A Microsoft tem procurado, nos últimos anos, estratégias para fazer crescer a sua loja de aplicações.
Depois de alguns projetos que tentavam converter aplicações Android e iOS para o Windows Mobile e Windows 10, pode estar a chegar uma solução definitiva para o sistema da Microsoft aumentar a sua base de apps.
Projeto “Latte” da Microsoft pode trazer apps Android ao Windows 10
Depois de várias experiências, a Microsoft poderá estar agora no caminho certo para integrar as aplicações Android no seu sistema Windows 10.
Esta nova tentativa tem o nome de projeto “Latte” e deverá utilizar o subsistema Windows para Linux (usado para suportar o Kernel Linux) como uma camada de compatibilidade, que deverá ter por cima o subsistema Android com suporte nativo para as suas aplicações.
Este projeto irá assim permitir aos developers a conversão das suas aplicações Android para o formato MSIX, um pacote dedicado do Windows. Assim, a Microsoft planeia usar o subsistema Android e o Android Runtime para traduzir o bytecode das aplicações Android em apps nativas do Windows 10.
Caso a conversão tenha sucesso, as aplicações estarão disponíveis para integrar a Microsoft Store. No entanto, as aplicações não conseguirão aceder aos serviços da Google, podendo a Microsoft oferecer a possibilidade de substituir as aplicações da Google pelas suas.
Embora as aplicações Android se possam tornar compatíveis com o Android 10, será sempre obrigatório seguir este processo, uma vez que a instalação de pacotes diretos não será suportada, obrigando sempre a uma conversão do código por um software específico da Microsoft.
A gigante americana procura assim simplificar a criação de aplicações para o seu sistema, permitindo alargar de forma significativa o portefólio da sua loja.
Esta novidade deverá chegar, ao que tudo indica, na segunda metade de 2021 com uma das grandes atualizações habituais da marca.