Análise Canon PowerShot ZOOM – Uma câmara monóculo pronta para qualquer aventura

Tirar fotografias, nos dias de hoje, é algo cada vez mais simples.

Existe quem prefira fotografar com o seu smartphone, privilegiando a mobilidade e praticabilidade e quem não prescinda de uma boa máquina fotográfica DSLR ou Mirrorless para alcançar a melhor qualidade.

No entanto, existem outros conceitos que poderão também ser muito interessantes, especialmente para quem gosta de fotografar em espaços exteriores durante passeios, caminhadas ou aventuras na natureza.

A Canon PowerShot ZOOM é um desses exemplos, sendo uma câmara digital em forma de monóculo, de pequenas dimensões, ideal para arrumar num bolso ou numa mochila e levar para qualquer lado, e com lente de zoom ideal para apanhar todos os detalhes.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar este equipamento e partilhamos agora a nossa opinião e análise desta câmara fotográfica.

canon powershoot zoom review
Publicidade

Canon PowerShot ZOOM Review – Uma câmara compacta focada no zoom para aventuras de exterior

Para quem gosta de fotografia e de aventuras no exterior, o conceito da Canon PowerShot ZOOM poderá tornar-se ideal para juntar estes dois hobbys.

Com dimensões compactas (33,4 mm x 50,8 mm x 103,2 mm e 145 gramas) e um formato fora do comum, em forma de monóculo, esta câmara destaca-se por ser fácil de transportar e rápida de operar, uma vez que consegue estar a fotografar ou filmar em apenas alguns segundos.

Para permitir captar todos os detalhes, mesmo aqueles que estão mais longe e necessitam de um bom zoom, a Canon PowerShot ZOOM permite fotografar com 3 distâncias focais distintas: 100, 400 e 800 mm (valores referentes a full frame).

canon powershoot zoom review

Para oferecer a melhor qualidade, esta câmara traz um sensor CMOS de 1/3″ com 12.1 MP, processador de imagem DIGIC 8, ISO a variar entre 100-3200, abertura de f/5.6 nos 100mm e f/6.3 nos 400mm e obturador automático com velocidades entre 1/8000 – 1/30.

Oferece ainda focagem One-Shot AF e AF Servo de filme, estabilização de imagem ótica (OIS) de 4 eixos, gravação em FullHD 30 fps e captação de som em stereo.

Para visualizar o que estamos a fotografar, inclui um ecrã OLED EVF de 0,39 polegadas com 2.36 milhões de cores, taxa de atualização de 60 fps e opção de correção de dioptrias.

canon powershoot zoom review

Apenas está disponível o modo de captação Auto, permitindo captar até 10 fps, sem flash, e em formato JPG (Compatível com DCF 2.0 e Exif 2.31) para fotografia e MP4 (NTSC/PAL) para vídeo.

A bateria é de 800 mAh, carregada por USB-C e permite captar até 150 disparos numa única carga ou 60 minutos de gravação.

canon powershoot zoom analise

O sistema é muito idêntico ao tradicional das câmaras Canon e pode ser controlado com os botões físicos, além de ser possível conectar a câmara ao smartphone através de Bluetooth 4.2 ou WiFi IEEE802.11 b/g/n, 2,4 GHz e uso da aplicação Canon Connect.

Esta câmara não tem GPS, mas permite utilizar o smartphone para geolocalizar as fotografias captadas.

O armazenamento das fotografias e vídeos é realizado num cartão MicroSD.

canon powershoot zoom analise

Uma câmara fotográfica mascarada de monóculo

A Canon PowerShot ZOOM é uma câmara de formato compacta desenhada para quem pretende fotografar no exterior, como paisagens, pássaros, passeios em família ou atividades desportivas.

canon powershoot zoom review

Pronta para ser operada com uma mão, encontramos na parte traseira o visor no centro (com um sensor que o ativa com o aproximar da face), o regulador de dioptrias e os botões para tirar foto e gravar vídeo.

canon powershoot zoom analise

Na parte superior da câmara, encontramos os botões de ligar/desligar, o botão de menu e um botão mais largo para zoom.

canon powershoot zoom review

No lado esquerdo, está posicionada uma tampa que esconde o armazenamento do microSD e o conector USB e, do lado direito, um espaço para colocar a correia de pulso.

canon powershoot zoom analise

Por fim, na frente da Canon PowerShot ZOOM, encontramos o sensor fotográfico.

canon powershoot zoom review

Facilidade de utilização e controlo

A nível de usabilidade, a Canon PowerShot ZOOM é uma câmara bastante prática.

Com dimensões reduzidas, é fácil de guardar num bolso (de um casaco ou até numas calças) e rapidamente está pronta a usar.

canon powershoot zoom review

Basta pegar, carregar no botão de ligar/desligar e, em literalmente 1 segundo está pronto a fotografar ou gravar com a Canon PowerShot ZOOM.

Para isso, basta fazer um toque ligeiro para focar e um toque com mais força para fotografar ou um único toque para filmar.

canon powershoot zoom analise

Para fazer zoom, basta carregar no botão respetivo na parte superior e percorrer as várias opções disponíveis. A câmara irá apresentar primeiro os 100mm, seguido dos 400mm e dos 800mm. No toque seguinte, volta novamente aos 100mm.

As fotografias são captadas de forma totalmente silenciosa, quer no foco como na captação.

Para personalizar as definições da Canon PowerShot ZOOM, basta carregar no botão menu e usar os botões de tirar foto e gravar vídeo para navegar e o botão de zoom para selecionar as opções.

canon powershoot zoom review

Menu da câmara

Ao aceder ao menu, poderemos personalizar várias opções divididas em 4 separadores.

No primeiro separador, podemos personalizar a compensação de exposição (-3 a +3), o modo de foco e se queremos contínuo ou não, o modo de fotografia (singular ou 10 fps) e modo de vídeo (1080p 29.97fps ou 23.98 fps).

No segundo separador encontramos a reprodução das fotografias tiradas, a opção de apagar fotos e a formatação do cartão de memória.

No terceiro, estão posicionadas as definições de Bluetooth e WiFi, assim como a possibilidade de ativar o GPS via smartphone.

Por fim, no quarto separador, estão as opções de data, idioma, poupança de energia e definição de sistema de vídeo (NTSC e PAL).

canon powershoot zoom analise

Canon Connect

Para aceder ao conteúdo captado por esta câmara sem ler o cartão de memória, pode utilizar a aplicação Canon Connect que permite ligar a Canon PowerShot ZOOM ao smartphone para visualizar e descarregar as fotos ou fazer captura remota de imagem.

A conexão funciona sem problemas, através de Bluetooth, e permite aceder ao conteúdo muito mais rapidamente.

canon powershot zoom review

Qualidade de fotografia e vídeo

A Canon PowerShot ZOOM apresenta-se como uma câmara focada no zoom e oferece distâncias focais de 100, 400 e 800mm. Os dois primeiros (100 e 400m) são obtidos através de zoom ótico, enquanto os 800 mm são resultantes de um zoom digital de 2x.

Convertendo estes valores para a “linguagem” dos smartphones, onde 25mm corresponde a 1x, é o equivalente a termos um zoom de 4 a 8x em ótico e 16x em digital.

canon powershoot zoom review

O sensor CMOS 1/3 12 MP incluído na Canon PowerShot ZOOM é de pequenas dimensões e acaba por influenciar nos resultados. Com a abertura a estar limitada entre f/5.6 e f/6.3, obriga muitas vezes a puxar pela ISO o que influencia nos resultados, especialmente com pouca luz.

O controlo da velocidade do obturador é totalmente automático, não existindo opção de personalizar, assim como a abertura do diafragma.

Durante o dia conseguimos uma boa qualidade de imagem, embora o detalhe e a cor não sejam fantásticos, embora de noite ou em pouca luz os resultados desiludem bastante.

Não obtemos assim uma qualidade profissional (aqui falta também o formato RAW e os controlos manuais), mas os resultados servem perfeitamente para os utilizadores que pretendem fotografias para usar em redes sociais ou outras utilizações menos exigentes.

Em termos de zoom, tanto nos 100mm como nos 400 mm conseguimos bons resultados (melhores nos 100mm), enquanto as fotografias em 800 mm, sendo já em zoom digital, têm uma perde de qualidade muito significativa.

Ao nível de focagem, os objetos necessitam de estar a pelo menos 4/5 metros e não existem opção de focagem manual.

Comparando com uma Canon 800d, estes são os resultados.

Em termos de vídeo, as gravações estão limitadas a 10 minutos e a captação é realizada em FullHD a 30 fps.

A estabilização da Canon PowerShot ZOOM funciona bem nos 100mm e 400mm, sendo obviamente reduzida ao usar os 800mm. É possível transitar entre zooms durante a gravação e apresenta os mesmos defeitos que a fotografia.

Autonomia

Em termos de autonomia, a marca promete que uma carga aguenta 150 fotografias, 60 minutos de gravação ou 70 minutos de visualização, valores que se comprovam na realidade.

Estes são valores que têm que ser geridos com atenção, uma vez que durante um dia de passeio onde se tirem várias fotografias poderá ser necessário levar uma bateria externa.

Quanto ao carregamento, a bateria de 800 mAh da Canon PowerShot ZOOM necessita de cerca de uma hora e meia para carregar.

canon powershot zoom review

Em resumo…

Com a Canon PowerShot ZOOM a Canon explora um conceito muito interessante que alia o superzoom a uma câmara compacta e fácil de arrumar para fotografar em ambientes exteriores, desporto ou aventura.

Se em termos de portabilidade e usabilidade esta câmara surpreende e se torna uma excelente companhia, em termos de fotografia existe um sentimento misto.

canon powershot zoom review

Fotografar em 100 e 400mm apresenta uma boa qualidade, longe de uma fotografia profissional mas mais que suficiente para redes sociais e fotografia de dia a dia, enquanto os 800mm, já a usar um zoom digital, deixam muito a desejar.

A fotografia noturna apresenta também resultados muito baixos, mostrando que esta é claramente uma câmara para usar com boa iluminação e, de preferência, durante o dia.

canon powershot zoom analise

Embora não tenha certificação IP, é sem dúvida uma excelente companhia para tirar fotografias em passeios em família e aventuras na natureza.

Em termos de autonomia, permite captar cerca de 150 fotografias e 60 minutos de vídeo, valores que podem ser insuficientes para um dia inteiro de passeio, podendo obrigar a levar uma bateria externa para carregar.

canon powershot zoom analise

A Canon PowerShot ZOOM pode ser adquirida a partir de 289€, um valor que se justifica mais pelo conceito que pela qualidade de imagem.

Agradecemos à Canon a cedência deste equipamento para análise.

Canon PowerShot ZOOM

289€
8

Portabilidade

10.0/10

Qualidade fotográfica e vídeo

7.5/10

Estabilização e focagem

7.5/10

Autonomia

7.5/10

Funcionalidades

7.5/10

Pros

  • Portabilidade
  • Boas fotografias a 100 e 400mm durante o dia
  • Fácil de manusear e fotografar/filmar

Contras

  • Fotografia noturna ou com pouca luz com pouca qualidade
  • 800mm em zoom digital e com menor desempenho
  • Falta de RAW e opção manual
nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory