Os últimos dias têm sido uma controvérsia enorme contra a plataforma OnlyFans. Isto porque, após terem conseguido um grande aumento de utilizadores e subscritores por conta do conteúdo sexual que era, até então permitido, a plataforma decidiu agora proibir esse mesmo conteúdo.
A plataforma veio a público esclarecer que é proibida a partilha de uma “conduta sexual explicita”, mas, ao que parece, mostrar apenas algumas partes intimas do corpo não tem problemas.
Criadores de conteúdo sexual falam de abandonar a plataforma OnlyFans
De forma a tentar apaziguar as coisas, a plataforma OnlyFans veio a público esclarecer algumas das novas alterações que vão ser implementadas na rede. A justificação da plataforma prende-se em agradar às plataformas de pagamentos que impuseram também algumas restrições quanto aos pagamentos deste tipo de conteúdo.
No entanto, o OnlyFans levou as restrições a um ponto extremo que proíbe praticamente todo e qualquer conteúdo sexual, menos algumas partes do corpo que podem ser consideradas sexuais mas não o suficiente para desrespeitar as restrições.
Segundo a nova política do OnlyFans, os utilizadores não podem “fazer o upload, publicar ou mostrar conteúdo que promova, publicite ou faça referência a uma conduta sexual explicita. Isto significa que não podem ser publicadas referências a:
- relações sexuais reais ou simuladas, incluindo genital-genital, oral-genital, anal-genital, oral-anal, entre pessoas de qualquer sexo
- masturbação real ou simulada
- qualquer exibição do anus ou dos genitais de qualquer pessoa que seja extremo ou ofensivo
- material que mostre qualquer tipo, real ou simulado, de fluído corporal que, normalmente, é segregado durante a conduta sexual
No entanto, a controvérsia torna-se ainda maior quando o conteúdo proibido parece não ter nada contra as mulheres poderem mostrar os seios de forma a gerar receitas, pois isso é considerado aceitável e dentro das novas normas. As criadoras de conteúdo mostraram-se revoltadas com estas novas políticas chegando mesmo a considerar que se trata de uma forma de descriminação face às mulheres por parte da plataforma OnlyFans.
Este movimento por parte da plataforma OnlyFans está a fazer com que as pessoas comparem o sucedido ao que aconteceu com a plataforma Tumblr que, inicialmente, permitia todo o tipo de conteúdo sexual e foi crescendo em grande força graças a este tipo de conteúdo e, de um momento para o outro, abandonou este tipo de criadores de conteúdo.