A LG Electronics é conhecida em diversos mercados pelo mundo fora, desde eletrodomésticos a smartphones e computadores. Mas, também, a área da medicina conta com diversos equipamentos da empresa sul coreana que reforça agora a oferta de equipamentos médicos.
A aquisição de um software otimizado de captação de raios-X para a linha Digital X-Ray Detector (DXD), desenvolvido em colaboração com a VUNO, é a primeira solução de saúde da LG que possuí inteligência artificial e que vai ajudar a criar de forma mais conveniente e económica imagens de raio-X.
Inteligência artificial para ajudar a medicina
A ideia do DXD da LG com software de captação de raios-X é utilizar as capacidades de IA avançada para identificar de forma mais rápida qualquer tipo de irregularidade nas radiografias ao tórax.
Desta forma o tempo de leitura e analise das imagens pode ser reduzido em grande escala uma vez que o software consegue identificar logo, com uma sinalização automática, qualquer leitura suspeita na imagem gerada.
Recorrendo ao algoritmo de IA presente no equipamento, o DXD permite que os profissionais de saúde estejam a analisar os raios-X originais e as imagens já processadas pelo programa em simultâneo, permitindo assim um diagnóstico mais preciso e completo.
Segundo a empresa, este sistema é ideal para o diagnóstico de doenças pulmonares, como a tuberculose, pneumonia ou cancro do pulmão.
O equipamento consegue realizar diversos tipos de análises nas imagens raio-X geradas com opacidade intersticial, consolidação, pneumotórax, derrame pleural e nódulos/massa e informar logo de seguida as suspeitas de qualquer tipo de lesão detetada.
O equipamento
O DXD da LG trata-se de um aparelho sem fios, de 14 x 17 polegadas, com um painel de óxido capaz de oferecer imagens low-dose de alta resolução.
Segundo a explicação da empresa, a “implementação de óxido e de um cintilador de iodeto de césio (Csl) mais espesso, além de um software otimizado, representa uma maior eficiência quântica de deteção, resultando numa dosagem de radiação cerca de 50% menor.”
O equipamento tem ainda uma classificação IP68 para que possa ser utilizados em condições de maior humidade e poeira e conta com uma autonomia de oito horas.
Jang Ik-hwan, vice-presidente sénior e head da unidade de negócios de IT da LG Electronics Business Solutions Company, indicou em comunicado que a “ferramenta de diagnóstico otimizada permitirá que as instalações médicas reduzam a incidência de diagnósticos incorretos, forneçam análises mais rápidas e ajudem os profissionais de saúde a detetar precocemente doenças torácicas.”