Análise Ortur Laser Master 2 Pro S2 – Ideal para se iniciar na gravação a laser

Com as máquinas de gravação a laser a serem cada vez mais acessíveis, temos assistido a um crescimento dos projetos DYI de criação e personalização de peças em madeira, inox ou outros materiais.

Se está a pensar iniciar-se nesta área ou se pretende ampliar os recursos que já possui, hoje partilhamos a nossa experiência com a Ortur Laser Master 2 Pro S2.

Nas últimas semanas, tivemos a oportunidade de testar esta máquina em diversos testes de corte e gravação e partilhamos agora a nossa análise e opinião.

ortur laser master 2 Pro S2 review
Publicidade

Ortur Laser Master 2 Pro S2 Review – Uma máquina ideal para quem se pretende iniciar na gravação a laser

No mundo das máquinas de gravação a laser, a Ortur é uma das marcas que mais se destaca quando se procura uma máquina para dar os primeiros passos na gravação a laser.

Com uma excelente relação preço/qualidade, dispõe de um portefólio que se adapta a várias necessidades.

A Ortur Laser Master 2 Pro S2, o modelo que testámos nas últimas semanas, é excelente exemplo de uma boa máquina para quem pretende trabalhar com gravação a laser de madeira e outros materiais.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Considerada a primeira máquina de diodo a alcançar uma velocidade de engrave de 10,000mm/min, permite realizar os trabalhos mais rapidamente e obter uma maior rentabilização.

Além da velocidade de gravação, foi também trabalhada a precisão do laser. Esta máquina utiliza um controlador de precisão PWM de 12 bits que permite aproximar a gravação a uma fotografia e desenhar linhas com um tamanho mínimo de 0.06mm.

ortur laser master 2 Pro S2 review

A Ortur Laser Master 2 Pro S2 apresenta uma construção em alumínio para maior durabilidade e uma área de gravação de 400×400 mm que já permite trabalhar com um número alargado de materiais.

Poderá escolher entre 4 modelos distintos de laser de díodo de forma a adaptar-se ao tipo de trabalhos que pretende:

  • LU2-2 Fixed Focus Laser – O laser mais simples da gama e que é ideal para fazer trabalhos simples de gravação. A velocidade não pode ser definida para um valor muito alto, sendo apenas suficiente para cortar tecido ou madeira até 2/3mm.
  • LU2-4-SF Short Focus Optically Compressed Laser – Com uma potência um pouco mais elevada e mais concentrada, permite cortar materiais mais duros e melhora o desempenho na gravação a laser.
  • LU2-4-LF Long Focus Optically Compressed Laser – Eleva ainda mais a potência e aumenta a distância do laser para oferecer melhor qualidade de gravação a laser e um corte de materiais mais duros. Já permite cortar madeira de 10mm.
  • LU2-10A – O laser com maior potência disponível nesta máquina e que permite explorar o máximo de desempenho na gravação e corte. Este laser pode cortar contraplacado de 12mm, acrílico de 10mm, gravar cerâmica, inox e outros materiais.
ortur laser master 2 Pro S2 review

Focada também na segurança, a Ortur Laser Master 2 Pro S2 utiliza no laser um filtro que absorve 98% das luzes ultra violeta para proteger os olhos do operador. Além disso, integra ainda um sensor de chama, para evitar acidentes, e inclui um botão físico de stop que pára a operação da máquina em caso de emergência.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Na nossa análise, tivemos a oportunidade de testar a Ortur Laser Master 2 Pro S2 com o laser mais potente LU2-10A. Este conjunto tem um custo de €419,35, mas esta máquina pode ser adquirida a partir de €232,97 na loja Sinismal.

Na caixa

  • Ortur Laser Master 2 Pro S2
  • Peças e ferramentas para montagem
  • Laser selecionado na compra
  • Óculos de proteção
  • Peças de madeira e acrílico para testes de gravação
  • cabo USB para ligar ao computador
  • Cabo e transformador de alimentação
ortur laser master 2 Pro S2 review

Qualidade de construção e aspeto da Ortur Laser Master 2 Pro S2

O Ortur Laser Master 2 Pro S2 apresenta uma construção em alumínio de boa qualidade que transmite uma sensação de qualidade e robustez.

Depois de montada, esta máquina apresenta uma área de trabalho de 40×40 cm enquadrada entre a estrutura, área esta totalmente coberta pelo laser que se desloca automaticamente entre os eixos X e Y.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Em cada uma das laterais encontramos uma régua de 0 a 40 cm para que seja mais simples medir as áreas de trabalho e termos noção das áreas de gravação ou corte.

ortur laser master 2 Pro S2 review

O laser desloca-se numa barra metálica que corre por cima e que cobre toda a área de trabalho. O laser está ligado à lateral por um cabo que acaba, por vezes, por atrapalhar e que, de vez em quando, pode ficar preso impedido o laser de progredir.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Um ponto bastante positivo na Ortur Laser Master 2 Pro S2 é a presença de uns sensores no eixo do X e do Y no canto inferior esquerdo que permite que a máquina perceba quando atinge o ponto de partida e permite assim mandar automaticamente o laser para casa.

Na placa de controlo, encontramos uma entrada para o cabo de alimentação, uma entrada para a ligação USB e uma entrada de rede para controlo offline.

ortur laser master 2 Pro S2 review

No topo desta placa encontramos um botão de segurança SOS que permite parar a operação da máquina, em caso de emergência, com apenas um clique, e uma sirene de alerta caso detete chama.

ortur laser master 2 Pro S2 review

O sensor da chama está colocado nessa mesma placa, virado para o interior da área de trabalho e é bastante sensível. Por vezes alguns trabalhos de corte acabam até por ser suspensos devido a este sensor detetar a chama que surge quando o laser atinge a madeira.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Montagem do Ortur Laser Master 2 Pro S2

O Ortur Laser Master 2 Pro S2 chega todo desmontado de forma a facilitar o transporte.

Ao abrir a caixa, irá encontrar as várias peças que compõe esta máquina (braços da estrutura, laser, etc) e sacas com parafusos, rodas para o braço do laser e outros componentes para a montagem.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Embora venha tudo o que precisa para fazer a montagem na caixa, é necessário que complemente com uma chave estrela ou aparafusadora, pois irá necessitar de apertar alguns parafusos.

ortur laser master 2 Pro S2 review

O processo de montagem da Ortur Laser Master 2 Pro S2 dura cerca de 30 minutos se feito tudo corretamente à primeira, mas poderá facilmente estender-se até cerca de uma hora uma vez que o manual incluído não é muito explícito e as imagens deixam algumas dúvidas.

Para facilitar este processo, deixamos-lhe um vídeo feito pela Sinismall que lhe irá explicar passo a passo tudo o que tem de fazer neste processo.

Laser diodo – LU2-10W

A Ortur Laser Master 2 Pro S2 utiliza um laser de diodo cujo foco principal é a gravação a laser, mas que tem também capacidade para cortar alguns materiais.

No caso do modelo em teste, o LU2-10W, encontramos um laser de grande potência e precisão que combina o feixe de 2 lasers de 5.5W para perfazer 10W.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Pesa 235 gramas e permite a gravação até 15000 mm/min de forma a concluir os trabalhos de forma mais rápida. No entanto, é importante referir que quanto maior a velocidade, menor poderá ser a qualidade da gravação.

Promete um corte de madeira de 12 mm com uma única passagem, assim como acrílico de 10mm, embora estes valores dependam do tipo de madeira.

Ortur Laser Master 2 Pro S2

Na parte superior encontramos uma entrada de ar onde pode ser acoplada uma interface de assistência de ar simples de instalar que permite reduzir as marcas no corte.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Ao nível do foco, não existe necessidade de estar a regular o laser nem a utilizar elementos externos para definir a distância focal.

O próprio laser traz integrado uma pequena patilha que se pode abrir de forma a alinhar a distância correta entre o laser e o material.

ortur laser master 2 Pro S2 review

O laser tem um feixe retângular de 0.05×0.1mm e permite detalhes de apenas 0.1mm.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Este laser conjuga ainda com a placa de 32 bits da Ortur Laser Master 2 Pro S2 que permite uma maior velocidade de operação e uma melhor gravação de imagens.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Em volta do laser encontramos uma escudo laranja para oferecer uma camada adicional de proteção para os olhos, embora seja recomendada a utilização constante dos óculos de proteção incluídos com a máquina.

Software necessário para operar a máquina

Na hora de controlar a Ortur Laser Master 2 Pro S2, é necessário utilizar um software específico que permita enviar a informação de gravação ou corte para a máquina.

Embora existam várias opções no mercado, aconselhamos a utilização de dois que são os mais populares no mercado: o LaserGRBL (gratuito) e o LightBurn (pago com trial de 30 dias).

LaserGRBL

No caso do LaserGRBL apresenta uma interface mais simples que permite carregar ficheiros em vetor (NC, BMP, JPG, PNG, DXF, etc) e ficheiros de imagem (bmp, jpg, png e gif).

Com este software não é possível fazer a criação dos elementos no próprio programa, sendo necessário trabalhar as imagens no Photoshop, Gimp ou outro software e depois carregar no LaserGRBL.

lasergrbl

No menu de importação dos conteúdos é possível mexer nas definições de forma a personalizar os parâmetros do laser para se adaptar ao material e estilo de gravação a usar.

Este aplicação inclui também uma opção muito útil de vetorização que permite reconhece os limites das imagens e torna o conteúdo muito mais adaptado para corte.

lasergrbl

Depois de tudo carregado, basta usar as setas no canto inferior esquerdo para mover o laser até à posição onde pretende realizar a gravação e carregar na opção de definir início (símbolo com globo) para definir essa posição como inicial na gravação.

Depois, carregue na opção Frame para ativar o laser a 3% de potência e identificar visualmente a área de gravação.

Por fim, carregue no Play, no canto superior esquerdo e, no final, envie o laser para a posição inicial (home).

Lightburn

Já no caso do LightBurn, tem um interface muito mais completa e suporta mais formatos. Em vetor suporta AI, SVG, DXF, PDF, HPGL, PLT e RD, enqanto em imagens suporta PNG, JPEG, BMP, TIFF, TGA e GIF.

Neste caso já permite fazer toda a edição na própria ferramenta, podendo editar a dimensão da imagem, ajustar na área de gravação, desenhar formas e escrever texto.

Depois definir individualmente, para cada um destes elementos, as configurações de laser e definir diferentes ordens de execução.

Além disso, tem um ferramenta de pré-visualização que lhe irá mostrar como irá ser feita toda a operação.

Preparação de ficheiros

Embora seja possível carregar diretamente uma imagem no software, é ideal que seja utilizado um vetor de forma a que seja possível identificar os limites e caminhos de cada elemento para facilitar e acelerar a gravação.

No entanto, caso não seja possível ou caso não tenha experiência a trabalhar com os softwares necessários, poderá utilizar o ImagR.

imagr gravacao a laser 2

Com esta ferramenta online poderá carregar a sua imagem, recortar a área que pretende gravar, redimensionar para as dimensões corretas de gravação e adicionar algum texto.

No fim, pode escolher o material a gravar (no caso deste laser deve escolher o separador Norton) e, por fim, descarregar a imagem personalizada para a gravação que pretende realizar.

imagr gravacao a laser

Conceitos-base para iniciar no mundo da gravação a laser

Antes de falarmos dos testes de gravação a laser, é importante referir alguns conceitos importantes para quem se está a iniciar nesta área.

Para os primeiros testes de gravação é importante ter em atenção à velocidade de gravação, um parâmetro medido em mm/min.

Quanto mais alto o valor, mais rápido irá gravar, mas também menor qualidade terá e mais ligeira será a gravação.

No entanto, um valor muito baixo, fará com que a gravação seja muito lenta e que o feixe do laser esteja concentrado no mesmo sítio durante muito tempo.

lasergrbl

Se pretende cortar algum material, convém utilizar um valor mais baixo, enquanto se pretende gravar, deverá utilizar um valor mais alto.

No entanto, tem de ter também cuidado ao tipo de materiais para definir este valor. Se for cerâmica ou outro material duro, terá de escolher um valor baixo para conseguir gravar. No entanto, se utilizar um material fino, como papel, terá então de escolher uma velocidade mais alta de forma a não queimar o material em vez de gravar.

Além da velocidade de gravação, pode anda definir o número de passagens. Tanto pode reduzir a velocidade de gravação, criando um efeito mais queimado em alguns materiais como a madeira, ou escolher fazer várias passagens para utilizar velocidades mais lentas.

Poderá ainda configurar a potência do laser. Pode configurar entre 0 e 100%, sendo recomendado que evite sempre que possível utilizar a potência a 100% para aumentar a longevidade do laser.

lasergrbl

Existe também a possibilidade de escolher entre 2 modos de laser: M3 – Constant Power para corte e M4 – Dynamic Mode para gravação a laser.

Antes de começar um projeto, deverá pegar numa amostra do material que pretende utilizar e fazer alguns testes para encontrar a fórmula correta para o material escolhido.

Por baixo do Ortur laser master 2 Pro S2 deverá colocar um material mais resistente para servir de fundo para todo o processo. No nosso caso, optámos por uma peça de cerâmica 60×60 dada a sua grande resistência ao laser.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Testes de gravação a laser em diversos materiais com a Ortur Laser Master 2 Pro S2

De forma a testar a gravação a laser da Ortur Laser Master 2 Pro S2, realizamos esta operação em vários materiais para perceber qual o resultado.

Madeira de pinho

O primeiro teste que fizemos foi com madeira de pinho. Testámos gravar o nosso logo a 6000 mm/min com o laser a 100% e 1 passagem.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Embora não tenha ficado com uma definição a 100%, ficou bem gravado e sem nenhuma falha.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Contraplacado

Movendo para o contraplacado, realizamos mais alguns testes com a Ortur laser master 2 Pro S2.

Tentámos gravar uma fotografia da própria Ortur laser master 2 Pro S2 onde subimos a velocidade de gravação para 8000 mm/min e conseguimos obter uma imagem com bons detalhes e que dava uma boa perceção da imagem real.

ortur laser master 2 Pro S2 review

MDF

Começamos por gravar o nosso logo com uma imagem preparada no ImagR.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Com uma velocidade de 6000 mm/min, laser a 100% e com 1 passagem conseguimos um resultado bem marcado, com ligeira profundidade e boa definição.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Depois, gravámos vários tamanhos de letra de forma a perceber qual a capacidade da Ortur Laser Master 2 Pro S2 de gravar pequenas detalhes. Com um tamanho de letra definido para 2 foi possível gravar um texto com detalhe suficiente para se conseguir ler sem qualquer dificuldade.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Por fim, tal como no contraplacado, estabelecemos os mesmos valores e conseguimos uma gravação com boa qualidade da imagem escolhida.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Papel de embrulho

Escolhendo um material mais sensível, optámos por um simples papel de embrulho de papel kraft.

Aumentámos a velocidade de gravação para 10 000 mm/min e conseguimos uma gravação com boa qualidade sem danificar o papel de embrulho.

Veludo

Alterando para os tecidos, testámos gravar um pedaço de veludo.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Testámos inicialmente com uma velocidade de 2000 mm/min que perfurou o tecido e, por isso, aumentámos para 7000 mm/min que fez uma boa gravação queimando o pelo superficial para dar alguma profundidade na superfície do veludo.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Cetim

Passando para o cetim, mantivemos a mesma fórmula, e conseguimos também uma boa gravação do nosso logo, embora mais suave e menos marcado.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Ganga

Ainda nos tecidos, testámos gravar ganga. Foi necessário baixar a velocidade de gravação para 1000 mm/min e conseguimos uma boa personalização numas calças.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Fruta

Saindo do tipo de materiais habituais, fizemos o teste com uma banana. Definimos uma velocidade de gravação de 7000 mm/min.

Conseguimos assim gravar o nosso logo na casca da banana, sem influenciar o interior.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Testes de corte em diversos materiais com a Ortur Laser Master 2 Pro S2

Passando ao teste de corte, utilizamos também alguns materiais para testar se a Ortur Laser Master 2 Pro S2 conseguiria cortar.

Madeira de pinho 7 mm

Para primeiro teste, pegámos na madeira de pinho de 7 mm e tentámos cortar com uma única passagem.

A Ortur Laser Master 2 Pro S2 passou este teste com distinção e precisou apenas de uma simples passagem para cortar o pedaço de madeira sem qualquer dificuldade.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Neste caso, utilizamos 100 m/min e potência a 100%.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Contraplado

No caso do contraplado de 5 mm foram necessárias mais algumas passagens. Utilizamos 100 mm/min com 100% de potência e foram necessárias 2 passagens para cortar, embora com um ligeiro aspeto de queimado nas extremidades.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Não tendo um sistema de assistência a ar para suavizar este efeito, aplicámos fita de pintor sobre a peça num novo teste de forma a reduzir este efeito, algo que resultou com sucesso.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Ao cortar um círculo, este não ficou muito perfeito, notando-se que existe alguma dificuldade em perfazer um ciclo perfeito.

ortur laser master 2 Pro S2 review

MDF

No caso do MDF, já tivemos um pouco mais de dificuldade. No entanto, este resultado pode ser influenciado pelo material comprado.

O vendedor que nos vendeu o MDF alertou que o lote de MDF poderia apresentar resultados menos satisfatórios em máquinas de gravação a laser. Isto deve-se ao tipo de colas utilizadas no fabrico que poderão ser mais complicadas de perfurar.

No nosso caso, e com uma potência de 100 mm/min, conseguimos concluir um corte de MDF com 3 mm com 5 passagens.

Papel de embrulho

Pegando num material mais sensível, tentámos cortar papel de embrulho Kraft com a Ortur Laser Master 2 Pro S2. Definimos um valor de passagem mais alto do que habitual no corte (1000 mm/min), tendo o corte sido feito corretamente.

Cetim

Por fim, testámos cortar cetim. Definimos 600 mm/min e o corte ficou feito sem queimar as extremidades.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Em resumo…

A Ortur é uma das marcas mais populares dentro das máquinas de gravação a laser de diodo.

A Ortur Laser Master 2 Pro S2 é uma das principais apostas do fabricante, conjugando o novo controlador de 32 bits para maior velocidade e qualidade de gravação, a uma maior velocidade de gravação face à concorrência (10 000 mm/min) e um laser de grande potência (LU2-10W) com 10W reais.

ortur laser master 2 Pro S2 review

A montagem demora cerca de 30 minutos se conseguir seguir todos os passos corretamente, mas como o manual não é o mais explícito, poderá demorar cerca de 1 hora e irá precisar de uma chave estrela.

A segurança do operador está totalmente pensada, existindo uma proteção laranja no próprio laser, os óculos incluídos na caixa, o botão de paragem SOS e a sirene de emergência caso detete chama.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Para a gravação com a Ortur Laser Master 2 Pro S2 irá necessitar de um computador onde deverá instalar o LaserGRBL (grátis) ou o LightBurn (pago com trial de 30 dias). Poderá ainda usar o ImagR para preparar online as imagens para a gravação.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Ao nível da gravação a laser, testámos vários materiais (pinho de 7mm, contraplacado de 5mm, mdf de 3mm, ganga, veludo, cetim e mesmo casca de banana), tendo passado com distinção.

No caso da gravação, a qualidade do MDF pode influenciar a operação, mas conseguimos cortar pinho com 7 mm numa passagem, contraplacado com 5mm em 2 passagens e MDF com 3mm em 5 passagens.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Para quem se está a iniciar neste mundo da gravação a laser, a Ortur Laser Master 2 Pro S2 é uma excelente opção, especialmente se escolhido o laser LU2-10W.

Conseguirá gravar um grande número de materiais, além de poder ainda complementar com um corte satisfatório de madeira e outros materiais.

ortur laser master 2 Pro S2 review

Como pontos menos positivos da Ortur laser master 2 Pro S2 indicamos o facto de existir alguma dificuldade em fazer círculos perfeitos, a excessiva sensibilidade do sensor de chama e o manual de instruções pouco perceptível na montagem.

A Ortur Laser Master 2 Pro S2 pode ser adquirida a partir de 232.97€ na Sinismall, com o modelo em análise com a LU2-10W a custar 419.35€.

Agradecemos à Sinismall a cedência da Ortur Laser Master 2 Pro S2 para análise.

Ortur Laser Master 2 Pro S2

232.97€
8.4

Montagem

7.5/10

Segurança de operação

9.5/10

Qualidade de gravação

9.0/10

Qualidade de corte

7.6/10

Pros

  • Laser com potência elevada
  • Bastantes funcionalidades de segurança

Contras

  • Manual de montagem confuso
  • Sensor de chama demasiado sensível
nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory