Spotify revela os artistas, as músicas, álbuns e podcasts mais ouvidos de 2023

Tal como já é hábito, chegou a altura do Spotify Wrapped onde se conhecem as principais tendências durante o último ano.

Fique a conhecer todos os tops do ano de 2023.

Saiba o que foi mais ouvido na Spotify em 2023

O final do ano é a altura de reflexões e também de um momentos mais aguardados pelos fãs da música em todo o mundo, com a revelação  do Wrapped do Spotify.

A empresa de streamin de áudio revelou os artistas, as músicas, álbuns e podcasts mais ouvidos entre os 574 milhões de consumidores da plataforma em 2023, bem como novas experiências personalizadas para cada utilizador.

As preferências dos portugueses

Pela primeira vez na história do Wrapped em Portugal, a música mais ouvida do ano pertence a uma artista feminina portuguesa. “Como Tu (feat. Ivandro)” de Bárbara Bandeira é a canção que os portugueses mais ouviram durante 2023, seguida de “Tá OK” de DENNIS e Nosso Quadro” de AgroPlay, na terceira posição. “Chakras” de Ivandro ocupa o quarto lugar, com “Coração de Gelo de WIU a encerrar o pódio.

spotify wrapped 2023
Publicidade

No ano em que lanço o meu primeiro álbum, ter a canção mais ouvida do ano é a maior recompensa, e o maior sinal de que este é o caminho certo. Faço música para as pessoas e o facto de elas me escolheram é o maior prémio que posso receber. Obrigado a quem já cá estava e a quem chegou agora.

Bárbara Bandeira

Ano novo, vida nova. Em 2023, os portugueses têm uma nova artista internacional preferida. Taylor Swift, sobe ao primeiro lugar após ter ficado na terceira posição no ano passado, seguida de The Weeknd, o líder de 2022, e Drake, o líder do Wrapped 2021. O top 5 encerra com a presença do artista português T-Rex, em quarto lugar, e Bad Bunny. Este ano há 7 artistas portugueses no top 20, quando em 2022 não havia nenhum artista local.

spotify wrapped 2023

Em relação aos álbuns preferidos dos portugueses na plataforma, o primeiro lugar pertence ao português T-Rex com “COR D’ÁGUA“. No segundo lugar está “Dos Prédios Deluxe” de Veigh e no terceiro está “Starboy” de The Weeknd. O top 5 fecha com “Un Verano Sin Ti de Bad Bunny e “Heartbreak & Other Stories” do português Richie Campbell.

Dormir para sonhar, acordar para realizar. Obrigado a todos por me lembrarem de riscar a primeira palavra da faixa número 2 do álbum COR D+ÁGUA. É possível.

T-Rex

A música nacional continua a crescer

Entre os artistas portugueses mais ouvidos, o pódio é assim liderado por T-Rex, que tinha ficado na quarta posição no ano passado, seguido de Ivandro, líder em 2023, Plutonio, em terceiro lugar, e Wet Bed Gang e Julinho Ksd, a fechar o top 5.

spotify wrapped 2023

Como Tu (feat. Ivandro)” de Bárbara Bandeira é a música portuguesa mais ouvida do ano em Portugal, seguida de “Chakras” de Ivandro e Julinho Ksd, e “CASA” de D.A.M.A e Buba Espinho na terceira posição desta lista. Relativamente ao ano passado, os utilizadores portugueses consumiram mais 42% de música local, com 7 músicas portuguesas no top 20 quando em 2022 eram apenas 2.

O panorama internacional

À semelhança do Top nacional, Taylor Swift, lidera o top global, substituindo Bad Bunny, que ocupa agora a segunda posição, após ter liderado o Wrapped mundial durante 3 anos consecutivos. Em terceiro lugar está The WeekndDrake ocupa a quarta posição e Peso Pluma encerra o pódio.

No que diz respeito às músicas mais ouvidas globalmente, o prémio vai para Miley Cyrus com “Flowers“, seguida de SZA com “Kill Bill” e Harry Styles com “As It Was“, que foi o líder desta categoria em 2022. “Seven (feat Latto)” de Jung Kook e “Ella Baila Sola” de Eslabon Armado ocupam a quarta e quinta posições, respetivamente.

Os podcasts mais ouvidos em Portugal e no mundo em 2023

Com um consumo cada vez mais elevado e com uma maior diversidade de conteúdos, quer nacionais bem como internacionais, os podcasts voltaram a assumir um lugar de destaque no consumo de áudio no Spotify.

Sem grandes surpresas, o troféu de podcast mais ouvido em Portugal volta a ir para Joana Marques, que diverte os portugueses de segunda a sexta-feira na Rádio Renascença, com “Extremamente Desagradável“. O novo podcast de Bruno Nogueira, “isso não se diz“, estreia-se na segunda posição, com “Isto é Gozar Com Quem Trabalha“, apresentado todos os domingos na SIC por Ricardo Aráujo Pereira, a fechar o top 3.

spotify wrapped 2023

A nível global, o top é novamente liderado pelo podcast americano “The Joe Rogan Experience“, seguido por “Call Her Daddy” de Alex Cooper, e “Huberman Lab” de Scicomm Media.

Consulte o seu próprio Wrapped

Todos os anos, o Wrapped celebra a relação com a música e ajuda-nos a refletir sobre o papel desempenhado pelo áudio nas vidas dos utilizadores da plataforma e dos criadores de música. Para além de permitir o acesso às músicas e artistas mais ouvidos globalmente, oferece aos utilizadores a possibilidade de terem uma retrospectiva sobre o que ouviram e como se sentiram nos últimos meses.

Além das funcionalidades preferidas dos utilizadores, o Wrapped apresenta novas formas de descobrir e celebrar o ano na música, como:

  • Eu em 2023: Esta funcionalidade celebra o perfil de streamer de cada um, revelando uma das 12 personagens que melhor descrevem cada utilizador, como Shapeshifter (o utilizador que muda rápido de um artista para outro), o Luminary (o que aprecia música mais mexida do que os outros) ou Alchemist (o utilizador que cria mais playlists próprias do que os outros).
  • Sound Town: Através desta nova funcionalidade, cada utilizador vai ter uma cidade atribuída baseada nos seus hábitos de consumo e gostos musicais partilhados. Os hábitos musicais são partilhados de forma surpreendente em comunidades de todo o mundo, e o Wrapped 2023 celebra isso mesmo.
  • Wrapped Feed: Mesmo no ecrã inicial do Spotify, o Wrapped Feed é o ponto de encontro único para tudo o que está relacionado com o Wrapped, incluindo as melhores listas de reprodução editoriais, produtos dos artistas preferidos, concertos perto e muito mais.
spotify wrapped 2023

O Spotify tem também a experiência personalizada ‘Wrapped’ para artistas e criadores de podcasts, que poderão aceder ao seu próprio microsite para perceberem como têm sido escutados pelos seus fãs e seguidores. Para tal, os criadores poderão aceder a ‘Spotify for Artists’ e ‘Spotify for Podcasters’. 

A partir de hoje, todos os utilizadores poderão aceder à sua própria experiência personalizada do Wrapped, na aplicação móvel do Spotify em iOS e Android, mas também via web no computador e telemóvel.

Listas de artistas, músicas e álbuns mais ouvidos em 2023: 

Os artistas mais ouvidos em Portugal em 2023:

  1. Taylor Swift
  2. The Weeknd
  3. Drake
  4. T-Rex 
  5. Bad Bunny
  6. Ivandro 
  7. Veigh 
  8. Ana Castela
  9. Coldplay
  10. Travis Scott

As músicas mais ouvidas em Portugal em 2023:

  1. Como Tu (feat. Ivandro)” de Bárbara Bandeira
  2. Tá OK” de DENNIS e MC Kevin o Cris
  3. Nosso Quadro” de AgroPlay e Ana Castela
  4. Chakras” de Ivandro e Julinho Ksd
  5. Coração de Gelo” de WIU  
  6. Novo Balanço” de Veigh, Bvga Beatz, Prod Malax e Supernova Ent 
  7. Flowers” de Miley Cyrus
  8. CASA” de D.A.M.A  e Buba Espinho
  9. Lua” de Ivandro
  10. La Bachata” de Manuel Turizo

Os álbuns mais ouvidos em Portugal:

  1. COR D’ÁGUA” de T-Rex 
  2. Dos Prédios Deluxe” de Veigh 
  3. Starboy” de The Weeknd
  4. Un Verano Sin Ti” de Bad Bunny
  5. Heartbreak & Other Stories” de Richie Campbell 
  6. HEROES & VILLAINS” de Metro Boomin
  7. SOS” de SZA
  8. Harry’s House” de Harry Styles
  9. Midnights” de Taylor Swift
  10. Dos Prédios” de Veigh  

Os artistas portugueses mais ouvidos em 2023:

  1. T-Rex 
  2. Ivandro 
  3. Plutónio
  4. Wet Bed Gang
  5. Julinho Ksd
  6. Calema
  7. Slow J
  8. LON3R JOHNY
  9. Richie Campbell
  10. Bispo

As músicas portuguesas mais ouvidas em 2023

  1. Como Tu (feat. Ivandro)” de Bárbara Bandeira
  2. Chakras” de Ivandro e Julinho Ksd
  3. “”CASA” de D.A.M.A e Buba Espinho
  4. Lua” de Ivandro
  5. TÁ TUDO BEM” de T-Rex
  6. Planeta” de Bispo e Bárbara Tinoco
  7. Chamada não Atendida” de Bárbara Tinoco
  8. ROSAS” de Kappa Jotta e MUN
  9. Maria Joana” de Nuno Ribeiro, Calema e Mariza
  10. Preço Certo” de Pedro Mafama

Os podcasts mais ouvidos em Portugal:

  1. Extremamente Desagradável” da Rádio Renascença
  2. isso não se diz” de Bruno Nogueira
  3. Isto é Gozar Com Quem Trabalha” da SIC
  4. Baté Pé” de Mafalda Castro e Rui Simões
  5. ask.tm” de Pedro Teixeira da Mota
  6. watch.tm ” de Pedro Teixeira da Mota
  7. The Joe Rogan Experience” de Joe Rogan
  8. Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer” da SIC Notícias
  9. O Homem que Mordeu o Cão” da Rádio Comercial
  10. Contas Poupança” de Pedro Anderesson 

Os artistas mais ouvidos a nível mundial:

  1. Taylor Swift
  2. Bad Bunny
  3. The Weeknd
  4. Drake
  5. Peso Pluma
  6. Feid
  7. Travis Scott
  8. SZA
  9. Karol G
  10. Lana Del Rey

As músicas mais ouvidas a nível mundial:

  1. “”Flowers” de Miley Cyrus
  2. Kill Bill” de SZA
  3. As It Was” de Harry Styles
  4. Seven (feat Latto)” de Jung Kook
  5. Ella Baila Sola” de Eslabon Armado
  6. Cruel Summer” de Taylor Swift
  7. Creepin’ (with The Weeknd & 21 Savage)” de Metro Boomin
  8. Calm Down (with Selena Gomez)” de Rema
  9. Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol.53)” de Bizarrap
  10. Anti-Hero” de Taylor Swift

Os álbuns mais ouvidos a nível mundial:

  1. Un Verano Sin Ti” de Bad Bunny
  2. Midnights” de Taylor Swift
  3. SOS” de SZA
  4. Starboy” de The Weeknd
  5. MAÑANA SERÁ BONITO” de Karol G
  6. One Thing At A Time” de Morgan Wallen
  7. Lover” de Taylor Swift
  8. HEROES & VILLAINS” de Metro Boomin
  9. GÉNESIS” de Peso Pluma
  10. Harry’s House” de Harry Styles

Os podcasts mais ouvidos a nível mundial:

  1. The Joe Rogan Experience” de Joe Rogan
  2. Call Her Daddy” de Alex Cooper 
  3. Huberman Lab” de Scicomm Media
  4. Anything Goes with Emma Chamberlain” de Emma Chamberlain e Ramble
  5. On Purpose with Jay Shetty” de Jay Shetty
  6. Crime Junkie” de audiochuck
  7. This Past Weekend w/Theo Von” de Theo Von
  8. Serial Killers” de Spotify Studios
  9. The Diary of A CEO with Steven Bartlett” de Steven Bartlett
  10. TED Talks Daily” de TED
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory