Com a apresentação dos novos MacBook com Apple M1, a marca americana deu um passo importante na adoção dos processadores ARM nos computadores.
Depois de lançar as suas novidades, muito se falou sobre a possibilidade de virtualizar o Windows 10, algo que é por agora aparentemente impossível, mas que a Apple deixou do lado da Microsoft dar suporte.
No entanto, mesmo sendo apontado como algo não compatível, um developer conseguiu virtualizar a versão ARM do Windows num computador com Apple M1, explicando os passos necessários para este processo.
Windows 10 ARM já foi virtualizado no Apple M1
A publicação 8-bits revelou recentemente o trabalho de developer Alexander Graf que conseguiu virtualizar o Windows 10 ARM num computador com Apple M1.
Para isso, Graf utilizou o Hypervisor.framework para virtualizar o Windows ARM64 Insider Preview, em conjunto com um patch personalizado do virtualizador e emulador open-source QEMU, que permitiu executar o código diretamente no host do CPU.
Segundo informações do developer, o Windows ARM64 consegue correr aplicações X86 com bom desempenho, com uma velocidade próxima à do Rosetta 2.
O processo adotado pode ser reproduzido por utilizadores avançados, através destas instruções, mas não oferece ainda um sistema totalmente estável.