Thermor deixa dicas de como manter a casa quente e poupar energia

Segundo os dados partilhados pela Thermor, Portugal é um doa quatro piores países da Europa em termos de conforto térmico em casa e, de forma a ajudar os portugueses, a empresa partilhou algumas dicas que podem ajudar a manter a casa mais quente e a poupar alguns euros na fatura da luz.

Como indica a Thermor, por vezes o barato pode sair caro e nem sempre a solução é tão direta como gostaríamos que fosse. Nestas situações mais vale parar um pouco e pensar a fundo na situação para não cairmos no erro de ter gastos desnecessários ou maiores que o necessário.

aquecedor oleo radiador
Publicidade

Thermor aconselha a pensar primeiro antes de avançar com uma solução de aquecimento

Com 18.9% das pessoas em Portugal a afirmarem que não conseguem manter a casa quente durante os meses mais frios do ano, a Thermor, empresa especializada rem soluções de conforto térmico multienergias para aquecimento e AQS, juntou algumas dicas que podem ajudar os consumidores a pensar na melhor forma de resolverem os seus problemas.

Os meses frios ainda não acabaram e as temperaturas vão andar com valores baixos durante algum tempo, pelo que mais vale investir como deve de ser na solução do problema do que remediar a situação temporariamente.

aaron burden 5AiWn2U10cw unsplash Thermor

Os dados da Eurostat que a Thermor partilhou são referentes a 2021, mas o cenário atual mantém-se bastante idêntico no país, pelo que afirma a empresa.

Soluções de aquecimento devem ser bem ponderadas

A Thermor começa por indicar que os consumidores façam contas antes de comprarem qualquer que seja a solução de aquecimento que tenham em mente.

dan lefebvre RFAHj4tI37Y unsplash Thermor

Por vezes os equipamentos com preços mais baixos podem ser energeticamente menos eficientes, ou nem ter potência suficiente para aquecer o espaço pretendido, levando a que tenha de estar ligado mais tempo que o necessário.

Este tipo de utilização vai, naturalmente, levar a que a conta da luz ou do gás, consoante a solução adquirida, vá aumentar mais que o necessário.

A Thermor recomenda então que o consumidor procure uma solução inovadora, eficiente e totalmente ajustada à dimensão do espaço que pretende aquecer e às necessidades.

achudh krishna 39mlECY8VkU unsplash Thermor

Poderá sempre dar uma vista de olhos no guia da TechBit sobre os diversos tipos de soluções de aquecimento para a casa onde explicamos as diferenças entre as várias opções do mercado e quais as mais indicadas para cada tipo de utilização.

A casa é o foco principal

A Thermor destaca que os consumidores devem ter em atenção que o principal fator para manter uma casa quente é, de facto, ter a casa nas devidas condições.

Isto significa que, por muito eficiente que o sistema de aquecimento possa ser, se a casa tiver problemas estruturais e permitir perdas de calor, a conta será sempre mais elevada que o necessário.

patrick perkins 3wylDrjxH E unsplash Thermor

Os consumidores devem ter em atenção o isolamento das portas e janelas e investir em estores térmicos, se possível. Apesar de tudo, simples gestos como colocar cortinados e tapetes adequados, também ajuda a manter a temperatura da casa.

A domótica é amiga

Chegar a casa e a casa já estar quente é um conforto diferente e que sabe sempre bem. A Thermor deixa-lhe a dica de que, se for possível, deve investir na domótica.

Isto porque, além do conforto que pode proporcionar, tem outras vantagens associadas. Através de uma aplicação o utilizador pode ligar e desligar os aparelhos e otimizar toda a gestão para manter uma temperatura estável e, assim, reduzir as oscilações de temperatura.

smart home iot google assistente

Além disso, de forma rápida e simples, é possível programar estes equipamentos para se ajustarem às tarifas bi-horárias, garantindo que os aparelhos vão funcionar apenas nos períodos em que o custo elétrico é mais baixo, ou seja, durante a noite.

A temperatura não deve ser exagerada

A Thermor explica que, durante o Inverno, não se deve tentar criar um ambiente de Verão dentro de casa. Isto significa que o equilíbrio é a chave e, na opinião dos especialistas, colocar a casa nos 21º durante o Inverno é a temperatura ideal que se deve manter.

De forma simples, é aconselhável ter uma temperatura em casa que não nos faça sentir nem frio nem calor, que seja, portanto, equilibrada. Para isso é preciso levarmos em conta diversos fatores, como a temperatura externa e a humidade relativa do ambiente.

anne nygard TNZb17FfgjQ unsplash edited scaled Thermor

A humidade vai sempre ser um fator que vai influência a sensação térmica no espaço e, portanto, deverá ser controlada de forma a não provocar uma sensação errada aos consumidores.

Para evitar o desperdício de energia, o termostato nunca deve exceder a temperatura indicada. Idealmente, os consumidores devem apostar num sistema de controlo de temperatura.

O sol deve ser aproveitado

Portugal é, felizmente, um país com muito sol durante todo o dia. Especialmente no Inverno este fator deve ser levado em conta de forma a ajudar a equilibrar a temperatura dentro de casa.

thanos pal kmY rsl7BRw unsplash Thermor

Esta é a fonte de calor gratuita que pode ser aproveitada por todos os utilizadores e, como aconselha a Thermor, sempre que conseguir, deixe as cortinas e persiana abertas durante o dia, de forma a aproveitar o efeito estufa provocado.

Desta forma, o sol vai ajudar a aquecer de forma natural a casa e sem aumentar os consumos energéticos.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory