Análise HP ZBook Power G10 – o portátil com tudo o que é necessário para um dia atarefado

No vasto catálogo de produtos da HP, existem diversos computadores portáteis que são autenticas workstations.

É nesta categoria que se insere o HP ZBook Power G10, um computador portátil que conta com todas as funcionalidades e poder de processamento necessários para qualquer dia atarefado que possa surgir.

Além de tudo o que podemos encontrar no HP ZBook Power G10, contamos ainda com um design elegante e fácil de transportar. Contamos-lhe tudo sobre as últimas semanas em que pudémos passar os dias com o HP ZBook Power G10.

HP ZBook Power G10
Publicidade

Características gerais do HP ZBook Power G10

Com o corpo metálico num tom de cinzento mais escuro que o habitual, o HP ZBook Power G10 mostra-se muito elegante e transmite um aspeto profissional assim que é pousado em qualquer lugar.

Com 35,94 x 23,39 x 2,28 cm e um peso total de cerca de 2 Kg, esta workstation é fácil de levar para qualquer lugar uma vez que, à primeira vista, aparenta ser um computador portátil como qualquer outro.

É quando começamos a olhar com olhos de ver que começamos a perceber como o HP ZBook Power G10 se mostra pronto para qualquer desafio que possa surgir durante o dia. Com um processador Intel Core i7 – 13700H, uma GPU NVIDIA RTX A1000 e ainda uma memória RAM DDR5-5200 MHz de 16GB, o que não falta a este equipamento é poder de processamento para correr qualquer aplicação.

HP ZBook Power G10

Além disso, conta ainda com uma memória interna SSD de 1TB para que nunca falta espaço para todos os projetos.

Número à parte, o HP ZBook Power G10 conta com um ecrã generoso de 15.6 polegadas, resolução FHD, acabamento antirreflexo e um brilho máximo de 400 nits, capaz de oferecer uma versatilidade bastante grande para trabalhar em qualquer tipo de ambiente.

A manter tudo ligado temos uma bateria de 6 células de 83 Eh que oferece um autonomia suficiente para várias horas de trabalho seguidas sem problema algum, sobrando ainda alguma carga para os momentos de lazer que vão surgindo. É carregado através de um transformador de 150 W.

HP ZBook Power G10

O teclado é resistente a derrames, retroiluminado e conta com o teclado numérico lateral, oferecendo uma maior comodidade ao utilizador. Além disso, o espaçamento entre teclas está bem conseguido, deixando espaço para que escrever sem erros.

O HP ZBook Power G10 integra uma câmara HD de infravermelhos de 5 MP, um leitor de impressões digitais para maior proteção dos dados do utilizador e um conjunto de entradas muito completo. Nesse ponto encontramos:

  • 1 leitor de Smart Card
  • 1 entrada para cabo de alimentação
  • 1 tomada combinada para auscultadores/microfone
  • 1 porta Thunderbolt™ 4 com USB4 Type-C® de 40 Gbps (USB Power Delivery, DisplayPort™ 1.4)
  • 2 portas SuperSpeed USB Type-A de 5 Gbps (carregamento) e uma terceira porta USB Type-A
  • Uma porta e-thernet
  • Uma porta HDMI
HP ZBook Power G10

Este é um computador bastante completo e que pode ligar-se a qualquer lugar sem necessitar de adaptadores extra, tudo o que é necessário está já integrado no próprio equipamento.

De origem o HP ZBook Power G10 vem com o Widnows 11 Pro instalado.

Teclado resistente e duradouro, sem perder o conforto

Algo que gostámos bastante no HP ZBook Power G10 foi o teclado utilizado pela empresa neste equipamento. Apesar da resistência que tem, incluindo contra derrames, as teclas são muito confortáveis.

Isto permite ao utilizador passar horas seguidas a trabalhar e a escrever longos textos sem sentir qualquer tipo de resistência excessiva ou desconforto nas mãos.

O espaçamento das teclas está bem conseguido, fornecendo assim conforto de escrita e baixando as hipóteses de carregar na tecla errada por engano. Além disso, contamos ainda com o teclado numérico à direita, um ponto que gostamos sempre de ver nos portáteis e que permite uma maior rapidez para quem trabalha com números.

HP ZBook Power G10

Abaixo do teclado encontramos o trachpad generoso que consegue oferecer uma boa navegação quando não temos um rato tradicional por perto ou, simplesmente, não queremos levar mais um equipamento atrás.

Neste ponto, o único defeito que achámos um pouco estranho ao início foi o facto do trackpad do HP ZBook Power G10 estar colocado ligeiramente mais à esquerda do equipamento em vez de estar no centro. Aqui foi preciso ganhar algum hábito na utilização, uma vez que a mão ia sempre para o centro do equipamento como é mais normal.

Autonomia para todo o dia

Tratando-se de uma workstation epseramos que o HP ZBook Power G10 aguente o dia de trabalho mais ligeiro e os dias mais intensos sem mostrar dificuldades, mas muitas vezes o problema não se prende nas características técnicas, mas sim na autonomia dos equipamentos.

Com o HP ZBook Power G10 não tivémos esse problema. A energia era bem gerida pela sistema mantendo um consumo bastante equilibrado e que permitia chegar ao final do dia sem dificuldades.

HP ZBook Power G10

Nos casos mais extremos, 30 minutos ligado à corrente e ganhavamos uma grande parte da energia possível de armazenar, o que ajudava a ter ainda bateria suficiente para alguns momentos de lazer ao fim do dia.

Nos dias mais calmos o HP ZBook Power G10 conseguiu até mesmo aguentar dois dias de utilização, sendo esta utilização muito mais contida.

Ligações para todos os tipos

Um ponto positivo do HP ZBook Power G10 é a quantidade e variedade de portas e entradas que vêm incorporadas no equipamento.

Com as laterais repletas, não é necessário andar a recorrer a adaptadores para nada. Existe um porta disponível para qualquer tipo de ligação, desde as tradicionais USB-A à porta e-thernet, assim como uma saída HDMI para fácilmente ligarmos o computador a alguma monitor externo ou um projetor.

HP ZBook Power G10

De forma geral, este é um ponto onde muitos equipamentos acabam por falhar, com uma aposta total na versatilidade das portas USB-C ou com a falta de ligações para equipamentos ainda muito comuns no dia a dia.

Conclusão

Sem sombra de dúvidas que com o HP ZBook Power G10 estamos perante um equipamento completo e preparado para os desafios do dia a dia de trabalhos mais exigentes.

Com este equipamentos, projetos em 3D são fácilmente terminados, edições são rápidamente feitas e conseguimos até instalar um ou dois jogos mais puxados sem problemas.

A ventilação é bem trabalhada, permitindo manter o equipamento com um bom funcionamento e sem problemas de aquecimento em qualquer tarefa. As ventoinhas chegam a ser um pouco ruídosas nas situações de maior stress, mas também é algo que só mesmo em casos muito concretos e exigentes é que vai acontecer.

HP ZBook Power G10

O teclado é um conforto enorme que a HP oferece aos utilizadores, com uma agradável sensação, uma resposta muito boa, uma resistência confortável e ainda é capaz de aguentar alguns derrames de líquidos, para precaver os utilizadores mais desastrados.

Além disso, a autonomia do HP ZBook Power G10 chega e sobra para aguentar o dia todo ligado a despachar trabalho, mas para os poucos casos em que pode não ser suficiente, basta uns minutos ligado à corrente que ganhamos algumas horas extra de utilização, o que pode dar muito jeito para aquelas que mal conseguem fazer uma pausa no trabalho.

O som do HP ZBook Power G10 não é trabalhado pela B&O como é habitual em diversos outros computadores da empresa, mas mesmo assim consegue ser muito bem trabalhado e alto o suficiente para encher uma sala completa.

HP ZBook Power G10

De forma resumida, o HP ZBook Power G10 oferece todas as funcionalidades e portas que a maioria dos utilizadores vai necessitar todos os dias para poder despachar o trabalho que tem em mão, eliminando a necessidade de acartar adaptadores para todo o lado. Além disso, o ecrã é ainda muito bem trabalhado de forma a reduzir os reflexos, permitindo ainda utilizar o portátil para alguns momentos mais focados no entretenimento multimedia com uma boa qualidade e cores bem trabalhadas.

É uma pena a resolução ficar-se pelo FHD, uma vez que nalguns tipos de multimedia seria bom podermos conseguir tirar um maior proveito de uma resolução mais elevada e com mais detalhes.

HP ZBook Power G10

O HP ZBook Power G10 está à venda por um PVPR de 1899.99€.

Agradecemos à HP por nos ter disponibilizado o equipamento para análise.

HP ZBook Power G10

1899.99€
8.7

Design

9.5/10

Performance

9.5/10

Preço

7.5/10

Autonomia

9.0/10

Experiência multimédia

8.0/10

Pros

  • Autonomia
  • Teclado
  • Número e variedade de entradas
  • Performance

Contras

  • Preço elevado
  • Som poderia ser mais bem trabalhado
  • Resolução FHD num equipamento com tantas capacidades
Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X