O que os profissionais de marketing podem aprender com o Vision Pro da Apple?

Depois de um hiato de oito anos, a Apple anunciou finalmente o lançamento de um novo produto na Worldwide Developers Conference 2023. Os Vision Pro são uns óculos de realidade aumentada e virtual, que funcionam como um autêntico computador espacial – sem recurso a teclados, ratos ou ecrãs físicos – e prometem ser o wearable mais avançado de sempre.

O aparecimento de um dispositivo tão revolucionário abarca novas possibilidades e desafios para os profissionais de marketing, uma vez que a forma de consumir conteúdo e de comunicar com as marcas sofrerá necessariamente as suas mudanças, tal como sucedeu com a massificação dos smartphones.

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Lançamento no início de 2024

Os Vision Pro serão lançados nos Estados Unidos da América entre os meses de janeiro e março de 2023 e estarão disponíveis nos restantes países nos meses posteriores. Estes óculos podem ser adquiridos no site da marca e nas lojas físicas com o preço inicial de 3499 dólares.

O custo elevado e a escassez de conteúdo para realidade virtual fazem com que este lançamento sirva mais para validar e evangelizar este conceito, abrindo portas para uma versão mais acessível no espaço de dois anos.

Até 2025, a Apple espera que existam já produtos 100% vocacionados para este formato e, por conseguinte, que o público geral se sinta seduzido a comprar este dispositivo. Esse será também o momento em que o grosso dos profissionais de marketing se irá preocupar realmente em explorar as potencialidades que estes óculos abrem.

apple vision pro correia

Técnicas de marketing comprovadas

Ludificação

O maior trunfo do Vision Pro será a forma como pode intensificar as experiências dos utilizadores, que são cada vez mais utilizadas nas estratégias de marketing. Este dispositivo servirá, por exemplo, para elevar a experiência de ver filmes, anúncios, concertos ou eventos desportivos. Os jogos serão a área mais beneficiada por permitirem uma maior interatividade.

Os jogos de casino com transmissão ao vivo são disso exemplo, ao explorarem temas diversos da cultura popular e proporcionarem intensas experiências de jogo que conseguem simular uma experiência num casino físico. Os sites que têm jogos de mesa jogados ao vivo irão beneficiar imenso dos óculos Vision Pro ao proporcionarem uma experiência mais intensa e imersiva aos jogadores.

Dados mais exatos

Devido aos seus sensores, estes óculos conseguem reter padrões oculares, gestos, expressões e até emoções. Estamos a falar de um super computador que está colado ao rosto do utilizador e que armazenará todo um conjunto de dados exatos que permitem uma personalização de comportamentos e preferências nunca antes vista no mundo do marketing.

Essa segmentação será feita através da informação obtida pelas palavras proferidas, ações do utilizador e até os locais para onde olhou. Fazer uma adequação entre oferta e procura com dados tão verdadeiros e específicos será muito mais fácil.

apple vision pro fotografia

Anúncios interativos

Já é uma prática comum termos alguns anúncios que incitam o espetador a participar. A Temu, por exemplo, tem puzzles da marca que o utilizador pode fazer enquanto assiste ao anúncio.

O Vision Pro permitirá levar a interação e experimentação a outro campeonato. Munido de um dispositivo tão poderoso, o utilizador poderá “mexer” nos objetos e participar naquilo que está a ver.

Poderão ser feitas coisas como personalizar uma refeição tirando e pondo os ingredientes que pretende, montar e desmontar um móvel para aferir a dificuldade do processo ou até ver como ficaria um sofá na sua sala de estar ou o aspeto de uma camisola no seu corpo. As possibilidades são imensas, sendo certo que será mais fácil despertar o interesse no consumidor.

Devido ao seu preço superior a 3000 euros, não se espera que os Vision Pro tenham uma ascensão meteórica e massificada aquando do seu lançamento. A experimentação deste dispositivo será feita a conta gotas, sobretudo pelos early adopters, empresas e um segmento de mercado mais endinheirado.

Contudo, o investimento das empresas em conteúdos, apps e serviços adaptados aos Vision Pro ditará o sucesso ou insucesso do novo produto da Apple. Os profissionais de marketing poderão providenciar experiências mais imersivas e impactantes, caso consigam integrar os produtos e serviços de forma inteligente e natural neste formato.

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