Instagram vai começar a testar novo design para upload de fotos verticais em 9:16

A luta do Instagram para não perder terreno para o TikTok está a levar a empresa a diversas mudanças no aspeto da rede social. Depois do maior foco na funcionalidade Reels, a rede social vai agora começar a testar um novo formato de upload de fotografias verticais em 9:16.

Desta forma, as fotografias verticais no Instagram vão passar a ocupar o ecrã dos equipamentos na integra como acontece quando vemos um storie ou um Reels.

instagram like neon lights
Publicidade

Instagram vai iniciar os testes nas próximas semanas

A confirmação destes testes veio por parte do CEO Adam Mosseri que indiciou o início dos testes das fotografias ultra-altas 9:16 “daqui a uma ou duas semanas”.

Segundo Mosseri, “podemos ter vídeos altos, mas não podemos ter fotos altas no Instagram”, e a partir deste pensamento a empresa decidiu que “devemos tratar ambos de forma igual”. Atualmente as fotografias atingem um formato máximo de 4:5 quando se trata do formato vertical.

instagram

O próximo passo do Instagram é introduzir o formato 9:16 de forma a que seja possível fazer o upload de fotografias mais altas e mais finas que consigam ocupar o ecrã inteiro de um smartphone enquanto fazemos scroll pelo feed.

Alguns fotógrafos já haviam criticado algumas das ideias de design do Instagram, pois sentem que as alterações para deixar a rede social mais parecida ao TikTok estão a prejudicar aqueles que utilizam a plataforma para divulgar o trabalho fotográfico. Thomas Fitzgerald criou uma publicação no seu blog onde critica o formato 9:16 pois leva a que o seu trabalho fique estranho com as novas mudanças.

Instagram changes

Os testes iniciais para implementar o formato 9:16 não foram muito bem vistos pela maioria dos utilizadores, especialmente aqueles que utilizam o Instagram maioritariamente para a divulgação de fotografias e não de vídeos. As alterações implementadas foram de tal forma prejudiciais para o trabalho de alguns utilizadores que estes passaram a utilizar menos tempo a aplicação.

“Acho que temos de dar um grande passo atrás, reunir e perceber como queremos avançar com esta ideia”, explica Mosseri. Também as sugestões de conteúdo vão ser reduzidas até que o algoritmo seja ajustado para conseguir oferecer conteúdo selecionado que cada utilizador realmente possa gostar de ver.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory