fbpx

OPPO oficializa carregamento rápido a 125W e AirVOOC Wireless Charging 65W

Uma das grandes evoluções que temos assistido no mundo dos smartphones é na tecnologia de carregamento.

Se inicialmente a estratégia era colocar nos equipamentos baterias cada vez maiores, rapidamente se percebeu que poderia ser mais relevante se tornassem os sistemas de carregamento mais rápidos. Desta forma, poucos minutos ligado à corrente seria o suficiente para que um equipamento tivesse autonomia para o resto do dia.

Com este objetivo, várias são as empresas que têm trabalhado na evolução dos sistemas de carregamento. Depois da IQOO mostrar a sua tecnologia de 120W, a OPPO lançou hoje um sistema de 125W com fio e de 65W em carregamento sem fios.

OPPO lança as suas novas tecnologias de carregamento rápido

A OPPO já tinha anunciado que hoje iria lançar as suas novidades na área do carregamento rápido. No entanto, além do anunciado carregamento rápido com fios a 125W, a marca chinesa introduziu também novidades no carregamento sem fios.

Carregamento rápido com fios a 125W

Esta nova tecnologia da OPPO irá permitir, segundo dados da marca, carregar 41% de uma bateria de 4000 mAh em 5 minutos e realizar a carga completa em 20 minutos.

Esta tecnologia utiliza como base a SuperVOOC 2.0 de 65W (10V/6.5A) que, para atingir os 125W viu aumentada a voltagem para 20V, enquanto a amperagem baixou ligeiramente para os 6.25A. Além disso, foi aumentada a densidade da propriedade de energia, sendo substituídas as duas células 3C por duas células 6C, e introduzidas estruturas de guias de bateria de ponta, três bombas de carregamento paralelo e uma MCU (Unidade de microcontrolo) para uma melhor eficiência de carregamento.

De forma a melhorar a segurança no momento do carregamento, foram adicionados 10 sensores de temperatura, assim como sistemas de proteção contra a sobretensão, fio tipo-C para tipo-C e um algoritmo de encriptação a 128-bits.

Publicidade

Carregamento sem fios AirVOOC Wireless Charging a 65W

A grande surpresa neste evento da OPPO foi a introdução de uma nova tecnologia de carregamento sem fios.

O AirVOOC Wireless Charging 65W é capaz de carregar uma bateria de 4000 mAh nuns impressionantes 30 minutos, sendo capaz de igualar os resultados da tecnologia de carregamento com cabo SuperVOOC 2.0.

oppo airVOOC wireless charging 65W

Esta tecnologia utiliza uma bomba de carregamento desenvolvida pela marca chinesa e um sistema de bobine dupla para melhorar a eficiência do carregamento. A interferência do sistema na frequência de carregamento foi também reduzida, além de ter melhorado significativamente as medidas de segurança e de ter incluído um recurso de deteção de objetos desconhecidos. Este novo sistema de carregamento é compatível com o padrão Qi.

A acompanhar esta novidade, foi apresentado um protótipo de carregador para esta tecnologia com corpo de vidro e um sistema de arrefecimento na base que permite manter a temperatura do equipamento 2ºC abaixo dos restantes sistemas de ventoinha.

carregador oppo airVOOC wireless charging 65W

Até agora ainda não foi revelado quando é que estas tecnologias irão estar disponíveis, nem quais os equipamentos que as irão integrar no futuro.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade