A internet é hoje um dos principais canais para as empresas interagirem com os seus clientes de forma rápida e constante ao longo do dia.
Seja para promover os serviços e a empresa ou vender produtos online, é bastante importante que as empresas criem o seu próprio website.
Ao criar um website, é importante identificar as suas reais necessidades e perceber se tem capacidade para desenvolver a sua página web ou se deverá sub-contratar este serviço.
Qualquer que seja decisão, há passos que não devem ser sempre planeados, como é o caso do aspeto e do conteúdo que pretende apresentar aos seus clientes.
Como criar um website com aspeto profissional e completo
Ao planear o seu website, existem alguns passos que deve ponderar de forma a que o seu website seja o mais completo e profissional possível.
Se está a pensar desenvolver a sua página web, estes são os primeiros passos que deverá seguir.
1. Domínio e alojamento ajustados à sua marca ou negócio
Na criação de um website, o primeiro passo deverá ser a escolha de um domínio. Esta será a sua morada na internet e que os seus clientes irão utilizar para aceder à sua página web.
O domínio poderá ser composto por vários elementos e deve ajudar os utilizadores a perceber rapidamente o que estão a visitar. Poderá usar o nome da sua marca, o tipo de produto ou outros termos que facilmente identifiquem a sua empresa.
Para saber se um domínio está disponível, pode utilizar a ferramenta da Domínios.
A escolha do alojamento é também outro passo importante. É importante que faça uma estimativa do conteúdo que terá e dos visitantes que espera ter diariamente e que contrate um serviço cujas características se adequem às necessidades.
2. Escolher a plataforma certa para o seu website
Para iniciar o desenvolvimento do seu website, é importante que escolha a plataforma que mais se adapta a si.
Poderá optar por desenvolver o seu próprio website, podendo utilizar plataformas que permite desenvolver de forma fácil e rápida a sua página. Neste ponto, poderá contar com o Wix ou com a hubside.
Para um desenvolvimento um pouco mais complexo, poderá usar o WordPress. Para simplificar a construção do website, pode instalar um plugin de construção de páginas, como é o caso do Elementor.
Caso o desenvolvimento do website não seja uma área que domina, pode optar por procurar empresas de desenvolvimento web que irão criar a sua página conforme as suas instruções.
3. Escolher o template certo
Para aproveitar ao máximo as vantagens que um website oferece, é necessário escolher o design mais apropriado para o seu fim.
Grande parte das plataformas de desenvolvimento web apresenta alguns templates que poderá utilizar, havendo sempre a possibilidade de os alterar e dar o seu toque pessoal.
Na escolha, é importante que procure um modelo que se adapte ao seu tipo de negócio e que o conteúdo ofereça uma excelente experiência de leitura e navegação.
Depois de escolhido o domínio e o template, está na hora de começar a desenhar o seu website e a personalizar o modelo que escolheu.
Ao pensar no design, deve garantir um visual agradável e moderno e uma navegabilidade fluída e dinâmica, que faça as pessoas voltarem. Além disso, simplificar toda a interação com a página, para que o cliente encontre tudo o que precisa com o menor número de passos possível.
Para dar um aspeto mais profissional, é importante que escolha boas imagens que se adaptem ao seu negócio. Se possível, utilize imagens próprias para dar maior credibilidade à sua página.
Ao organizar o seu website, planeie toda a estrutura e organize os seus conteúdos por menus de forma a simplificar toda a navegação e ordenação da informação.
Para melhorar a apresentação de informação, poderá usar uma grande variedade de plugins, mas que deverá escolher com cautela de forma a não tornar o website demasiado lento e pesado.
5. Página de apresentação da empresa
Muitos utilizadores irão chegar ao seu website através das redes sociais ou do Google. Grande parte deste público não irá conhecer a sua empresa.
Assim, é importante criar uma página de informação sobre a empresa, onde apresenta o historial e fala sobre as áreas de atuação da organização.
6. Informações de contacto e redes sociais
Além de dar a conhecer os seus produtos ou serviços, um website é também uma ferramenta essencial para captar contactos.
Para isso, deverá incluir no seu website um formulário de contacto, informações sobre a sua localização e outros dados que ache relevante como email geral e telefone.
Deve também apontar para as redes sociais, para que os visitantes do seu website consigam ver a sua atividade e o possam seguir nas suas contas.
7. Conteúdo relevante para os seus clientes
Para que o website tenha sucesso, é importante criar conteúdo que capte a atenção do seu público.
Assim, pondere bem a informação que irá incluir em cada página, procurando sempre esclarecer todos os detalhes que o seu cliente precisa para tomar a decisão de entrar em contacto consigo.
Como a atualização regular dos conteúdos é também essencial, pondere na criação de uma área de notícias ou artigos que trabalhe temas relacionadas com a sua área de negócio e que ajudem a resolver problemas aos seus clientes.