Etiqueta Eco Rating será lançada na Europa para medir o impacto ambiental dos smartphones

Com os utilizadores cada vez mais preocupados com o impacto ambiental dos produtos que compram e consomem, também o mercado dos smartphones começa a adaptar-se a esta nova realidade.

Numa iniciativa lançada por algumas das principais operadoras europeias em conjunto com vários dos principais fabricantes de smartphones, chega já em junho à Europa a Eco Rating, uma etiqueta que mede o impacto ambiental dos smartphones.

smartphone captacao dados localizacao governo americano anomaly six llc (1)
Publicidade

Operadoras e fabricantes unem-se para criar a etiqueta ambiental Eco Rating

Em junho, chega à Europa a Eco Rating, uma etiqueta que pretende informar os consumidores do impacto ambiental do smartphone que estão a adquirir na sua produção, transporte, uso e fim de vida.

Através de uma pontuação de 0 a 100, calculada através de vários critérios, será possível ao consumidor tomar uma decisão mais ponderada e informada sobre a parte ambiental.

Esta nova etiqueta foi criada por 5 das principais operadoras – Deutsche Telekom, Orange, Telefónica (O2 e Movistar), Telia Company e Vodafone – e conta também com uma parceria com alguns dos principais fabricantes de smartphones – Cat, Doro, Huawei, MobiWire, Motorola, Nokia, OnePlus, OPPO, Samsung, TCL, Xiaomi e ZTE.

eco rating fundadores

O que avalia a Eco Rating?

Para que o utilizador conheça com maior detalhe o impacto ambiental do produto que está a comprar, a etiqueta irá apresentar uma nota de 0 a 100 para vários critérios: Durabilidade, Reparabilidade, Reciclabilidade, Eficiência climática e Eficiência de recursos. Além disso, será ainda dada uma nota global que resulta da pontuação dada a cada um dos fatores individuais.

A maior pontuação será de 100 pontos e quanto mais perto deste resultado melhor o desempenho ambiental do equipamento.

eco rating etiqueta

Em cada um destes fatores, serão avaliados os seguintes aspetos:

  • Durabilidade – Determina a robustez do produto, a vida útil da bateria e o período de garantia do equipamento e dos seus componentes.
  • Reparabilidade – Representa a facilidade com que o equipamento poderá ser reparado, onde se inclui o desenho do dispositivo e outras características que possam ampliar a vida útil do produto, a sua reparabilidade, reutilização ou potencialidade de atualização.
  • Reciclabilidade – Quantifica a possibilidade de recuperação ou reciclagem dos componentes e a informação disponível para informar como o fazer.
  • Eficiência climática – Avalia as emissões GHG durante todo o ciclo de vida do equipamento. Quanto melhor o resultado, maior a contribuição para a proteção climática.
  • Eficiência de recursos – Avalia o impacto da quantidade de matéria-prima necessária para o fabrico do equipamento. Quanto melhor o resultado, menor o impacto na disponibilidade dos recursos.
eco rating fatores de avaliacao

Qual a metodologia do Eco Rating?

Para criar a etiqueta Eco Rating é avaliado todo o ciclo de vida dos equipamentos. Para isso, é utilizada a informação que os fabricantes entregam às operadoras e é construída com base em 13 indicadores ambientais e 6 critérios de eficiência de materiais.

Esses indicadores incluem a extração de matéria-prima, o fabrico do equipamento, a logística e o uso e fim de vida dos equipamentos, onde se junta a usabilidade, durabilidade, reparabilidade e reciclabilidade.

Esta metodologia foi criada em conjunto com a IHOBE e seguiu as regras standard impostas pela União Europeia, o ITU-T e a ISO.

eco rating logo

Com lançamento planeado para junho em 24 países da Europa, conta já com mais de 80 equipamentos avaliados atualmente, número este que deverá aumentar à medida que novos equipamentos forem lançados.

Para conhecer mais sobre a Eco Rating, poderá consultar o website oficial do projeto.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade