Um dos componentes mais cruciais dos carros elétricos é a sua bateria. Sem baterias, o veículo não pode se movimentar.
Como acontece com a maioria dos dispositivos eletrónicos, uma das principais razões para comprar um novo é quando suas baterias não têm mais vida útil. Mas será que isso é completamente verdadeiro? Existe alguma maneira de reutilizar as baterias antigas?
Embora não seja algo que qualquer pessoa possa fazer em casa, com a tecnologia certa, é possível reutilizar as baterias de carros elétricos.
Basta olhar para a Tesla, uma referência no setor. No seu relatório de impacto de 2021, a Tesla afirmou que seu sistema de reciclagem de baterias permitiu recuperar até 92% das matérias-primas, resultando em 1.500 toneladas de níquel, 300 toneladas de cobre e 200 toneladas de cobalto.
No entanto, não é necessário ser tão drástico. As baterias em si podem ser recicladas de várias maneiras.
A sua vida útil estimada é de 8 a 10 anos em média, mas há outros componentes do carro elétrico que não duram tanto.
Nas mãos dos profissionais certos, reutilizar baterias é uma tarefa possível, dando-lhes assim uma segunda vida, o que hoje chamamos de economia circular. Vamos explorar alguns exemplos.
Recuperar Matérias-Primas
Como vimos antes, a estratégia da Tesla envolve extrair matérias-primas das baterias.
Isso pode ser uma maneira drástica, mas, em alguns casos, é também a mais económica, especialmente quando se concentra em matérias-primas mais fáceis de extrair, como cobalto ou cobre.
No entanto, à medida que os custos dessa extração diminuem, aproveitar ao máximo as baterias obtendo os seus materiais de fabrico tornar-se-á cada vez mais económico e atrativo do ponto de vista empresarial, além de contribuir para a redução das emissões de CO2 e do impacto ambiental.
Iluminação Pública
Há cinco anos, a Nissan anunciou que reutilizaria as baterias de seus carros elétricos para iluminação pública em Namie, uma cidade na província de Fukushima, no norte do Japão, conhecida pelo terremoto de 2011.
Durante o processo de reconstrução de Fukushima, empresas como a Nissan contribuíram reciclando baterias, que perderam parte de sua carga, mas ainda podem servir para a iluminação pública.
Foram assim instalados luzes com placas solares, carregando as baterias durante o dia para iluminar as ruas à noite.
Reutilizar Baterias para Sua Casa
A ideia subjacente a projetos como o anterior é que, mesmo que uma bateria perca sua autonomia, isso não significa que ela seja inútil.
Talvez não seja adequada para alimentar um carro elétrico, mas há usos menos exigentes que requerem baterias, como as luzes mencionadas anteriormente ou para armazenar energia para residências.
Atualmente, várias empresas oferecem esse tipo de serviço, reutilizando baterias como acumuladores de energia, conectando várias baterias para extrair toda a autonomia disponível.
Recarga de Baterias para Carros Elétricos
Em abril de 2021, a Volvo anunciou uma colaboração com a BatteryLoop para facilitar pontos de recarga para carros e bicicletas elétricas.
Esses pontos de recarga, em vez de estarem conectados à rede elétrica, têm baterias recicladas recarregadas por painéis solares.
Embora esse projeto estivesse focado numa única localização, é escalável para outras áreas e empresas interessadas em facilitar a recarga de dispositivos elétricos.
No ano passado, a Iberdrola e a BeePlanet fizeram algo semelhante: instalaram o primeiro ponto de recarga que utiliza baterias reutilizadas de carros elétricos, localizado entre Valencia e Madrid, ao km 175 da autoestrada A3, com uma potência de carga de 100 kW e capacidade de 200 kWh, operando por até duas horas a pleno rendimento.
Baterias Reutilizadas Iluminam um Estádio
Postes de luz, estações de recarga, acumuladores de energia… Se conectar baterias suficientes, é possível alimentar o que quiser.
No verão de 2018, o Johan Cruyff Arena em Amesterdão, nos Países Baixos, inaugurou um novo sistema de armazenamento elétrico de 3 megawatts construído a partir de baterias reutilizadas de carros elétricos.
Este projeto envolveu a Nissan, a Johan Cruyff Arena e empresas como Eaton, BAM e The Mobility House, além do Fundo de Amesterdão para o Clima e Energia.
O resultado foi um sistema de armazenamento de energia de 3 megawatts que fornece eletricidade ao estádio, aos seus visitantes, aos residentes próximos e a parte da rede elétrica holandesa.
Para realizar esse sistema, 148 baterias do Nissan Leaf foram conectadas por meio de unidades de conversão de potência e, para alimentar essas baterias, o estádio de futebol conta com 4.200 placas solares distribuídas na sua cobertura.
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