fbpx

Facebook irá avisar caso esteja a partilhar uma notícia antiga

As redes sociais são hoje um dos principais canais de disseminação de informações falsas, o que leva muitos utilizadores a estarem mal informados ou a criarem ideias e juízos errados sobre os mais diversos assuntos.

Se algum deste conteúdo falso é criado já nesses moldes, muitas vezes assume também a forma de notícias antigas que são partilhadas passados meses ou anos e são interpretadas de forma descontextualizada.

De forma a tentar controlar este problema, o Facebook vai agora lançar uma função que avisa o utilizador quando este está a partilhar uma notícia antiga.

Facebook tenta controlar partilha de notícias antigas

O Facebook anunciou nos últimos dias uma nova função para reduzir a partilha de conteúdo antigo depois das empresas de media terem revelado preocupação com a circulação de notícias desatualizadas como se fossem notícias de última hora.

Agora, sempre que um utilizador for partilhar uma notícia com mais de 90 dias, irá surgir um pop-up a alertar deste facto e a perguntar se pretende continuar.

facebook notificacao noticia velha 1 facebook
Publicidade

Ao lançar esta nova funcionalidade, o Facebook referiu que já está a pensar em novos avisos para outros tipos de conteúdo, como é o caso do tema Covid-19, onde deverá passar a dar mais informações sobre a fonte do conteúdo e a apresentar links para fontes oficiais.

O Facebook dá assim mais um passo para combater a desinformação e as notícias falsas, uma guerra partilhada com as restantes redes sociais.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade