ASUS Zenbook 17 Fold OLED – um portátil que se desdobra e transforma num desktop

A ASUS apresentou esta quarta-feira, dia 6 de junho, o Zenbook 17 Fold OLED, o portátil que é todo ele um ecrã de 17″ que se dobra ao meio e pode ser utilizado como portátil, desktop, tablet, teclado no ecrã, livro e extensão.

A ASUS tem agora o maior ecrã dobrável do mercado assim como o primeiro portátil OLED dobrável com um ecrã de 17.3″.

20220706 174543 asus
Publicidade

ASUS Zenbook 17 Fold OLED apresentado em pleno NOS Alive 22

Em plena época de verão e com os festivais a atraírem um enorme número de pessoas para determinada localização, a ASUS decidiu aproveitar a sua presença no NOS Alive 22 para realizar a apresentação do seu Zenbook 17 Fold OLED.

Com o recinto a começar a encher-se de pessoas, uma animação geral e característica de qualquer festival de verão, era esta energia que a empresa quis aproveitar para apresentar algo diferente e (para já) único no mercado: um portátil de 17,3 polegadas, OLED, que se dobra ao meio e com características de topo.

ASUS Zenbook 17 Fold OLED

O Zenbook 17 Fold OLED foi construído em parceria com a Intel e com a BOE Technology Group de forma a que fosse possível conceber o novo portátil da ASUS. O design dobrável do computador permite que o mesmo adote dois tamanhos de ecrã num único equipamento: um ecrã tátil amplo 4:3 de 17,3″ com uma resolução 2.5K e que pode ser dobrado ao meio para criar dois ecrãs de 3:2 de 12,5″ interruptos e com uma resolução 1920 x 1280.

ASUS Zenbook 17 Fold OLED

Em conjunto com o teclado e touchpad Bluetooth ASUS ErgoSense de tamanho integral, o computador portátil dobrável pode ser utilizado de diversas formas. Aproveitando a característica principal do equipamento, o ecrã dobrável, é possível utilizar o Zenbook 17 Fold OLED como um portátil normal, como um PC, como tablet, com um teclado no ecrã, como livro ou como extensão.

A pensar nos ávidos consumidores de multimídia, o ecrã presente no ASUS Zenboook 17 Fold OLED conta com Validação PANTONE, com o certificado por parte da TÜV Rheinland para o cuidados dos olhos e ainda dispões de uma gama de cores 100% DCI-P3.

Para complementar conta ainda com tecnologia Dolby Vision HDR em conjunto com áudio Dolby Atmos para uma experiência mais envolvente que conta com quatro altifalantes certificados pela Harman Kardon.

A câmara HD IR funciona em conjunto com o Windows Hello e com o novo chip Intel Visual Sensing COntroller que acrescenta diversas novas funcionalidades alimentadas por IA. Essas funcionalidades incluem a deteção da presença do utilizador; um sensor de cor integrado para ajuste automático do brilho e temperatura da cor do ecrã; e a webcam conta com uma resolução de 5MP com tecnologia ASUS 3D Noise Reduction para chamadas de vídeo mais nítidas.

No interior do novo Zenbook 17 Fold OLED a ASUS não poupou esforços e colocou o mais recente processador Intel Core i7 Séria U da 12ª geração, acompanhado por gráficos Intel Iris. Existem ainda duas portas USB-C Thunderbolt 4 que suportam o carregamento rápido da bateria de 75Wh assim como a ligação de monitores externos.

Durante a apresentação foi possível testar por alguns minutos o portátil dobrável e podemos concluir que, de facto, poderá ser um conceito que venha a fazer sentido para determinados trabalhos e mercados.

ASUS Zenbook 17 Fold OLED

A facilidade com que passamos de um computador semelhante a um AIO para um portátil normal, simplesmente pousando o teclado em cima da metade do equipamento com ímanes para o efeito, é surpreendente. Poderá ser um ótimo conceito para quem, por exemplo, viaja muito em trabalho e precisa de algo pequeno e fácil de transportar ou de ser utilizado num avião, mas que depois possa transformar-se num ecrã de grandes dimensões com espaço para tudo e mais um pouco.

20220706 174714 asus

O mecanismo dobrável do ASUS Zenbook 17 Fold OLED está preparado para aguentar cerca de 30 mil aberturas e fechos, uma estimativa que ronda os 5 anos de utilização, sem que haja algum problema com o equipamento.

Tratando-se de um ecrã dobrável contamos com o pequeno “problema” que ainda não se consegue evitar que é a presença de um relevo no centro onde o equipamento dobra. Apesar de pouco perceptível quando visto de frente, não deixa de estar lá e sente-se muito bem ao passar o dedo.

No momento da apresentação ainda não existe um preço que possa ser anunciado para o ASUS Zenbook 17 Fold OLED, mas o mesmo deverá chegar ao mercado em setembro de 2022.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory