Perdeu o seu equipamento Android? Saiba como o encontrar

Cada vez mais existem equipamentos Android à venda no mercado, desde smartphones a smartwatches e tablets. E, da mesma forma que existe o popular serviço Apple do Find My iPhone, também a Google disponibiliza uma opção semelhante.

Explicamos-lhe abaixo tudo o que é necessário ter e fazer para encontrar qualquer equipamento Android que tenha perdido.

Publicidade

O que é necessário ter para o serviço funcionar

Para que o serviço Find My Device funcione em condições, é necessário que o smartphone, tablet ou dispositivo Wear OS tenham esta definição especifica ligada.

Por norma, ao ligar uma conta Google a um dispositivo, esta definição é ligada por defeito, no entanto confirme se não a desativou sem querer. Para isso basta aceder às Definições do equipamento, selecionar a opção Google, de seguida abrir a opção Localizar o meu dispositivo e certificar-se que a definição está ligada.

google find my device android

Agora, para que seja possível ser localizado, o dispositivo em questão tem de estar ligado, com a conta Google associada, ligado a uma rede móvel ou Wi-Fi, estar visível na Google Play, ter a localização do equipamento ligada e, como indicámos anteriormente, ter a definição localizar o meu equipamento, também, ligada.

Localizar, bloquear ou apagar à distância

Para aceder às definições de localização e segurança dos equipamentos, deverá abrir a página do Find My Device e iniciar sessão com a conta Google utilizada no equipamento em questão.

Dentro desta página devem aparecer todos os equipamentos associados à conta, sendo depois uma questão de selecionar qual queremos encontrar.

image 22 Android

Ao escolher o equipamento, a página vai começar imediatamente a contactar com o mesmo para o localizar. O aparelho Android vai receber uma notificação de que estão a aceder à localização e assim que a ligação for estabelecida vai surgir no mapa o local onde se encontra o equipamento perdido.

A localização mostrada é apenas aproximada, mas em locais com boa cobertura de rede é possível obter uma boa precisão do local onde está o equipamento Android. Caso não seja possível estabelecer a ligação ao dispositivo, vai ser mostrada a última localização partilhada pelo mesmo antes de perder o contacto.

Opções disponíveis

  • Tocar um som – vai fazer o equipamento Android começar a tocar, com o volume no máximo, por 5 minutos, mesmo que esteja no modo silêncio ou vibração;
  • Proteger o dispositivo – esta opção vai bloquear o equipamento com o pin, padrão ou password definido pelo utilizador. Nos casos em que esta opção não está ligada, é possível definir no momento do bloqueio o código que deve ser utilizado. De forma a ajudar a que o equipamento Android seja devolvido, é possível colocar uma mensagem no ecrã do dispositivo ou o número de telemóvel para onde podem entrar em contacto;
  • Apagar o equipamento – esta opção vai apagar de forma permanente todos os dados do equipamento Android. Após utilizar esta definição já não será possível recorrer ao Find My Device
image 23 Android

O Find My Device está também disponível em aplicação caso tenha mais que um equipamento Android e seja mais prático recorrer ao segundo aparelho para encontrar o primeiro.

nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory