fbpx

Developer conseguiu virtualizar o Windows 10 ARM no Apple M1

Com a apresentação dos novos MacBook com Apple M1, a marca americana deu um passo importante na adoção dos processadores ARM nos computadores.

Depois de lançar as suas novidades, muito se falou sobre a possibilidade de virtualizar o Windows 10, algo que é por agora aparentemente impossível, mas que a Apple deixou do lado da Microsoft dar suporte.

No entanto, mesmo sendo apontado como algo não compatível, um developer conseguiu virtualizar a versão ARM do Windows num computador com Apple M1, explicando os passos necessários para este processo.

apple m1 processador arm windows 10
Publicidade

Windows 10 ARM já foi virtualizado no Apple M1

A publicação 8-bits revelou recentemente o trabalho de developer Alexander Graf que conseguiu virtualizar o Windows 10 ARM num computador com Apple M1.

Para isso, Graf utilizou o Hypervisor.framework para virtualizar o Windows ARM64 Insider Preview, em conjunto com um patch personalizado do virtualizador e emulador open-source QEMU, que permitiu executar o código diretamente no host do CPU.

Segundo informações do developer, o Windows ARM64 consegue correr aplicações X86 com bom desempenho, com uma velocidade próxima à do Rosetta 2.

O processo adotado pode ser reproduzido por utilizadores avançados, através destas instruções, mas não oferece ainda um sistema totalmente estável.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade