MadoquaPower2X vence leilão do Banco Europeu de Hidrogénio

A Comissão Europeia anunciou os vencedores de um leilão altamente competitivo do Banco Europeu de Hidrogénio, tendo sido atribuídos ao projeto MadoquaPower2X (MP2X), em Sines, 245 milhões de EUR em subvenções operacionais.

Este projeto emblemático é uma pedra angular para o futuro da descarbonização dos sectores energéticos europeus de difícil acesso, como o transporte marítimo e as indústrias pesadas.

MadoquaPower2X sines
Publicidade

O MP2X, localizado em Sines, Portugal, é uma instalação Power-to-X que produzirá hidrogénio verde e amoníaco, principalmente para o transporte marítimo.

O projeto está dividido em duas fases, com uma capacidade inicial de eletrolisador de 500 MW, seguida da Fase 2, que procurará implantar mais 700 MW de capacidade de eletrolisador, elevando a capacidade total para 1,2 GW.

A MP2X foi agora convidada a preparar um acordo de subvenção com a Comissão Europeia. A MP2X receberá um prémio fixo de 0,48 EUR/kgH2 por ~51.000 tH2 por ano durante um período de 10 anos, num total previsto de 245 milhões de EUR.

Estamos muito orgulhosos por o nosso projeto ter recebido esta subvenção e aplaudimos os decisores políticos por reconhecerem a importância da economia do hidrogénio em Portugal e na Europa. O anúncio de hoje reafirma a capacidade da CIP para realizar projetos de hidrogénio verde para construir uma futura economia do hidrogénio na Europa.

Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros em Portugal, bem como ao Governo português, às instituições públicas e às comunidades locais por trabalharem conosco na criação de um futuro mais verde para as gerações vindouras.

Philip Christiani, partner da Copenhagen Infrastructure Partners (CIP)

A nossa equipa trabalhou incansavelmente para fazer da MP2X um sucesso. O anúncio de hoje da Comissão Europeia é um reconhecimento dos esforços incansáveis da equipa em Portugal e na Dinamarca. Com este reconhecimento vem a responsabilidade, a viagem apenas começou, estamos agora prontos para entregar o projeto e esperamos continuar a colaborar com as instituições públicas e as comunidades locais para fazer do MP2X um sucesso pioneiro para Portugal.

Marloes Ras, Diretora Não-Executiva da MadoquaPower2X
MadoquaPower2X sines

Subsídio até ao final do período de subvenção do projeto da MadoquaPower2X

O projeto receberá o financiamento concedido a partir da data de exploração comercial até ao final do período de subvenção de 10 anos.

A subvenção aproxima a MP2X da decisão de investimento financeiro, reduzindo a diferença entre o preço de custo e o preço de venda, e constitui um importante fator de sucesso do projeto. A subvenção depende do facto de a MP2X estar operacional no prazo de cinco anos após a assinatura do acordo respetivo. A MP2X  estima que o projeto deverá ficar operacional, o mais tardar, em 2028.

O projeto inicial utilizará uma ligação à rede de 560 MVA para produzir anualmente 51.000 toneladas de hidrogénio e 300.000 toneladas de amoníaco verdes utilizando eletricidade renovável. Incluindo a segunda fase, o projeto utilizará uma ligação à rede de 1400 MVA para produzir um total de 150.000 toneladas de hidrogénio verde e mais de 1 milhão de toneladas de amoníaco verde por ano.

A MP2X é e continuará a ser um impulsionador direto de outros investimentos nacionais na cadeia de valor da produção de hidrogénio em Sines, com parcerias técnicas e comerciais para a compra de hidrogénio produzido por terceiros.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory