Siga estas dicas se está a pensar mudar de operadora

Falhas nos serviços, contratos que não cumprem o prometido e problemas com a faturação. Estas foram algumas das queixas dos portugueses feitas à DECO Proteste no ano passado e que, pela sua excessiva frequência, motivaram a que o setor das telecomunicações conquistasse o 1º lugar no ranking de reclamações da plataforma.

Este cenário não diverge muito dos anos anteriores, sendo que o número de denúncias tem vindo progressivamente a aumentar, demonstrando desta forma, o nível geral de insatisfação dos clientes com as empresas deste setor.

Se porventura também faz parte desta estatística e tem vindo a pensar seriamente em mudar de operadora, a Selectra partilhou um guia onde indica a que sinais deve estar atento, o que deve fazer para mudar de companhia e que tipo de abordagem deve ter para conseguir negociar as condições atuais do seu pacote.

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Está a pensar mudar de operadora? Conheça algumas dicas para este processo

Nos últimos anos, as queixas relacionadas com as operadoras têm crescido de forma exponencial, sendo cada vez mais os problemas que surgem durante a vigência dos contratos.

De entre os vários motivos que fazem os utilizadores pensar em mudar o fornecedor de telecomunicações, verifique se se revê num dos exemplos.

Os serviços estão continuamente a ser interrompidos

Existem vários motivos que podem estar associados a uma falha nos serviços de telecomunicações e por isso, se por acaso a sua conexão à internet se apresentar fraca num determinado momento, não é motivo para alarme.

No entanto, se este tipo de situação for recorrente e já tiver tentado de tudo com a sua operadora para resolver o problema, talvez esteja na hora de optar por outro serviço.

Está a pagar por benefícios que não lhe estão a ser fornecidos

Prometeram-lhe uma velocidade de internet que não parece corresponder à realidade? Faça um teste rápido de velocidade e tire as suas dúvidas a limpo! Se de facto, os valores não corresponderem aos que estão descritos no seu contrato, contacte a sua operadora e demonstre a sua insatisfação. Caso esta não se mostre disposta a ajudá-lo, o melhor será mesmo procurar outra operadora que tenha as suas necessidades em conta.

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A fatura mensal apresenta sempre valores distintos

Tenha em atenção se o preço da mensalidade que lhe está a ser cobrado tem um custo diferente todos os meses. Por vezes, pode dar-se o caso de ter excedido o plafond de internet, e isso ter aumentado o valor da sua fatura.

Mas, para além de estar situação ter de ser comunicada previamente ao consumidor, é normalmente um caso excecional. Logo, se as contas nunca tendem a bater certo, o melhor é manter-se alerta.

Apoio ao cliente ineficiente e com falhas a nível de suporte técnico

Não há nada mais aborrecido do que sentir que as suas preocupações não estão a ser tidas em consideração. Por isso, não é de espantar que uma má experiência de atendimento ao cliente possa resultar no cancelamento de um contrato.

E verdade seja dita, se constatar que a sua operadora tem dificuldades em oferecer-lhe suporte técnico, o melhor será reconsiderar se de facto as condições do contrato compensam o incómodo causado.

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Guia para mudar rapidamente de serviço de telecomunicações e operadora

Verifique se tem fidelização

Se pretende mudar o seu serviço ou operadora, deverá começar por verificar se tem alguma fidelização a decorrer com o seu atual fornecedor, dado que grande parte dos serviços obrigam a uma permanência de 24 meses.

Se já tiver ultrapassado esta data, pode mudar de operadora quando quiser, no entanto se ainda se encontrar dentro deste limite, terá de continuar a cumprir esse contrato, salvo raras exceções, como:

  • Se tiver contratado um serviço por telefone ou online há menos de 14 dias, sendo que até esse limite, pode cancelar a sua adesão sem qualquer tipo de custo;
  • Em caso de situação de desemprego, alteração de residência, emigração ou falecimento do titular;

A operadora não respeitou ou alterou os termos do contrato sem o aviso prévio de 30 dias

Nestes casos, o que tem de fazer é enviar uma carta registada com o seu número de cliente e de contribuinte, detalhando os motivos pelos quais quer rescindir do contrato e os documentos que comprovem a sua situação.

Por exemplo, em caso de desemprego, o comprovativo de inscrição no centro de emprego e no de emigração, a cópia do novo contrato de trabalho.

Depois de ter confirmado esta situação, o segundo passo é comparar as ofertas atuais do mercado e perceber qual a mais indicada para si.

Posto isto, chega finalmente o momento de contratar a nova operadora. O processo em si é bastante rápido, podendo realizá-lo por telefone ou numa loja física, não se esquecendo contudo de cancelar o contrato que tinha com a empresa anterior.

No entanto, se pretender ficar com o mesmo número de telefone deverá ter de pedir a sua portabilidade. Esta, por sua vez, deve ser pedida junto da nova companhia e assim que o processo se encontre finalizado, o novo cartão SIM ser-lhe-á enviado para casa.

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O que fazer se a operadora não aceitar a minha justificação de rescisão?

Por vezes, as operadoras poderão dificultar a rescisão do seu contrato, mesmo que apresente os motivos ou exceções referidos nos decretos-lei.

Nesse caso, deverá começar por apresentar uma queixa no livro de reclamações, onde deve relatar todos os episódios, informações e argumentos apresentados pela operadora. Após o envio da queixa, deverá ser contactado pela operadora num espaço de 3 dias úteis.

Caso, mesmo assim, a operadora não apresente uma solução justa para o seu problema, pode optar pela mediação de um centro arbitral de consumo que, sem custos, irá analisar o seu processo, e caso haja fundamento, irá apresentar a sua contestação junto da operadora e mediar a sua discussão.

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Dicas para negociar as condições do seu pacote

Num mercado que está em constante mudança, não é de estranhar que os benefícios oferecidos por uma empresa caiam em desuso e sejam rapidamente superados por novas propostas.

É por esse motivo que, muitas vezes, as operadoras ligam aos seus clientes a oferecer novos descontos ou serviços adicionais, com o objetivo de os manter interessados e de prolongarem o seu período de fidelização.

Mas este é um “jogo” que pode funcionar para ambas as partes. Para isso, basta saber qual a forma mais adequada de negociar as condições do seu pacote e apresentar alguma alternativa semelhante à sua operadora.

Tente trocar um serviço por outro

Suponha que o pacote que tem contratado inclui um serviço que não lhe interessa propriamente, mas que a sua operadora tem ofertas de canais exclusivos aos quais gostaria de ter acesso. Experimente propor-lhe esta troca. É certo que poderá encontrar resistência ao princípio, mas desde que os serviços sejam equiparáveis, tem espaço de manobra para conseguir um bom acordo.

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Renegocie as características do seu pacote perto do final do período de fidelização

Na hipótese de estar a chegar ao final do período de fidelização e considerar que os preços e as condições do seu pacote de telecomunicações são obsoletos face às novas oportunidades do mercado, volte a renegociar o seu contrato.

Nesta altura, a sua operadora tem uma maior preocupação em captar o seu interesse e por isso, esta é a oportunidade perfeita para lhe expor as suas necessidades.

Realce o seu tempo de permanência na sua operadora atual

Por último, um cliente antigo tende a ter direito a um tratamento mais cuidado, certo? Pois bem, se o seu tempo de permanência numa determinada operadora já for longo, sirva-se desta vantagem para conseguir baixar o valor da mensalidade ou para ter acesso a mais benefícios.

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