Depois de muita pressão da Google e, mais recentemente, da Samsung, a Apple decidiu ceder e implementar o RCS no iOS.
Nova funcionalidade irá chegar aos iPhone em 2024, através de atualização, e irá coexistir com o iMessage.
Apple cedeu e irá implementar as comunicações RCS no iOS e nos iPhone
A Google tem aumentado a pressão sobre a Apple para que esta integre no iOS as comunicações RCS (Rich Communication Services). Depois de várias campanhas, tentou recentemente que a União Europeia entrasse nesta guerra para obrigar ao seu uso.
Após uma ação mais expressiva em conjunto com a Samsung, a Apple anunciou agora que irá implementar o RCS no seu sistema no próximo ano, garantindo a compatibilidade com esta tecnologia.
Embora não substitua o iMessage, que irá continuar a funcionar entre iPhones, até porque a Apple garante que é mais seguro e amigo da privacidade, irá coexistir e ser utilizado nas comunicações com dispositivos Android.
Irá assim assumir o papel que o SMS e MMS representam hoje no iOS, ficando estes como alternativa quando nem o iMessage e o RCS funcionem.
Com esta nova integração, passará a ser possível, tanto no iOS como no Android, saber quando é que a outra pessoa leu a mensagem, quando está a escrever, partilhar a localização ou enviar fotos e vídeos em alta qualidade através do Wi-Fi ou dados.
Depois de vários anos de guerra para que a Apple aceitasse usar esta tecnologia, está finalmente garantida a compatibilidade dos serviços de mensagens entre ambos os principais sistemas para smartphones.
Recentemente, a Nothing já tinha anunciado que a partir de hoje, iria lançar o Nothing Chats, uma app de mensagens que é totalmente compatível com o iMessage dos iPhone.