, tendo um peso máximo permitido de 1.5 kg.
Por fim, na lateral, encontramos uns controlos manuais que permite controlar as várias opções do aquecedor sem ser necessário o uso de app.
Em resumo…
O Mi Smart Space Heater S é um aquecedor com selo de qualidade Xiaomi que promete um bom aquecimento das divisões da sua casa.
Este aquecedor apresenta-se com uma potência de 2200 W, ideal para permitir aquecer depressa os espaços.
Além de um grande poder calorífico, permite ainda ser controlado por uma aplicação, para que o possa ligar a partir de qualquer lugar.
O Mi Smart Space Heater S pode ser adquirido com preço a começar nos 95€, um preço um pouco alto para um aquecedor, mas que se torna interessante quando somamos a parte conectável e a elevada capacidade de aquecimento.
Necessito de saber o consumo mensal do aquecedor
Bom dia
O consumo mensal irá sempre depender da utilização de cada um e do tempo em que estiver ligado.
Como descrito no artigo e a informação que conseguimos dar é:
“Em termos de consumo, registámos 2270 W no período de aquecimento intensivo e 940 W depois do Mi Smart Space Heater S detetar que atingiu a temperatura pretendida e reduzir a potência.”