Por vezes podemos apagar, acidentalmente, algumas fotografias, vídeos ou outros ficheiros importantes que não devíamos perder.
Se está numa destas situações, saiba que os seus ficheiros podem não estar perdidos para sempre e que ainda poderá ter a oportunidade de os recuperar. Saiba como.
Como recuperar ficheiros apagados de discos externos, pen USB, cartões de memória, smartphones ou outros equipamentos
Se os seus backups não estão em dia e apagou um ou mais ficheiros que não devia, ainda existe uma forte probabilidade de conseguir recuperar ficheiros apagados.
Para isso, deverá utilizar um software específico que permite analisar os fragmentos dos seus dispositivos e tentar recuperar caso ainda não estejam muito danificados.
Embora não seja certo que os ficheiros estejam ainda disponíveis, caso ainda não tenham existido muitas gravações por cima existe uma grande probabilidade de recuperação.
Para esta tarefa, existem dois softwares que recomendamos para recuperar os seus ficheiros.
Recuva
O Recuva é um software do grupo do CCleaner e é um dos mais prestigiados e afamados neste tipo de tarefas.
É simples de utilizar e consegue fazer uma análise extensa e completa para recuperar ficheiros apagados.
Para o utilizar basta descarregar a versão grátis (se gostar pode comprar a Pro para ter mais funcionalidades) e instalar no seu computador (este software só está disponível para Windows).
Depois, basta abrir, escolher o tipo de ficheiros que pretende procurar (todos, imagens, música, documentos, vídeo, ficheiros comprimidos ou email) e depois escolher onde quer procurar os ficheiros (disco ou pasta específica ou em todo o lado).
Caso pretenda uma pesquisa bastante mais detalhada (e mais demorada) ative a opção Deep Scan. Por fim, carregue em Start e o Recuva irá começar a tentar recuperar ficheiros apagados.
Por fim, irá aparecer a lista de ficheiros detetados onde tem de escolher quais pretende recuperar.
EaseUS Data Recovery Wizard
Com um funcionamento idêntico, tem também o EaseUS Data Recovery Wizard.
Este software apenas permite recuperar 2 GB na versão grátis, mas é também bastante completo e detalhado na pesquisa.
Tal como o Recuva, basta instalar e seguir os passos até que lhe seja apresentada a lista de ficheiros que pode recuperar, onde deve escolher os que pretende.
Depois de usar estes programas, existe grande probabilidade dos seus ficheiros terem sido recuperados.