A Samsung está a ampliar a sua aposta no mercado dos wearables com o desenvolvimento de novos conceitos.
O Galaxy Ring é a mais recente patente da empresa coreana, que pretende transformar um anel num equipamento de monitorização de saúde.
Samsung patenteia o Galaxy Ring, um novo anel inteligente
O conceito de anel inteligente para monitorização de saúde não é novidade e está já a ser trabalhado por algumas marcas, sendo a Oura a mais popular no mercado.
No entanto, existem já outras marcas também interessadas neste conceito. Desde 2022 que se sabe que a Samsung estaria a estudar esta solução, tendo agora apresentado um pedido de patente para o desenvolvimento do Galaxy Ring.
Este novo produto seria um anel inteligente com sensor ótico que seria capaz de medir a frequência cardíaca e até realizar eletrocardiogramas, algo também lançado há pouco tempo no Galaxy Watch 5 Pro.
Além destas medições, este anel seria capaz de monitorizar o sono e o estado físico geral do utilizador, assim como permitir a interconectividade do Galaxy Ring com outros equipamentos.
Embora este último ponto não tenha sido descrito no pedido de patente, acredita-se que poderá estar relacionado com o uso de um giroscópio ou acelerómetro para controlar televisões, computadores ou outros equipamentos.
Embora tenha registado este conceito, não é certo que a Samsung lance o Galaxy Ring para o mercado. No entanto, o conceito fica já registado e protegido, sendo certamente agora realizado um estudo para perceber se este produto seria do interesse do mercado de wearables como substituição ou complemento de uma smartband ou smartwatch.
Além disso, é importante perceber se os dados de saúde recolhidos por este anel inteligente seriam válidos e aprovados pelas agências de saúde de cada país.