7 passos para criar um website com aspeto profissional e de qualidade

A internet é hoje um dos principais canais para as empresas interagirem com os seus clientes de forma rápida e constante ao longo do dia.

Seja para promover os serviços e a empresa ou vender produtos online, é bastante importante que as empresas criem o seu próprio website.

Ao criar um website, é importante identificar as suas reais necessidades e perceber se tem capacidade para desenvolver a sua página web ou se deverá sub-contratar este serviço.

Qualquer que seja decisão, há passos que não devem ser sempre planeados, como é o caso do aspeto e do conteúdo que pretende apresentar aos seus clientes.

Como criar um website com aspeto profissional e completo

Ao planear o seu website, existem alguns passos que deve ponderar de forma a que o seu website seja o mais completo e profissional possível.

Se está a pensar desenvolver a sua página web, estes são os primeiros passos que deverá seguir.

desenhar website profissional
Publicidade

1. Domínio e alojamento ajustados à sua marca ou negócio

Na criação de um website, o primeiro passo deverá ser a escolha de um domínio. Esta será a sua morada na internet e que os seus clientes irão utilizar para aceder à sua página web.

O domínio poderá ser composto por vários elementos e deve ajudar os utilizadores a perceber rapidamente o que estão a visitar. Poderá usar o nome da sua marca, o tipo de produto ou outros termos que facilmente identifiquem a sua empresa.

Para saber se um domínio está disponível, pode utilizar a ferramenta da Domínios.

A escolha do alojamento é também outro passo importante. É importante que faça uma estimativa do conteúdo que terá e dos visitantes que espera ter diariamente e que contrate um serviço cujas características se adequem às necessidades.

escolher dominio url

2. Escolher a plataforma certa para o seu website

Para iniciar o desenvolvimento do seu website, é importante que escolha a plataforma que mais se adapta a si.

Poderá optar por desenvolver o seu próprio website, podendo utilizar plataformas que permite desenvolver de forma fácil e rápida a sua página. Neste ponto, poderá contar com o Wix ou com a hubside.

Para um desenvolvimento um pouco mais complexo, poderá usar o WordPress. Para simplificar a construção do website, pode instalar um plugin de construção de páginas, como é o caso do Elementor.

Caso o desenvolvimento do website não seja uma área que domina, pode optar por procurar empresas de desenvolvimento web que irão criar a sua página conforme as suas instruções.

3. Escolher o template certo

Para aproveitar ao máximo as vantagens que um website oferece, é necessário escolher o design mais apropriado para o seu fim.

Grande parte das plataformas de desenvolvimento web apresenta alguns templates que poderá utilizar, havendo sempre a possibilidade de os alterar e dar o seu toque pessoal.

Na escolha, é importante que procure um modelo que se adapte ao seu tipo de negócio e que o conteúdo ofereça uma excelente experiência de leitura e navegação.

desenhar estrutura website

4. Design e plugins – Foco na experiência de navegação do utilizador

Depois de escolhido o domínio e o template, está na hora de começar a desenhar o seu website e a personalizar o modelo que escolheu.

Ao pensar no design, deve garantir um visual agradável e moderno e uma navegabilidade fluída e dinâmica, que faça as pessoas voltarem. Além disso, simplificar toda a interação com a página, para que o cliente encontre tudo o que precisa com o menor número de passos possível.

Para dar um aspeto mais profissional, é importante que escolha boas imagens que se adaptem ao seu negócio. Se possível, utilize imagens próprias para dar maior credibilidade à sua página.

Ao organizar o seu website, planeie toda a estrutura e organize os seus conteúdos por menus de forma a simplificar toda a navegação e ordenação da informação.

Para melhorar a apresentação de informação, poderá usar uma grande variedade de plugins, mas que deverá escolher com cautela de forma a não tornar o website demasiado lento e pesado.

estrutura homepage website

5. Página de apresentação da empresa

Muitos utilizadores irão chegar ao seu website através das redes sociais ou do Google. Grande parte deste público não irá conhecer a sua empresa.

Assim, é importante criar uma página de informação sobre a empresa, onde apresenta o historial e fala sobre as áreas de atuação da organização.

6. Informações de contacto e redes sociais

Além de dar a conhecer os seus produtos ou serviços, um website é também uma ferramenta essencial para captar contactos.

Para isso, deverá incluir no seu website um formulário de contacto, informações sobre a sua localização e outros dados que ache relevante como email geral e telefone.

Deve também apontar para as redes sociais, para que os visitantes do seu website consigam ver a sua atividade e o possam seguir nas suas contas.

pagina contactos website

7. Conteúdo relevante para os seus clientes

Para que o website tenha sucesso, é importante criar conteúdo que capte a atenção do seu público.

Assim, pondere bem a informação que irá incluir em cada página, procurando sempre esclarecer todos os detalhes que o seu cliente precisa para tomar a decisão de entrar em contacto consigo.

Como a atualização regular dos conteúdos é também essencial, pondere na criação de uma área de notícias ou artigos que trabalhe temas relacionadas com a sua área de negócio e que ajudem a resolver problemas aos seus clientes.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade