Qualcomm lança o seu primeiro processador para drones

A Qualcomm é hoje uma das principais fabricantes no mercado dos processadores, contendo no seu portefólio um largo número de produtos que se adaptam a vários mercados.

De forma a chegar a novas áreas, a marca americana revelou agora o Flight RB5 5G, o seu primeiro processador dedicado aos drones.

flight rb5 5g qualcomm
Publicidade

Flight RB5 5G – O novo processador para drones da Qualcomm

A Qualcomm revelou o Flight RB5 5G, o seu novo processador dedicado ao mercado dos drones, com aplicabilidade em modelos empresariais e comerciais.

Com este lançamento, a marca americana pretende trazer também a este mercado o seu conceito de “plataforma” e irá trabalhar tanto no hardware como no software que irá acompanhar o novo chip de forma a otimizar todo o seu funcionamento.

qualcomm drone

No desenvolvimento deste novo chip, a marca americana utilizou muito do conhecimento que já dispunha de outros processadores do seu portefólio.

Todo o processamento das imagens captadas pela câmara do drone é realizado com uma tecnologia idêntica à da realidade aumentada dos smartphones, enquanto todo o funcionamento dos sensores e a sua comunicação com a cloud é baseada nos desenvolvimentos para IoT.

Flight RB5 5G qualcomm processador drone

Com a integração de 5G neste novo processador, a Qualcomm pretende ajudar o mercado dos drones a dar um salto tecnológico, passando a utilizar todo o potencial da inteligência artificial e das novas tecnologias de comunicação para melhorar o desempenho, reduzir o consumo energético, aumentar o alcance das comunicações e desenvolver as capacidades autónomas e de inteligência destes equipamentos.

Para estes desenvolvimentos, a Qualcomm tem trabalhado com as principais empresas de drones a nível mundial e pretende tornar-se uma referência neste mercado.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade