Portugueses passam quase 2 horas por semana em compras online

Um estudo recente da NordVPN mostrou alguns hábitos de consumo e utilização da rede por parte dos portugueses e chegou à conclusão que estes passam cerca de 2 horas por semana a fazer compras online.

Com uma utilização deste género é sempre possível correr uns quantos riscos e, como tal, a NordVPN deixou alguns conselhos para que os portugueses, e não só, possam fazer as compras de forma mais segura.

cardmapr nl KEMb3TSbZBc unsplash portugueses
Publicidade

Hábitos de consumo dos portugueses

Apesar dos portugueses serem um povo muito ligado às tradições e que gostam de manter tudo como estava, a Internet foi algo que nunca se mostrou como sendo um problema e que, rapidamente foi adotada em diversos lugares.

Com a pandemia Covid-19 houve uma grande revolução em todos os setores para adaptarem grande parte dos seus serviços ao online e tal mudança trouxe também algumas alterações nos hábitos dos consumidores.

Vinted
PARIS, FRANCE – JUNE 15: A passerby wears large neon purple flowing pants, leopard print socks, a striped kimono top, holds a Vuitton shopping bag, on June 15, 2020 in Paris, France. (Photo by Edward Berthelot/Getty Images)

O estudo levado a cabo pela NordVPN permitiu concluir que, em média, os portugueses passam quase 2 horas por semana a fazer compras online. No total, os portugueses acabam por passar mais de 63 horas por semana online.

A época de Natal é sempre uma altura em que todos se aproveitam da comodidade das compras online, tanto os consumidores como os hackers.

facebook live shopping

Uma pesquisa feita pela Juniper, as fraudes relacionadas com o e-commerce vão ultrapassar os 41 mil milhões de dólares (ou seja, acima de 38 mil milhões de euros) até ao final do ano 2022.

É ainda estimado que exista um aumento considerável no próximo ano, com os números a apontarem para um crescimento de 16% atingindo os 48 mil milhões de dólares no final de 2023.

“Por mais apetecíveis que os bons negócios possam ser, não se apresse a aceitar essas ofertas aparentemente ‘boas demais para serem verdade’. Muitas vezes, o mais certo é que essas ofertas ‘ofereçam’ malware ao seu dispositivo ou descarreguem algum software indesejado, ao invés de realmente significarem uma boa pechincha”

Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN

5 dicas para evitar golpes ou fraudes ao comprar online

Seja para os portugueses, ou para qualquer outra nacionalidade, a NordVPN deixa 5 dicas para que todos se possam sentir mais seguros ao comprarem alguma coisa pela Internet.

HTTPS deve ser o eleito

É importante que se visite e compre em sites que utilizem o protocolo HTTPS, uma vez que o “S” significa “seguro” e este tipo de sites garantem que os dados do consumidor estão protegidos pela encriptação TLS.

No entanto, um ícone de um cadeado e um HTTPS à frente do URL já não garantem que o site é seguro. Os cibercriminosos começam também a utilizar certificados SSL.

compras online portal da queixa reclamações

Os portugueses devem então começar a ter atenção a mais que o início dos sites ou o símbolo do cadeado junto ao mesmo.

Verificar sempre se o URL é o correto

Um fator importante antes de realizar qualquer compra online é verificar se o site em que nos encontramos é, de facto, o correto e oficial da loja em questão. Muitas vezes as mudanças feitas são pequenas e até passam facilmente despercebidas.

“Se quiser comprar alguma coisa de um site que nunca usou antes, procure informações sobre o mesmo online para perceber se ele é administrado por uma empresa legítima. Além disso, procure os sinais óbvios que identificam uma falsa loja virtual: um design pobre do site, textos fracos e/ou com incorreções, nomes de domínios suspeitos, informações de contacto duvidosas, más avaliações de clientes, e por aí em diante”, acrescenta Daniel Markuson.

Phishing cartao hacker online compras pc ransomware

Cuidado com os URLs encurtados

Os portugueses partilham muita informação de forma muito rápida nos dias que correm e, facilmente, um negócio imperdível chega a um grupo de amigos por via de um link encurtado após alguém ser infetado.

Aqui começa a espalhar-se o site falso que está por detrás deste URL encurtado e, muitas vezes, leva a os golpes sejam bem sucedidos porque, supostamente, o link veio de alguém de confiança.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca

Existem ainda outros casos em que publicidades aleatórias podem surgir em diversos sítios com promoções incríveis que não pode perder. Nestes casos, com o URL encurtado, o que deve fazer é inserir manualmente o site da loja em questão em vez de seguir pelo encurtado.

Ao realizar este passo extra garante que entrou no site correto e não numa cópia criada por um hacker que pretende roubar os dados bancários aos consumidores.

Redes públicas não devem ser utilizadas

Os portugueses vivem constantemente ligados à rede e, nos dias que correm, é raro o local que não fornece algum tipo de ligação à Internet de forma gratuita. Seja através de uma rede completamente desprotegida e pública ou através de serviços que proporcionam este serviço em grandes espaços.

De forma geral, os portugueses devem evitar realizar compras quando ligados a este tipo de redes.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca

Estas redes são muitas vezes vigiadas por hackers que esperam conseguir aceder a qualquer equipamento que se ligue. O mesmo se aplica aos computadores públicos, uma alternativa também pouco segura pelas mesmas razões.

No entanto, caso não exista nenhuma alternativa, pelo menos deverá tentar utilizar uma VPN para que se proteja de alguma forma.

Conferir os extratos bancários

Um hábito que já devia ter sido adotado por todos os portugueses é o de verificar constantemente os extratos bancários. Manter sempre a conta debaixo de olho e analisar os movimentos realizados.

Shopping compras ivaucher restaurante comida food

Esta é uma maneira de conseguir perceber se existem movimentos estranhos ou não autorizados que lhe tenham escapado no decorrer dos dias e pode ajudar a evitar que um golpe atinja valores muito maiores que o possível.

Além disso, ao detetar estes movimentos cedo, poderá agir de forma mais rápida em conformidade para parar o golpe por ali.

nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory