Conheça o projeto “Latte” da Microsoft que irá levar as apps Android ao Windows 10

A Microsoft tem procurado, nos últimos anos, estratégias para fazer crescer a sua loja de aplicações.

Depois de alguns projetos que tentavam converter aplicações Android e iOS para o Windows Mobile e Windows 10, pode estar a chegar uma solução definitiva para o sistema da Microsoft aumentar a sua base de apps.

Projeto “Latte” da Microsoft pode trazer apps Android ao Windows 10

Depois de várias experiências, a Microsoft poderá estar agora no caminho certo para integrar as aplicações Android no seu sistema Windows 10.

Esta nova tentativa tem o nome de projeto “Latte” e deverá utilizar o subsistema Windows para Linux (usado para suportar o Kernel Linux) como uma camada de compatibilidade, que deverá ter por cima o subsistema Android com suporte nativo para as suas aplicações.

Este projeto irá assim permitir aos developers a conversão das suas aplicações Android para o formato MSIX, um pacote dedicado do Windows. Assim, a Microsoft planeia usar o subsistema Android e o Android Runtime para traduzir o bytecode das aplicações Android em apps nativas do Windows 10.

o seu telemovel smartphone android windows 10
Publicidade

Caso a conversão tenha sucesso, as aplicações estarão disponíveis para integrar a Microsoft Store. No entanto, as aplicações não conseguirão aceder aos serviços da Google, podendo a Microsoft oferecer a possibilidade de substituir as aplicações da Google pelas suas.

Embora as aplicações Android se possam tornar compatíveis com o Android 10, será sempre obrigatório seguir este processo, uma vez que a instalação de pacotes diretos não será suportada, obrigando sempre a uma conversão do código por um software específico da Microsoft.

A gigante americana procura assim simplificar a criação de aplicações para o seu sistema, permitindo alargar de forma significativa o portefólio da sua loja.

Esta novidade deverá chegar, ao que tudo indica, na segunda metade de 2021 com uma das grandes atualizações habituais da marca.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade