Reparar um ecrã com problemas pode tornar-se mais simples no futuro.
Conheça o novo processo de reparação de painéis OLED que se realiza através do uso de um laser.
Laser permite reparar painéis OLED sem desligar ou desmontar o smartphone
Reparar o ecrã de um smartphone é um processo que ocupa tempo, obriga a abrir o equipamento e a alguns conhecimentos técnicos para realizar este processo que, caso não existam, obrigam a contratar o serviço de um técnico e pagar um bom valor pela reparação.
No entanto, no futuro, os problemas com os ecrãs poderão ser realizados de forma mais rápida e simples, especialmente se forem OLED.
Recentemente, uma equipa do Strange Parts foi conhecer um laser que consegue reparar os painéis OLED sem que este necessite de ser desmontado do smartphone ou mesmo desligado.
Segundo explicação dos seus criadores, este laser, também usado no fabrico dos ecrãs, consegue reparar pequenos traços dentro do painel, elementos estes que se apresentam como caminhos que transportam os sinais elétricos pelo ecrã.
Quando estes “caminhos” estão danificados, resultam em linhas visíveis e outros problemas no funcionamento do painel que acabam muitas vezes por ser considerados como irreparáveis.
Com este laser, a reparação é bastante simples, uma vez que atua diretamente neste caminho até que a linha desapareça.
Infelizmente, este processo não poderá ser usado para reparar ecrãs partidos ou riscados, uma vez que só atua diretamente no painel OLED colocado de baixo (ou muitas vezes fundido) do vidro.