Análise Sony Inzone Buds – Earbuds com cancelamento de ruído para os fãs do gaming

O mercado está repleto de earbuds para todos os gostos e carteiras. Desde os mais simples e baratos aos mais requintados e tecnológicos, a escolha é imensa.

No entanto, existem alguns produtos que se destacam da concorrência pela aposta em funcionalidades específicas que respondem às necessidades dos seus utilizadores.

Falamos dos Sony Inzone Buds, uns earbuds pensados tanto para quem gosta de se isolar a ouvir boa música como para os gamers que querem o melhor equilíbrio entre qualidade de som e latência.

Fique a conhecer a nossa análise e opinião a estes earbuds para gaming da Sony.

sony inzone buds analise
Publicidade

Sony Inzone Buds Review – Earbuds dedicados a gamers com cancelamento de ruído ativo

A Sony aliou-se à FNATIC para lançar uns earbuds destinado aos gamers para que possam ter toda a liberdade no momento de jogo.

Os Sony Inzone Buds são o resultado desta parceria que resultou nuns earbuds com boa qualidade e som que tanto permite ser usado tanto em jogos como no dia a dia.

Para entregar a melhor qualidade de som, inclui drivers de 8.4 mm e uma estrutura de diafragma Dynamic Driver X que se aliam à tecnologia de áudio espacial 360º para criar um ambiente envolvente.

sony inzone buds analise

Suporta cancelamento de ruído ativo, para que o barulho envolvente não seja um problema, e permite ligar a vários dispositivos, quer por Bluetooth LE ou adaptador USB para PC/smartphone e PS5.

Para personalizar o som, é possível instalar no Windows a app INZONE Hub que, além de um equalizador, permite personalizar várias configurações e criar um som personalizado ao ouvido de cada utilizador.

Já o microfone, apresenta uma elevada qualidade de gravação fruto do uso de um algoritmo de IA, treinado com mais de 500 milhões de amostras de voz, para aprender a reduzir o ruído ambiente.

sony inzone buds analise

Em termos de resistência à água e pó, apresenta uma certificação IPX4.

Quanto ao preço, os Sony Inzone Buds têm um preço de venda ao público de 200€. Atualmente, está em promoção a 169.90€ na PCDiga.

Na caixa

  • Sony Inzone Buds
  • Borrachas para ouvido de vários tamanhos
  • Cabo de carregamento
  • Manuais

Qualidade de construção e design

Os Sony Inzone Buds apresentam uma construção em plástico de boa qualidade, tendo uma sensação ao toque de robustez e durabilidade.

Com a caixa, este conjunto pesa 260 gramas, mas cada earbud pesa apenas 6.5 gramas, mostrando-se bastante leves e confortáveis para usar no ouvido por longas horas.

sony inzone buds analise

Em termos estéticos, a caixa não surpreende pelo design, sendo bastante simples e, curiosamente, muito próxima a uma caixa de anel de noivado.

No topo temos o logo da Sony e, na frente, um LED de estado.

sony inzone buds analise

Na parte de trás da caixa, encontramos um conector USB-C para carregamento.

sony inzone buds analise

Ao abrir, encontramos os dois earbuds nas extremidades e o adaptador USB-C no centro. Os três estão armazenados nos espaços específicos e presos por íman.

sony inzone buds analise

Cada earbuds tem, na face que fica fora da orelha, um botão tátil, e junto à borracha intra-auricular na extremidade, um microfone.

sony inzone buds analise

Já o adaptador, tem uma extremidade com um conector USB-C, um LED de estado na extremidade oposta e, na parte superior, um seletor entre conexão ao Mobile/PS5 ou PC.

sony inzone buds analise

Conforto na utilização e controlo tátil

Os Sony Inzone Buds adaptam-se bastante bem ao ouvido, quer pela forma como pelos vários tamanhos de borrachas disponíveis.

Ao colocar no ouvido, os earbuds assentam bastante bem, com bom encaixe no ouvido, não existindo a sensação que possam cair a qualquer momento.

sony inzone buds analise

Mesmo com movimentos mais bruscos ficam bem fixos no ouvido, podendo assim ser utilizados para correr.

O peso leve e o formato ergonómico ajudam a que possam ser utilizados durante várias horas sem que haja algum cansaço de os ter colocados.

Os Sony Inzone Buds são TWS (True Wireless Stereo) e podem trabalhar de forma independente.

Em termos de controlo, este é realizado através dos botões táteis presente em cada um dos earbuds.

sony inzone buds analise

Embora seja possível personalizar o que cada um faz, através de toque, toque duplo, toque triplo e longo, já traz algumas funções pré-definidas:

  • 1 Toque no lado esquerdo – Passagem entre os vários modos de cancelamento de ruído
  • 2 Toques no lado esquerdo – Não definido
  • 3 Toques no lado esquerdo – Não definido
  • Toque prolongado no lado esquerdo – Não definido
  • 1 Toque no lado direito – Aumentar volume
  • 2 Toques no lado esquerdo – Não definido
  • 3 Toques no lado esquerdo – Não definido
  • Toque prolongado no lado esquerdo – Baixar volume
  • Toque prolongado em ambos – Mudar entre modo Bluetooth e Modo adaptador USB

Para personalizar estes comandos, pode ser utilizada a app Inzone Hub, que iremos falar abaixo, apenas disponível para Windows.

Conexão multidispositivo

Os Sony Inzone Buds estão preparados para ligar a uma grande variedade de dispositivos, tornando-se assim totalmente versátil para acompanhar o jogo em diversas plataformas e locais.

Adaptador USB

Com o modo adaptador USB, conseguimos reduzir a latência na transferência do som, sendo garantido um valor sempre abaixo dos 30 ms.

sony inzone buds analise

Desta forma, a reprodução é mais imediata, sem atrasos, e oferece uma experiência muito mais completa e fiável quando o jogo é parte importante, como é o caso dos FPS.

Este adaptador permite conectar tanto ao smartphone/PS5 como ao PC, bastando para isso mudar apenas a seleção no slide físico posicionado no topo do dispositivo.

sony inzone buds analise

No caso da PS5, esta opção permite utilizar a tecnologia Tempest 3D AudioTech para maior realismo espacial.

Para selecionar a opção de reproduzir através do adaptador USB deve manter carregado ao mesmo tempo, em toque longo, no botão tátil dos dois earbuds.

No caso do smartphone, a utilização do adaptador dificulta um pouco a forma como seguramos no smartphone, acabando por estorvar quando estamos a jogar.

sony inzone buds analise

Bluetooth LE

Outra opção de conexão é através de uma ligação Bluetooth LE (de baixo consumo), sendo necessário explicitamente esta opção, uma vez que não suporta Bluetooth normal.

Tendo em conta este detalhe, caso seja o seu objetivo usar através desta tecnologia, é importante perceber se o seu smartphone suporta este tipo de ligação.

Basta assim emparelhar os Sony Inzone Buds com o seu equipamento e, depois, manter outra vez premido, em toque longo, o botão tátil dos earbuds para voltar ao modo Bluetooth.

No nosso caso, tivemos algumas dificuldades em que fosse reproduzido algum áudio, mesmo com a conexão feita, tendo sido identificado mais tarde a resolução para este problema. Neste caso, o problema surgiu com um Google Pixel 8 Pro.

sony inzone buds analise

Para o resolver, abrimos as definições de Bluetooth, abrimos as definições de conexão dos Sony Inzone Buds e ativámos a opção LE Audio.

É também nestas configurações que pode ativar o áudio espacial em alguns modelos.

Depois de tudo conectado corretamente, a ligação Bluetooth mostrou-se sempre estável.

Qualidade de som

Em termos de qualidade de som, os Sony Inzone Buds oferecem uma excelente qualidade.

O som é bastante bem distribuídos, com bons agudos e graves (personalizáveis através de equalizador) e com até pequenos detalhes, como instrumentos de fundo, a serem bem captados.

O áudio espacial é também uma grande ajuda, permitindo uma verdadeira experiência 360º, algo que é útil ao ouvir música, mas que se torna especialmente necessário durante os jogos.

sony inzone buds analise

Quando estamos, por exemplo, a jogar jogos de tiro, como o Counter-Strike, é possível identificar com muito mais facilidade de onde vem o som, conseguindo diferenciar a posição quer esteja em frente, dos lados ou atrás, dando assim uma grande vantagem para localizar o inimigo.

Para exemplificar o efeito do Áudio espacial, e para quem já tenha um equipamento com esta tecnologia, a Sony tem um vídeo de teste onde mostra como fica o áudio nas duas condições.

360 Spatial Sound Personalizer

Para garantir um match perfeito com a sua orelha e canal auditivo, os Sony Inzone Buds incluem uma tecnologia chamada 360 Spatial Sound Personalizer que permite otimizar o som para os seus ouvidos.

Para isso, conjugam uma foto da orelha com a reprodução de sons de teste de diafragmas e microfones de feedback para medir como o som preenche o seu canal auditivo e fazer esta otimização.

Cancelamento de ruído ativo

Os Sony Inzone Buds incluem 2 modos distintos de cancelamento de ruído, além da possibilidade de o ter totalmente desligado.

No modo ambiente, é apenas cortado uma pequena parte do som, permitindo ainda ouvir o espaço envolvente. Ideal para quando estamos a andar junto a estradas ou quando é necessário estar atento ao espaço envolvente.

sony inzone buds analise

Quando a ideia é entrar de forma emissiva na música ou jogo, existe o modo de cancelamento de ruído que anula totalmente o som envolvente. Esta funcionalidade funciona bastante bem e, embora possa falhar num ou noutro som, consegue praticamente sempre deixar o utilizador num mundo à parte, não sendo possível ouvir o que rodeia.

O conjunto de isolamento das borrachas e o cancelamento ruído oferecem uma experiência bastante boa neste ponto.

Qualidade em chamada e cancelamento de ruído do microfone

No que toca à captação de áudio com o microfone, os Sony Inzone Buds utilizam a tecnologia Precise Voice Pickup que, através de um algoritmo de inteligência artificial desenvolvido com a utilização de mais de 500 milhões de amostras de voz permite suprimir o ruído ambiente e extrair a voz com precisão.

O resultado é uma excelente qualidade de gravação e de chamada, com a outra pessoa a ouvir-nos de forma clara, como se estivesse a falar normalmente ao telemóvel.

sony inzone buds analise

App Inzone Hub

Para personalizar as opções dos Sony Inzone Buds, está disponível a app Inzone Hub que, infelizmente, apenas pode ser descarregada e instalada em Windows.

Nesta app podemos definir perfis de som, utilizar um dos modos de equalização disponíveis (amplificação de graves, Música/video ou plano) ou fazer a sua própria equalização, além de poder escolher 3 níveis de controlo de gama dinâmica.

Pode também escolher um dos modos de cancelamento de ruído ativo, além de ser possível personalizar a sensibilidade do modo ambiente.

sony inzone buds analise

Está também disponível a opção de ativar ou desativar o modo espacial, personalizar automaticamente o tom sonoro ou usar o 360 Spatial Sound Personalizer, algo que obriga a ter uma conta registada Sony.

É possível também regular o volume e definições da captura de som pelo microfone ou a definição do volume principal e do equilíbrio entre jogo e chat.

No separador de definições do dispositivo, poderá ainda definir o que faz o toque no sensor tátil, ver as opções de anulação de ruído e as informações do dispositivo.

É também interessante a função de avaliar se a borracha está bem escolhida, análise realizada através da reprodução de um som e da medição a vedação do ar na ponta dos earbuds.

sony inzone buds analise

Autonomia

Em termos de autonomia, a marca promete os seguintes valores:

  • Ligação com transmissor USB
    • 12 horas com cancelamento de ruído desativado
    • 11 horas com cancelamento de ruído ativo
  • Bluetooth LE
    • 11 horas com cancelamento de ruído desativado
    • 10 horas com cancelamento de ruído

Estes valores são ampliados até 24 horas se considerarmos a carga na caixa.

Em termos práticos, registámos valores próximos ao indicado, com a bateria a aguentar cerca de 9/10 horas em modo Bluetooth LE e 10/11 horas com transmissor USB.

Qualquer um destes valores ultrapassa largamente uma jornada de trabalho, podendo ainda contar também com a energia armazenada na caixa para alargar esta autonomia.

Quanto ao carregamento, é bastante rápido, sendo necessário apenas pouco mais de 5 minutos de carregamento para que uma boa parte da bateria seja regenerada.

Segundo a Sony, os 100% de bateria são alcançados com 2 horas de carregamento.

sony inzone buds analise

Opinião dos Sony Inzone Buds

Para quem procura uns earbuds versáteis, com bom som e funcionalidades, cancelamento de ruído ativo que funciona sem problemas, a possibilidade de ligar a vários equipamentos e que se adaptem tanto ao dia a dia como ao gaming, os Sony Inzone Buds são uma boa opção.

O som tem boa qualidade, estando bem distribuído, além de contar com o suporte ao áudio espacial, algo benéfico especialmente em jogos.

sony inzone buds analise

O conforto está também garantido, uma vez que os Sony Inzone Buds assentam bem e são bastante leves.

Como pontos menos positivos, aponto o facto da app de personalização Inzone Hub só estar disponível para Windows, por não terem a funcionalidade de parar automaticamente a música ao tirar um earbud e por o uso do transmissor USB no smartphone gerar problemas na forma como seguramos o smartphone.

sony inzone buds analise

Os Sony Inzone Buds têm um preço de venda de 200€, estando disponível em vários revendedores oficiais da marca. Atualmente, está em promoção a 169.90€ na PCDiga.

O Techbit agradece à Sony a cedência dos Sony Inzone Buds para análise.

Sony Inzone Buds

200€
8.8

Qualidade de construção

9.0/10

Qualidade de som

9.0/10

Design

8.0/10

Funcionalidades

9.0/10

Cancelamento de ruído

9.0/10

Pros

  • Boa qualidade de som
  • Suporte multidispositivo
  • Conexão por USB-C ou Bluetooth LE
  • Bom cancelamento de ruído ativo

Contras

  • Falta funcionalidade de pausar música ao tirar earbud
  • App Inzone Hub apenas disponível para Windows
  • Necessidade de colocar os 2 earbuds para mudar de modo conexão
Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X