A inteligência Artificial e a transformação da indústria automóvel

A indústria automóvel transformou-se completamente nos últimos anos, principalmente desde que tecnologias como a Inteligência Artificial começaram a ser implementadas. Esta modernização é visível desde o processo de produção em que a utilização de robots passou a ser útil para aumentar a eficiência do processo e diminuição do erro humano, como na própria condução com o objetivo de aumentar a segurança, eficiência e personalização.

É muito provável que nos próximos anos se comece a ver apenas carros inteligentes com uma experiência de condução otimizada.

Como a Inteligência Artificial pode funcionar no setor automóvel

Em relação à produção automóvel, a tecnologia de inteligência artificial permite acelerar a produção e redução de custos. Na questão da condução, esta tecnologia é usada com o objetivo final de criar automóveis 100% autónomos. Isto significa que esta tecnologia pode ajudar muitas das questões que a indústria automóvel tem vivido.

Até há bem pouco tempo, a produção automóvel era 100% dependente da mão de obra humana, hoje em dia, parte dela é feita com linhas de produção automatizadas, com um cronograma de trabalho bem definido, fluxo constante, permitindo desta forma tornar um processo mais eficiente e lucrativo.

A inteligência artificial possibilita a eliminação de uma percentagem de erro humano, permitindo também antecipar falhas, algo que o trabalhador humano por vezes não consegue. No fim, isto torna o processo com menos prejuízos de produção, podendo aumentar os lucros da empresa.

tesla interior
Publicidade

AI na experiência de condução

Ainda que o objetivo final possa ser a condução 100% autónoma, a inteligência artificial é aplicada em muitas outras coisas como aumento da segurança através de assistentes de condução, alertas de pontos cegos, leitura da sinalização da estrada, e até sinalizar a presença de outros veículos na estrada.

A grande pioneira na utilização da inteligência artificial foi a Tesla, com a construção de carros altamente tecnológicos e 100% elétricos, para suprir as necessidades dos seus consumidores que procuram tecnologia aliada à segurança e sustentabilidade.

Esta tecnologia pode ainda ser aplicada no software para permitir filmagens que sirvam depois para a equipa entender melhor a condução e processar estes dados enviando e melhorando comandos ao software do carro, tudo isto em tempo real. Pode ainda parecer tudo um pouco retirado de um filme de ficção científica, mas a verdade é que esta é já a realidade automóvel que todas as marcas do setor tentam acompanhar.

Outros setores que adotam inteligência artificial

Esta tecnologia não é exclusiva da indústria automóvel. Principalmente no setor dos jogos e entretenimento, esta tecnologia é bastante usada para melhorar a experiência do consumidor e conseguir suprir as suas exigências.

Na verdade, já no ano de 1950 houve tentativas de introduzir esta tecnologia no jogo de Damas, mais tarde foi aplicada ao xadrez, um jogo mais complexo e, atualmente tem sido bastante estudada para a aplicação no Poker.

Estes jogos de casino online, antes exclusivos de espaços físicos, são agora bastante procurados nas versões digitais e, o facto de pela primeira vez um bot – o AI Pluribus ter conseguido derrotar um jogador num jogo de grande complexidade, onde inclusive existe o factor “bluff” mostra como a tecnologia de inteligência artificial tem aplicações realmente incríveis.

De facto, é precisamente esta capacidade de aprendizagem que torna esta tecnologia única e um ponto de viragem para diversos setores.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory