Aos poucos vamos conhecendo um pouco mais sobre o novo HyperOS da Xiaomi.
Mais recentemente, foi revelado que se desbloquear o bootloader então não poderá atualizar o smartphone.
Xiaomi irá dificultar o desbloqueio do bootloader na HyperOS
A Xiaomi começou a sua aventura no mundo da tecnologia com o lançamento da MIUI, uma ROM alternativa que podia ser instalada nos smartphones Android.
Desse início até aos dias de hoje, construiu uma das maiores marcas dentro do mundo tecnológico com um portefólio de produtos invejável que cobre quase topas as áreas.
Para tentar alavancar o software da marca e tentar trazer um ponto comum entre todos os seus equipamentos, quer sejam smartphones, smartwatches ou máquinas de lavar, acabou recentemente com a MIUI para lançar um novo sistema operativo próprio, o HyperOS, baseado no Android mas com vários desenvolvimentos próprios.
Embora hajam grandes expectativas do que a Xiaomi pode fazer, surgiram agora notícias que desiludem os fãs mais tech da marca, que põem em causa algumas comunidades como a Xiaomi.eu que modificam as ROMS e que acabam por não seguir as origens da marca.
A Xiaomi não quer que os seus utilizadores desbloqueiem o Bootloader da HyperOS e irá tentar dificultar ao máximo este processo.
Segundo declarações da marca ao Android Authority, ao desbloquear o bootloader então o equipamento irá perder acesso às atualizações e irá ficar preso na versão que tiver instalada.
Além disso, o pedido de desbloqueio será ainda mais complicado. Até agora era necessário utilizar o Mi Unlock e pedir autorização para isso. Agora, os critérios serão mais apertados, tendo o utilizador de:
- Ter o nível 5 no site da comunidade Xiaomi
- Realizar uma validação da identidade real
- Participar de forma ativa no fórum com resposta a dúvidas dos utilizadores
- Só poderão ser desbloqueados 3 equipamentos por ano
- Não terá acesso a atualizações
Estas regras são, por agora, aplicadas ao mercado chinês, resta esperar para perceber se irão seguir a mesma estratégia na Europa.
Se fizerem essas restrições todas na Europa eu deixo de comprar equipamentos.. então isto é a Apple agora? Eu compro é meu.