6 maus hábitos que fazemos todos os dias online e nos deixam desprotegidos

Com a utilização da internet em pleno crescimento, é importante garantirmos também alguns cuidados para nos manter protegidos.

Conheça alguns hábitos que realizamos no dia a dia e que colocam em perigo os nossos dados.

Conheça alguns dos maus hábitos a corrigir para manter a segurança online

O Dia Mundial da Internet comemora-se a 17 de maio e a Check Point não quer deixar passar o dia em branco.

Atualmente, não podemos viver sem a Internet, um recurso básico para as novas gerações. Lembra-se de procurar informações numa enciclopédia ou de ir a uma agência de viagens para comprar um bilhete de avião ou fazer uma reserva de hotel?

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca
Publicidade

Parece que foi há séculos, mas a verdade é que a rede das redes mudou a forma como realizamos muitas tarefas e abriu as portas a novas possibilidades que nos permitem, por exemplo, trabalhar a partir de qualquer lugar ou fazer uma transferência bancária a partir do nosso telemóvel com apenas um clique.

Infelizmente, esta evolução incessante está também presente nas múltiplas ameaças colocadas pelos cibercriminosos. Passámos dos vírus distribuídos em disquetes e do Morris, o primeiro worm a infetar a Internet em 1988, para o aparecimento de Trojans, spyware e ransomware, os principais protagonistas da cena do cibercrime atual.

De acordo com o Relatório de Segurança 2023 da organização, os ciberataques aumentaram 38% em 2022 em comparação com o ano anterior, com uma média de 1.168 ataques por semana por organização e uma situação que parece destinada a continuar a piorar nos próximos anos.

cibersegurança woman office work pc

Aqui em Portugal, foi registada uma média semanal de 1.065 ciberataques por organização no 1º Trimestre de 2023.

Estes dados tornam claro que temos de estar preparados para enfrentar estas ameaças, razão pela qual a Check Point Software aproveita este Dia Mundial da Internet para nos recordar os “maus hábitos” que continuamos a manter e que afetam a nossa segurança digital:

Negligenciar palavras-passe

Este é um dos erros mais comuns e, no entanto, uma das práticas que mais afeta a manutenção de uma cibersegurança adequada. Todos nós achamos mais fácil reciclar as palavras-passe e utilizar a mesma para os e-mails pessoais e de trabalho, mas estamos a colocar em risco dados importantes. 

É também muito comum partilhá-las – as palavras-passe do Netflix ou do Spotify, por exemplo – e, muitas vezes, escrevê-las ou enviá-las numa mensagem ou e-mail a familiares ou amigos próximos.

Esta realidade traduz-se em milhões de utilizadores que todos os anos veem as suas contas violadas por não terem cuidado com as suas palavras-passe.

Para evitar esta situação, é aconselhável criar palavras-passe seguras, com pelo menos 12 caracteres e uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Da mesma forma, é sempre recomendável atualizá-las a cada poucos meses e não as reutilizar em várias plataformas ou contas diferentes.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca turismo

Atualizar, atualizar, atualizar

Todos os sistemas e dispositivos têm atualizações regulares destinadas não só a melhorar ou corrigir a usabilidade, mas também a aplicar correções para possíveis vulnerabilidades.

A mensagem para atualizar aparece muitas vezes em alturas inconvenientes ou quando não temos uma ligação Wi-Fi e, normalmente, acabamos por adiar ou mesmo ignorar a sua instalação, deixando inconscientemente uma porta aberta para ciberataques. Mantendo os nossos dispositivos atualizados, podemos evitar muitas das vulnerabilidades que podem ocorrer.

px windows update

Cair na desinformação

Embora a maioria dos ciberataques se concentre atualmente no roubo de dados, tem-se verificado recentemente um aumento das práticas hacktivistas e de outras ameaças relacionadas com o Estado.

Este tipo de práticas inclui frequentemente a distribuição de desinformação com notícias falsas ou mensagens tendenciosas e incompletas que se aproveitam do lado emocional dos utilizadores para gerar discórdia.

Por este motivo, é aconselhável utilizar várias fontes para nos informarmos, bem como verificar qualquer notícia ou mensagem em cadeia antes de cair em práticas como a disseminação em massa. Um dos principais pilares da segurança na Internet é o bom senso.

Utilizar redes sem fios gratuitas

Para evitar consumir os seus próprios dados, é cada vez mais frequente navegar entre hotspots e redes Wi-Fi gratuitas em restaurantes, aeroportos, estações de comboio ou de metro, hotéis e até em transportes públicos ou privados.

No entanto, os investigadores de segurança demonstraram em várias ocasiões que este tipo de redes sem fios tem pouca ou nenhuma segurança.

É aconselhável não aceder a uma rede desconhecida, mas se tiver de o fazer, limite a sua utilização a uma navegação básica, evite introduzir palavras-passe ou utilizar aplicações sensíveis, como plataformas de pagamento ou acesso bancário.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca online

Navegar e confiar em sítios Web não seguros

Uma forma de identificar este tipo de sítio Web fraudulento é procurar pequenos erros, como gralhas, texto mal escrito ou a presença de imagens enganadoras ou de má qualidade.

No entanto, o método mais eficaz é, sem dúvida, a análise do URL, com indicadores de segurança como os certificados SSL (indicados pela presença de um cadeado junto ao endereço web); ou alertas, como a presença de caracteres irregulares ou subdomínios.

Embora a Internet seja ainda uma ferramenta bastante jovem, já dispomos de muita experiência para evitar sermos vítimas de ciberataques. Mais uma vez, devemos apelar à educação e ao senso comum, pois a educação e o conhecimento são fundamentais para conseguir um espaço digital seguro para todos.

Rui Duro, Country Manager de Portugal da Check Point Software Technologies
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory